sexta-feira, abril 19, 2024

As 10 Melhores Animações de TODOS OS TEMPOS!

Listas dos melhores são sempre complicadas. Em geral falam mais sobre quem as elegeu do que sobre os filmes listados em si. Por isso, aqui no CinePOP optamos por ser os mais democráticos possível. E como faremos isso? Bem, dando voz ao público – o que não exclui qualquer votante, seja ele crítico ou até mesmo um profissional da área.

E que tal se pegarmos o maior público possível para esta votação? O IMDB é a bíblia do cinema da rede, um banco de dados com um tráfego diário imensurável – já que é fonte de dados até para empresas. Bem, assim selecionamos nossa lista – dentre todas as animações já produzidas, estas foram as dez mais bem avaliadas por você, o grande público. Vale mencionar também que o ranking muda de acordo com os votos, então, um filme que está bem posicionado agora, pode mudar de lugar daqui a alguns anos ou quem sabe até mesmo em apenas um ano. Com novas gerações, novos tipos de filmes são apreciados e as mudanças sociais podem trazer novas tendências.

Sem mais delongas, vamos conhecer as 10 melhores animações de todos os tempos.

10 – Toy Story 3 (2010)

No rastro do recém-lançado trailer de Toy Story 4, o público elege em décimo lugar a terceira aventura. Da franquia, este é o filme preferido deste amigo que vos fala. Aqui temos um encerramento perfeito e tão emotivo que promete fazer até mesmo o mais durão encher os olhos de lágrimas. O filme levou o Oscar de melhor animação e é um dos três a ser indicado na categoria principal de melhor filme na história.

9 – Toy Story (1995)

O primeiro Toy Story é revolucionário por ser o primeiro longa animado totalmente gerado através da computação gráfica, criando um espetáculo em 3D. Feito que os brasileiros reclamaram na época, com a obra Cassiopéia (lançada no ano seguinte). Foi a partir daqui também que o futuro foi vislumbrado e o destino das animações tradicionais, ao menos nos EUA, estaria fadado à extinção. Nesta época, não existia a categoria de melhor animação no Oscar.

8 – Seu Nome (2016)

Primeiro anime (animações japonesas) a aparecer na lista, o filme foi escrito e dirigido por Shinkai Makoto, baseado em seu próprio livro. Uma história emotiva e espiritual, sobre a conexão de duas pessoas, um rapaz e uma jovem, e um objetivo maior de salvar uma cidade de um desastre natural. Um verdadeiro achado, que passou longe dos cinemas brasileiros, mas encontra-se no acervo da Netflix. A animação será adaptada em live action, com direção de Marc Webb (500 Dias Com Ela).

Não deixe de assistir:

7 – Viva: A Vida é uma Festa (2017)

Terceira parceria entre Disney e Pixar a aparecer na lista, esta é uma das mais recentes e celebradas. Pegando como mote de sua trama a celebração do Dia dos Mortos e a cultura mexicana, o filme foi lançado numa era de xenofobia e que certos valores precisam ser reforçados. Para quebrar qualquer clima tenso, muita música, boa energia, família e espiritualidade. O filme levou os Oscar de canção e melhor animação do ano.

6 – Princesa Mononoke (1997)

Na lista, iremos revezar entre as superproduções da Disney e fantásticas animações japonesas, ainda desenhadas à mão. É o que tudo indica, mas poderemos ter algumas surpresas. Aqui, o item recai na segunda categoria, com uma produção dos estúdios Ghibli, a primeira da lista, já que a anterior é uma produção dos estúdios Toho. Aventura medieval à moda antiga, mostra um jovem aventureiro se descobrindo no meio de uma guerra entre uma cidadezinha e Deuses da Floresta.

5 – WALL-E (2008)

E pulamos novamente para a Disney – com a Pixar, é claro. Este é um dos mais celebrados trabalhos da parceria, enaltecido até mesmo pelos cinéfilos que não são os maiores entusiastas de animações. O que acontece é que aqui temos uma bela homenagem ao cinema em si, com um filme mudo, que mistura ficção científica, romance, drama e clássicos da sétima arte – como os musicais da era de ouro. Na trama, um robozinho lixeiro se mete na maior aventura de sua vida, no futuro pós-apocalíptico de nosso planeta. Em sua jornada, ainda se apaixona por uma robozinha mais evoluída. O filme ganhou o Oscar na categoria de animação, e estava indicado para mais 5 prêmios, incluindo roteiro.

