A popularidade de uma produção é um fator que independe de boas críticas e sucesso financeiro – quando se trata de filmes nos cinemas. Em casa, com séries e filmes em streaming sua abrangência é medida pela audiência. E aí sim, neste parâmetro temos uma maior afinidade entre o grande número de espectadores e a fama dos programas com o público. Por exemplo, podemos ter um programa elogiadíssimo pelos críticos e especialistas, e abraçado por seus espectadores e fãs, mas que simplesmente falhou em atingir um grande público e se tornar de fato popular. Por outro lado, temos também aquele tipo de série que a crítica torceu o nariz e o público adora falar mal, mas que por alguma razão se tornou extremamente popular com os espectadores. Aliás, o “falar mal” está incluído na popularidade de uma produção, já que para detratar é preciso ter assistido. Ou seja, a popularidade recai muito no interesse que determinado produto desperta no espectador de assisti-lo. Se irão gostar ou não são outros quinhentos.

Pensando nisso, nesse fator tão determinante para a durabilidade de um programa televisivo, aqui iremos abordar as séries mais populares de todos os tempos na história da Netflix, a plataforma número 1 da atualidade. E para isso, não usaremos as notas dos críticos ou tampouco as dadas pelo grande público. Aqui, usaremos como medida o número de avaliações que determinado programa recebeu junto ao público no maior site de cinema da rede, o IMDB. Ou seja, os programas da Netflix que mais atraíram o público desde os primórdios do funcionamento da empresa. Confira abaixo.

Leia também: ‘Stranger Things’ e as Séries MAIS POPULARES da Netflix ainda em Exibição na Plataforma

10 | Ozark



Em décima posição das séries mais populares de todos os tempos na Netflix se encontra este drama familiar misturado com thriller policial. Ozark abre nossa matéria, contando sobre uma família cujo patriarca (papel de Jason Bateman – mais acostumado a comédias) trabalha como contador para traficantes, precisando fazer uma grande lavagem de dinheiro em cinco anos. Para isso, ele muda de cidade com a esposa (Laura Linney) e a filha (Julia Garner). Depois de quatro temporadas, tendo estreado em 2017, o programa chegou ao fim em janeiro deste ano – mas segue como uma das séries mais populares entre os fãs na história da Netflix. A série possui mais de 290 mil avaliações dos espectadores.

Aproveite para assistir:



09 | Orange is the New Black

As primeiras a gente nunca esquece. Esta série que chega em nona posição das mais populares de todos os tempos na plataforma de streaming foi também uma das primeiras da Netflix, e um de seus primeiros grandes sucessos. Lançada em julho de 2013, Orange is the New Black aborda o universo das prisões femininas nos EUA, baseando sua narrativa numa história real. Quem protagoniza é a loirinha Taylor Schilling, que se tornou prata da casa, interpretando uma versão da verdadeira Piper Kerman, uma jovem que termina condenada a um ano e meio de prisão graças aos favores ilegais que fazia a uma ex-namorada. A série durou nada menos que sete temporadas, até 2019, e possui quase 300 mil avaliações do público.

08 | Narcos


Dá muito orgulho percebermos que uma das séries mais populares de todos os tempos da Netflix conta com a participação de nosso conterrâneo, o querido e talentoso Wagner Moura. E não apenas isso, o ator cem por cento brasileiro é um dos chamarizes e protagonistas de Narcos. Moura, é claro, dá vida de forma magistral ao traficante colombiano Pablo Escobar, conhecido historicamente como um dos maiores narcotraficantes e criminosos de todos os tempos, construindo um verdadeiro império em seu auge. Definitivamente, o Escobar de Moura entrou no hall não apenas de suas melhores performances, como também no hall dos melhores vilões da dramaturgia recente. E o melhor, um vilão carismático. Narcos estreou em 2015, sendo uma das primeiras sensações da Netflix. O programa exibiu três temporadas até 2017 (sendo apenas as duas primeiras com Moura e Escobar) e derivou outra série, Narcos: México – que também teve três temporadas até 2021. O original possui mais de 400 mil avaliações dos fãs.

07 | O Gambito da Rainha

Agora na lista temos a primeira minissérie aparecendo. Esta também é a única do formato a encontrar posição e estar incluída entre as mais populares de todos os tempos na Netflix. A diferença entre uma minissérie e uma série convencional, é que a primeira é planejada com começo, meio e fim, ao longo de seus episódios – sem pretensão de continuar sua história para novas temporadas. Desta forma, O Gambito da Rainha possui apenas seus sete episódios para serem degustados pelos fãs. O programa é baseado no romance do autor Walter Tevis, o mesmo escritor de Desafio à Corrupção (1961), A Cor do Dinheiro (1986) e O Homem que Caiu na Terra (1976), e em seus textos aborda a obsessão. Aqui, uma jovem órfã se torna um prodígio do xadrez. Quem protagoniza é Anya Taylor-Joy, ganhando mais alguns pontos em seu estrelato com uma performance marcante. A minissérie marca mais de 410 mil avaliações do público.

06 | Round 6

Na matéria dos programas mais populares da Netflix ainda em exibição, tratei de colocar este Squid Game (título em inglês para Round 6), produção sul coreana, figurando como bônus. Isso se deve pelo fato de que ela não é um seriado original da Netflix, que apenas tem os direitos de exibição pelo mundo. Seja como for, caso estivesse incluída, ela seria a terceira da atualidade. Mas se formos levar em conta a sua audiência pelo mundo, como muito anunciada, ela se tornou a mais assistida de todos os tempos na plataforma. Levando em conta as avaliações dos fãs no maior site de cinema da internet, o IMDB, Round 6 aparece aqui em sexta posição dentre as mais populares de todos os tempos do streaming. Round 6 foi lançada em 2021 e já tem a segunda temporada confirmada. O programa obteve mais de 420 mil avaliações do público.


05 | Demolidor

Você lembra quando as séries da Marvel pertenciam à Netflix? Pois bem, isso não ocorreu num passado tão remoto assim, tendo ocorrido em 2015 pela primeira vez. Essa era uma época onde a plataforma lançava seus primeiros fenômenos, e a parceria com a Marvel viria bem a calhar. A primeira destas seis séries ao todo foi Demolidor, que chegava chutando a porta com os dois pés e nos fazendo esquecer da adaptação anterior aos cinemas, protagonizada por Ben Affleck. Depois seguiram no rastro Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, O Justiceiro e a minissérie Os Defensores. Uma pena a Disney ter puxado o plugue antes que pudéssemos ver a versão do Mercenário para o programa. Ao que tudo indica a Disney Plus planeja continuar estes seriados, agora em seus domínios. Seja como for, na Netflix, Demolidor teve três temporadas e marca mais de 421 mil avaliações dos fãs.

04 | The Witcher

Citando novamente a outra matéria que fiz, com as séries mais populares da Netflix ainda em exibição, esse programa de aventura e fantasia medieval, protagonizado pelo Superman atual Henry Cavill, conquistou a segunda posição da lista. Para os fãs e usuários no maior site de cinema da rede, o IMDB, ela consegue superar em popularidade até mesmo a toda poderosa Round 6. Você concorda? Eu, não muito. Seja como for, adaptada de uma série de livros e games, The Witcher acabou sendo rebaixada duas posições na lista das mais populares de todos os tempos na casa. Isso significa que os fãs encontraram outras duas séries mais queridas para incluir antes do programa protagonizado por Cavill. Mesmo assim, The Witcher dá um pulo substancial em relação ao quinto colocado, com mais de 468 mil avaliações do público.

03 | House of Cards


Aparecendo em terceira posição na lista das séries mais populares de todos os tempos na Netflix, temos mais um programa do passado. Ao olharmos este novo ranking, podemos perceber que ele é constituído basicamente de séries que já encerraram – cuja popularidade, sejamos justos, teve mais tempo para crescer e ser conquistada. Assim, até o momento tivemos seriados como Ozark, Orange is the New Black, Narcos, Demolidor e a minissérie O Gambito da Rainha, todos devidamente finalizados, e ainda privilegiados acima das sensações atuais. House of Cards tem a moral de ser o primeiro fenômeno da plataforma, o primeiro programa de extrema popularidade, produzido de forma original pela Netflix. A trama de suspense e drama sobre um político americano que escala até a presidência dos EUA é na verdade a versão de uma série britânica. Mas o sucesso desta espécie de remake conseguiu superar o seu predecessor. Infelizmente, antes de terminar, House of Cards ficaria marcada pelo escândalo de assédio sexual de seu protagonista, o “maldito” Kevin Spacey, que fui sumariamente removido da última temporada, em 2018. O programa teve seis temporadas, desde 2013, e possui mais de 495 mil avaliações do público.

02 | Black Mirror

Aqui, na segunda posição da lista, pegando a medalha de prata, daremos um pequeno desvio. Existem algumas produções de enorme sucesso na Netflix, como Round 6 e Cobra Kai, que não são originais da casa. Isto é, são produzidas por outras companhias, mas ganharam distribuição da maior plataforma de streaming da atualidade, dividindo com ela os louros. Esse é mais ou menos o caso com Black Mirror, série cult que se tornou fenômeno graças ao empurrão da Netflix. Inicialmente, o seriado futurista que comenta sobre nossa relação com as mais variadas máquinas e tecnologias, sempre com uma visão melancólica ou ácida, ia ao ar pelo canal britânico Channel 4, onde exibiu suas duas primeiras temporadas, sem o impacto devido. A série inclusive chegou a ser cancelada. Imagina, não teríamos o fenômeno que se tornou. Foi aí que a Netflix viu o potencial na coisa e resolveu comprar os direitos, além de produzir por conta própria a terceira temporada – que guarda alguns dos melhores episódios, como San Junipero. O programa, que pode retornar em breve, soma mais de 519 mil avaliações dos fãs.

01 | Stranger Things

Realmente não tem para ninguém. Recentemente, fiz uma matéria que revelava as séries atuais da Netflix mais populares com o grande público – isto é, os programas que ainda estavam no ar (na era dos streamings traduzindo para novas temporadas garantidas). E não deu outra, em primeiro lugar é claro que ficou Stranger Things. Demonstrando que não é querida apenas entre as séries atuais, o programa criado pelos irmãos Duffer conquista também a primeira posição dentre os mais populares de todos os tempos na Netflix. Isso que é moral! Para que não haja mais dúvida de comparações com séries que já terminaram, mas seguem extremamente populares, como House of Cards, Orange is the New Black, Narcos e Demolidor; é preciso reconhecer os dados e os fatos. Levando em conta as avaliações do grande público no maior site de cinema na rede, o IMDB, Stranger Things é disparada a grande série da Netflix e uma das maiores de todas as outras plataformas e canais também. Isso porque o seriado extremamente nostálgico, passado na década de 80, que fez a menina Millie Bobby Brown se tornar uma sensação para a juventude, e trouxe de volta aos holofotes a veterana Winona Ryder, soma nada menos do que mais de 1 milhão de avaliações do público pelo mundo todo. Segura essa. Stranger Things é mesmo uma pérola da cultura popular atual e sua popularidade irá ecoar bastante ao longo dos anos.


Não deixe de assistir: