sábado, setembro 28, 2024

Artigo | The Shadow: O personagem símbolo do movimento pulp

Sam Raimi demonstrou interesse em trabalhar o vigilante

A essa altura o nome de Sam Raimi é do tipo que dispensa comentários, principalmente para aqueles que acompanham adaptações de quadrinhos desde o início dos anos 2000. O diretor do vindouro Multiverso da Loucura se consolidou com sua trilogia do Homem-Aranha e tem tudo para impor seu estilo de terror mais a fundo com a nova aventura do Dr. Estranho.

Enquanto sendo entrevistado, foi inevitável lembrar de sua contribuição prévia para o gênero e, tão logo, perguntar quais personagens ele gostaria de dirigir uma adaptação algum dia. Segundo o diretor, o primeiro da lista é o Batman, que atualmente está sendo reintroduzido nos cinemas com uma nova interpretação, porém em segundo lugar ele mencionou o Shadow.

Para se ter uma noção melhor de quem é o personagem é importante voltar bastante no tempo. Antes do boom dos super-heróis, no final dos anos 30, a literatura dita “popular” era povoada por outros tipos de personagem e focando em outro estilo de produto. Essa foi a era das revistas pulp, conjuntos de histórias em uma única edição, com acabamento barato e preço acessível.

Sam Raimi demonstrou interesse pelo personagem

O estilo de história contada em suas páginas, todavia, era o fator que mais contribuía para sua desvalorização social. Suas tramas eram majoritariamente de mistério, com detetives particulares enfrentando vilões totalmente malignos (geralmente representações ofensivas de etnias orientais, como é o caso do infame Fu Manchu criado por Sax Rohmer) ao passo que precisando resistir aos charmes das femme fatales.

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Tal como as antigas penny dreadful britânicas do século XIX, essas histórias não miravam o público infantil especificamente, mas sim todo indivíduo que quisesse ter acesso a uma história curta e por um preço acessível. Outro fator que contribuía bastante para sua má fama era a forte ligação dessas tramas com crimes de rua, estes que eram noticiados em jornais e serviam de inspiração para os autores.

O personagem fez sua estreia em julho de 1930, não como protagonista mas como narrador de uma das edições do programa Detective Story Hour, uma das muitas variações de drama radiofônico. A intenção era que sua presença concedesse um ar dramático a mais para a trama que vinha a seguir, bem como formar um laço com o ouvinte. 

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Até então o narrador misterioso não possuía um nome, até que por sugestão do roteirista Harry Charlot ele ganhou a alcunha de “The Shadow”, mantendo intacta sua aura original. Dublado por Frank Readick Jr as aventuras do vigilante sofreram de altos e baixos, começando com transmissões pela CBS, depois sendo transferido para a NBC e então retornando para a emissora original para uma última transmissão em 1935.

Dois anos depois, em 26 de setembro, o programa ganhou uma nova oportunidade de transmissão com a MBS. Agora, ele retornou com maior foco em detalhar quem é esse personagem, no que lhe rendeu um nome civil, Lamont Cranston, e um novo dublador: um jovem de 22 anos, bem como prodígio do rádio, chamado Orson Welles (um ano antes de sua famosa transmissão de Guerra dos Mundos).

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O então jovem Orson Welles deu voz ao personagem

Com maiores detalhes do personagem sendo traçados, Cranston passou a ser definido como um homem de grande fortuna da cidade grande que passou anos peregrinando por países como Inglaterra, França, Egito, China e índia para se aperfeiçoar nos campos da ciência e até mesmo do ocultismo. Para Shadow, sua missão de combater as forças do mal seria melhor executada se ele trabalhasse por conta própria, sem apoio da polícia principalmente.

A descrição mencionada evoca relação imediata com outro personagem, ninguém menos que o próprio Batman; não só porque sua estreia veio dois anos depois de um protótipo de origem ser sugerido a Shadow trazendo semelhanças em suas primeiras páginas ao tratar que Bruce Wayne treinou por anos para atingir o auge do físico e mental do ser humano, como também porque a essência do Homem Morcego repousa em toda a cultura pulp lançada previamente; com o Shadow sendo parte essencial dela.

Em 1938 Welles deixa o programa, porém no mesmo ano o herói ganha uma versão no cinema com o filme International Crime, trazendo uma história similar ao que já figurava no rádio. Já em 1940 ele protagonizou o seriado homônimo composto de nove episódios, com estrutura similar ao que outros personagens como Batman e Capitão América receberam poucos anos depois.

Shadow contou com seu próprio seriado nos anos 40

No entanto, a grande produção que povoa o imaginário moderno envolvendo Shadow é o filme de 1994 estrelando Alec Baldwin. Durante a produção, o já mencionado Sam Raimi postulou a cadeira de diretor porém sem sucesso; o cineasta já havia realizado um trabalho inspirado na clássica propriedade durante os anos 80 em Darkman.

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Baseado livremente em Shadow e Batman, essa foi a primeira tentativa do cineasta em realizar um filme de estúdio junto a Universal; até mesmo porque parte da inspiração do diretor veio do universo compartilhado de monstros que o estúdio produziu na primeira metade do século XX. Ao final, Darkman teve uma aceitação positiva enquanto que o filme oficial do Shadow não.

A obra não só foi um fiasco para a crítica, como financeiramente não conseguiu competir com outros lançamentos do mesmo ano tais como Rei Leão e Máscara (este último sendo outra adaptação de quadrinhos). O fato de Raimi ressaltar que ainda tem o desejo de dirigir uma adaptação do personagem, portanto, não é acidental e ao mencionar o Homem Morcego como sonho principal, denota uma disposição da carreira em trabalhar personagens urbanos consagrados. 

 

 

 

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