4 – Túmulo dos Vagalumes (1988)

A dobradinha continua. Aqui, voltamos ao estúdio Ghibli para um de seus maiores clássicos. A Guerra sempre foi um tema explorado pelo cinema, e um dos mais cruéis. As produções que optavam por desviar da crueza de seus horrores, tentaram mascarar com beleza lúdica, protegendo seus personagens do sofrimento. Este é o tema central do filme, que mostra um jovem rapaz e sua pequena irmã lutando para sobreviver no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Esta é uma das poucas obras do estúdio a não abordar elementos fantásticos em sua trama.

3 – O Rei Leão (1994)

Filme icônico que marcou toda uma geração – inclusive a minha – e serviu para cimentar a boa fase das animações da Disney, seguindo os sucessos de A Pequena Sereia (1989), A Bela e a Fera (1991) e Aladdin (1992). Este foi o seu auge, justamente por isso é o único que aparece na lista – apesar de A Bela e a Fera ter sido o único indicado ao Oscar numa era em que apenas cinco filmes eram nomeados. Aqui também temos o primeiro e único filme da Disney, sem a Pixar (o estúdio ainda nem existia ao grande público), da lista. O filme ganhou dois Oscar, melhor canção e trilha sonora. O Rei Leão ganhará seu remake em live action (ou quase) este ano.

2 – Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Exagero? Precipitado? Um ultraje? Reclamem com vocês mesmos, que colocaram o filme aqui. Sim, é uma surpresa ver o lançamento do ano passado na lista, mas ao mesmo tempo não conheço uma só pessoa que tenha falado mal deste filme. Muito pelo contrário, é difícil inclusive encontrar alguém que não fale maravilhas. E a surpresa é boa pois coloca uma animação da Sony na lista, quebrando o hegemonia da Disney e Ghibli. Que sirva de incentivo para o estúdio continuar criando produções deste nível de excelência. Enaltecido como o melhor filme do Homem-Aranha no cinema, Aranhaverso ousa em seu roteiro e em sua forma, criando uma animação estilosa e sem precedentes. Fora isso, o longa levou para casa o Oscar na categoria animação este ano.

1 – A Viagem de Chihiro (2001)

Homem-Aranha no Aranhaverso causou uma impressão tão positiva, que conseguiu derrubar todas as animações já feitas no gosto popular. Estão sendo muito imediatistas? Quem sabe, só o tempo dirá. Por enquanto esta é a lista que temos, e quem sabe as coisas mudem no ano que vem. Mas antes de terminarmos, vale dizer que por mais barulho que Aranhaverso tenha feito, ele foi incapaz de mover da lista um item – apenas um item permaneceu intocado ao atropelo do Aranha. E este filme é A Viagem de Chihiro, a animação mais amada dos estúdios Ghibli. O lendário Hayao Miyazaki levou para casa o Oscar, derrubando obras da Disney e Fox. A história é fantástica, emotiva e assustadora. Uma verdadeira obra-prima. Uma versão em live action também está sendo produzida – mas sem nomes conhecidos na frente e atrás das câmeras, e mudando a trama do oriente para o ocidente, nos preocupa muito.

Veja abaixo o resto dos filmes (em ordem do 11º ao 23º) que apareceram na lista dos 250 melhores filmes de todos os tempos.

11 – Up: Altas Aventuras (2009)
12 – Meu Amigo Totoro (1988)
13 – O Castelo Animado (2004)
14 – Divertida Mente (2015)
15 – Procurando Nemo (2003)
16 – Mary e Max: Uma Amizade Diferente (2009)
17 – Como Treinar o Seu Dragão (2010)
18 – The End of Evangelion (1997)
19 – Nausicaä do Vale do Vento (1984)
20 – Monstros S.A. (2001)
21 – O Castelo no Céu (1986)
22 – A Bela e a Fera (1991)
23 – Akira (1988)

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS