Apesar dos elogios da crítica internacional, o filme ‘Assassinos da Lua das Flores‘, dirigido por Martin Scorsese, enfrenta críticas profundas da comunidade nativa da América do Norte devido à sua representação gráfica.
Devery Jacobs, estrela da série ‘Reservation Dogs’, usou o Twitter para compartilhar sua experiência assistindo ao filme, descrevendo-a como uma viagem ao inferno.
Para Jacobs, o filme trouxe à tona os piores momentos vividos por seus antepassados, sendo “doloroso, cansativo e desnecessariamente gráfico”.
“Para mim, como nativa, assistir a esse filme foi como ir ao inferno. Imagine as piores atrocidades cometidas contra seus antepassados, então assista a um filme explicitamente preenchido com elas, com o único descanso sendo cenas de 8 minutos, com homens brancos assassinos falando sobre como pretendem fazer seus assassinatos.”
No entanto, Jacobs reconheceu o talento técnico de Scorsese.
“Entendo que a direção técnica de Martin Scorsese é convincente, e ver os US$ 200 milhões em tela é um espetáculo. Eu entendo que o objetivo dessa violência é adicionar um valor de choque brutal, que força o entendimento dos verdadeiros horrores que aconteceram com essa comunidade, mas… Não sinto que essas pessoas muito reais tenham recebido honra ou dignidade no retrato horrível de suas mortes.”
“Ao contrário, acredito que, ao mostrar mais mulheres indígenas assassinadas na tela, isso normaliza a violência cometida contra nós e desumaniza ainda mais nosso povo”, relatou a atriz.
I HAVE THOUGHTS. I HAVE STRONG FEELINGS.
This film was painful, grueling, unrelenting and unnecessarily graphic.
A thread. pic.twitter.com/THxucE9TkZ
— Devery Jacobs (@kdeveryjacobs) October 23, 2023
Relembre o trailer e as avaliações:
“Com quase 3 horas e meia de duração, ‘Assassinos da Lua das Flores’ está em uma alta classificação no cânone de Scorsese do século 21, mas pede aos espectadores paciência substancial” – Irish Times.
“[O filme] é um soco no estômago rápido, feroz e sem remorso” – Slashfilm.
“Parece uma ferida aberta até o fim” – New York Magazine/Vulture.
“Esse é um filme de decadência e violência desapaixonada, uma extensa rede de complacência e podridão com um elenco rotativo de personagens coadjuvantes e algumas participações especiais surpreendentes ao longo do caminho” – iNews.co.uk.
“Talvez um filme muito bom e desigual, em vez de um inequivocamente ótimo” – Little White Lies.
Com 3 horas e 54 minutos de duração, esse é o filme mais longo da carreira de Scorsese.
Escrito por Eric Roth (‘Duna’), o filme será lançado em circuito limitado nos EUA no dia 6 de outubro, com sua estreia principal marcada para o dia 20 do mesmo mês. Após uma janela de aproximadamente 30 dias, o longa será lançado na Apple TV+. No Brasil, não há data de estreia confirmada.
O grandioso elenco ainda conta com Brendan Fraser, John Lithgow, Jesse Plemons, Jason Isbell, Sturgill Simpson, Louis Cancelmi, William Belleau, Tatanka Means, Michael Abbott Jr., Pat Healy e Scott Shepherd.