No mundo de hoje, a palavra que mais conta é engajamento. No mercado do audiovisual isso com certeza é igualmente uma máxima. Afinal, o objetivo de qualquer artista é que sua arte atinja o maior número de pessoas possível. Foi esse argumento, por exemplo, que derrubou de vez a batalha do cinema contra as plataformas de streaming. Diversos realizadores afirmaram a mesma coisa sobre o assunto: “entre ter uma obra exibida nos cinemas e assistida por ninguém, e uma lançada no streaming que seja descoberta por um grande público, é claro que a opção é o segundo item”.
Enquanto no cinema a luta é pelas maiores bilheterias, quando falamos de séries de TV (ou filmes de streaming atualmente), a batalha é medida pela audiência. A melhor maneira de ter uma vantagem é uma campanha de divulgação bem-sucedida nas redes sociais, que crie engajamento com o público-alvo e desperte no espectador a vontade de buscar tal obra. As séries mais faladas não necessariamente são as melhores. Afinal, de que adianta ter um filme ou uma série maravilhosos se ninguém está vendo ou pior, ninguém está falando sobre. Ter uma produção que não tenha agradado a todos, mas que gerou muito burburinho pode ser melhor.
Assim, aproveitando o anúncio recente dos indicados ao Emmy, o Oscar da Televisão, aqui em nossa nova matéria iremos apresentar as novas séries que mais deram o que falar nessa primeira metade de 2023 – lembrando que não necessariamente essas são as melhores séries, preferidas do público ou dos críticos. Mas são séries que pelo menos ficaram conhecidas, no famoso falem mal, mas falem de mim. Confira abaixo as séries de 2023 mais comentadas até o momento.
10) Daisy Jones & The Six
Inaugurando a lista em décima posição temos esta minissérie da Amazon Prime Video que consta com 28 mil e 600 votos dos usuários do IMDB, e deles recebeu nota 8.1. Protagonizada por Riley Keough (a neta de Elvis Presley) e Sam Claflin, a trama é uma viagem pelos bastidores da cena musical de Los Angeles na década de 70, ao acompanharmos a banda fictícia do título. A produção em dez episódios foi indicada para 10 prêmios no Emmy, incluindo melhor minissérie e protagonista para Keough.
09) Poker Face
Agora chega uma série que infelizmente ainda se mantém inédita no Brasil, isso porque pertence a um streaming que ainda não chegou por aqui, o Peacock, da Universal. O programa consta com 35 mil e 600 votos dos usuários no maior site de cinema da rede, o IMDB e recebeu nota 7.9 deles. Quem estrela aqui é a ótima Natasha Lyonne, conhecida por outro programa muito elogiado: ‘Boneca Russa’, da Netflix. Aqui ela é Charlie, que possui o dom de descobrir quando alguém está mentindo, usa isso em suas investigações criminais pelas estradas dos EUA. Criação de Rian Johnson, a série está indicada para 4 Emmy, incluindo protagonista para Lyonne.
08) Rainha Charlotte – Uma História Bridgerton
Essa produção, é claro, pertence à Netflix, também dona da querida série de onde derivou: ‘Bridgerton’. Criada pela onipresente Shonda Rhimes, essa minissérie é um derivado que mostra o casamento da Charlotte com o Rei George, que irá definir o universo de ‘Bridgerton’. Com 6 episódios, o programa consta com 40 mil e 300 votos dos usuários do IMDB e possui nota 7.3 deles. A minissérie está indicada para 3 Emmy, incluindo figurino e maquiagem.
07) A Diplomata
Outro programa da Netflix, ‘A Diplomata’ é uma das séries mais elogiadas de 2023. Estrelada pela sempre ótima veterana da TV Keri Russell (retornando para as telinhas depois de ‘Felicity’ e ‘The Americans’), a atriz vive uma embaixadora precisando lidar com uma crise internacional, e problemas também em seu casamento com um político. A série possui 42 mil e 900 votos dos fãs e nota 8 deles. O seriado tem indicação de melhor atriz para Keri Russell neste Emmy.
06) Falando a Real
Título em português para ‘Shrinking’, série da Apple TV+ que vem se tornando o novo sucesso da casa e o novo ‘Ted Lasso’ em potencial para a empresa. Isso porque esta também é uma série feel good que fala sobre lidar com os sentimentos ruins. Jason Segel estrela como um terapeuta precisando reaprender a lidar com seus pacientes e com a vida após a perda da esposa. Harrison Ford, nosso eterno Indiana Jones, brilha como um colega de profissão que dá apoio ao protagonista. A série consta com 50 mil e 500 votos até o momento e nota 8 dos fãs. Apesar disso, o programa foi considerado um dos maiores esnobados por este Emmy, recebendo duas nomeações apenas, incluindo melhor ator para Segel.
05) Silo
Outra série da Apple TV+ na lista, deu para ver que a empresa está investindo forte em seus programas de qualidade (para quem achava que a plataforma se segurava apenas em ‘Ted Lasso’ e ‘The Morning Show’). ‘Silo’ é uma ficção científica estrelada pela sempre ótima Rebecca Fergusson, a Ilsa Faust de ‘Missão Impossível’, na qual a humanidade precisa viver nos subterrâneos depois que o planeta foi destruído e se tornou tóxico para os humanos. A série consta com 54 mil e 700 votos dos fãs e recebeu nota 8.1 deles. Infelizmente, ‘Silo’ não foi lembrada no Emmy, mas sua fama talvez seja prêmio maior.
04) The Idol
Bem, agora chegamos em um item que remete diretamente ao que eu disse no início do texto. Se perguntarmos qual a série mais decepcionante de 2023, grande parte dos fãs dirá ‘The Idol’, projeto ambicioso sobre os bastidores da indústria musical confeccionada e estrelada pelo talentoso pop star The Weeknd. A filha de Johnny Depp, Lily-Rose Depp também protagoniza. O programa da HBO Max, infelizmente não atingiu o esperado e recebeu críticas duríssimas. Apesar disso, todos correram para ver, se gostaram ou não é outra história. A série consta com 65 mil e 700 votos, já a nota dos fãs ficou 4.7 para o programa. É claro que não recebeu nenhuma indicação no Emmy.
03) O Agente Noturno
Essa pegou a todos de surpresa. Geralmente, as séries mais badaladas são as que carregam uma marca muito conhecida, continuações, derivados e adaptações, obras que contem com grandes nomes em suas produções ou atores do momento estrelando. ‘O Agente Noturno’, da Netflix, não conta com nada disso e ainda assim emplacou forte no gosto popular, se tornando o terceiro programa mais comentado nessa primeira metade de 2023. Bem, a série também não é tão surgida do nada assim, já que se trata da adaptação de um livro sobre um agente do FBI que impede um atentado, se torna herói, mas depois se envolve numa conspiração na Casa Branca. Fora isso é criação do mesmo responsável pela nova ‘SWAT’ e ‘The Shield’. O programa consta com 86 mil e 200 votos e possui nota 7.5 dos fãs. A série de ação também não obteve indicações no Emmy.
02) Treta
Subindo ao pódio com a medalha de prata temos outra série da Netflix, o programa mais comentado da casa nessa primeira metade de 2023. É claro que falamos de ‘Treta’, uma pequena pérola que o streaming nos entregou e que fala sobre como a raiva e a intolerância têm feito parte de nossa sociedade de forma acentuada mais do que nunca. Aqui quem brilha é a dupla de atores descendentes de asiáticos Ali Wong e Steven Yeun. Aliás a série é também uma grande homenagem à comunidade asiática nos EUA. Após uma briga de trânsito que sai do controle, uma dondoca e um faz-tudo com problemas de controle de raiva travam um duelo levado às últimas consequências. A série tem 93 mil e 200 votos, e nota 8.1 dos fãs. O programa foi indicado para nada menos que 13 prêmios no Emmy, incluindo melhor série de antologia, e protagonistas para Wong e Yeun.
01) The Last of Us
Em primeiríssima posição como a série nova mais comentada em 2023, não poderia ser outra. Quem pega a medalha de ouro, subindo à posição mais alta do pódio é a exemplar ‘The Last of Us’, da HBO Max, adaptação de um querido videogame, que já surge como a melhor adaptação do gênero para o audiovisual. Como se não bastasse entregar novo tempero ao já batido subgênero “zumbi pós-apocalíptico”, em especial devido ao relacionamento dos personagens, a elogiadíssima série foi “comprada” até por não adeptos de obras do gênero, e emplacou forte no Emmy também. Não tem jeito, ‘The Last of Us’ é “a” série de 2023, e vai ser muito difícil algum programa novo tirar esse título dela. A série possui nada menos do que 400 mil e 400 votos – deu para sentir a diferença das demais – e nota 8.8 dos fãs. No Emmy foram absurdas 25 indicações, incluindo melhor série e todos os atores principais.
Menções Honrosas
Bônus 1: Fubar
Como incluímos duas minisséries na lista (que não deixam de ser séries), resolvemos abrir espaço para duas menções honrosas que também se destacaram nessa primeira metade. A primeira é o programa de ação e humor, estrelado por Arnold Schwarzenegger, da Netflix, na qual vive um agente em conflito com sua filha, que também é uma espiã armada até os dentes, papel da graciosa Monica Barbaro (de ‘Top Gun Maverick’). A série marca 28 mil e 300 votos, possuindo uma nota 6.5 dos espectadores – sem indicações no Emmy.
Bônus 2: Citadel
Seguindo uma linha parecida, temos o seriado da rival Amazon Prime Video. Aqui quem estrela é a dupla formada por Richard Madden (‘Game of Thrones’ e ‘Eternos’) e a indiana Priyanka Chopra. A trama mistura ação e ficção científica, e conta sobre espiões de uma agência secreta que têm sua memória apagada. Assim, seguem com suas vidas em outras identidades. Até que o passado chega para lembra-los de quem eram. Agora, a dupla precisa se unir novamente para impedir uma ameaça global. ‘Citadel’ consta com 26 mil e 700 votos, com nota 6.1 dos fãs – sem indicações ao Emmy.