O aclamado romancista Andrzej Sapkowski, responsável pela icônica saga de fantasia ‘The Witcher’, recentemente mandou indiretas a outro famoso escritor – o prestigiado George R.R. Martin, criador de ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’.
Por mais de uma década, Martin tem permanecido em estagnação total na escrita do próximo capítulo dos romances que originaram a série ‘Game of Thrones’.
Intitulado ‘The Winds of Winter’, o novo livro é aguardado com antecipação constante pelos fãs – algo que não pode ser dito de Sapkowski. No ano passado, ele lançou o nono capítulo da série ‘The Witcher’, intitulado ‘Crossroad of Ravens’, que será traduzido e disponibilizado internacionalmente nos próximos meses.
Em uma recente aparição ao Festival Opole Book, Sapkowski revelou que ele planeja escrever mais livros e que os fãs não precisam se preocupar sobre uma promessa que nunca se cumprirá (via Collider). Ele, então, fez comparações com Martin e seu atraso em lançar ‘The Winds of Winter’ e finalizar a saga de fantasia.
“Se alguém na plateia fizer esse tipo de pergunta, eu lhe digo agora mesmo: vou escrever outra coisa. Relaxe. Não precisa ter medo. E, ao contrário de George R. R. Martin, que, aliás, conheço pessoalmente, quando digo que vou escrever algo, eu escrevo”, ele disse.
Anteriormente, Martin rebateu as recentes críticas de fãs após aceitar trabalhar na adaptação de ‘A Dozen Tough Jobs’, do escritor Howard Waldrop, aumentando o atraso de treze anos da escrita dos últimos livros da saga.
Em uma postagem em seu blog, o autor desabafou: “Eu sei, eu sei. Alguns de vocês vão ficar irritados com isso, como ficam com tudo que anuncio aqui que não seja sobre Westeros ou Os Ventos do Inverno. Vocês já desistiram de mim, ou do livro. Dizem que eu nunca vou terminar o sexto, e se terminar, nunca vou terminar Um Sonho de Primavera. E se terminar, não vai ser bom”.
Martin continuou, listando as acusações dos fãs: “Que eu devia passar o bastão pra outro escritor… Que vou morrer logo de qualquer jeito, porque sou velho demais. Que perdi todo o interesse por As Crônicas de Gelo e Fogo décadas atrás. Que não me importo mais com escrever, só fico sentado gastando dinheiro. Que eu edito os livros do Wild Cards, mas vocês odeiam Wild Cards”.
O autor expressou seu descontentamento com a falta de reconhecimento de seus outros trabalhos: “Talvez odeiem tudo o que escrevi, os que ganharam e os que perderam o Hugo, Uma Canção Para Lya e A Morte da Luz, Sandkings e A Bela e a Fera, Esta Torre de Cinzas e Cidade de Pedra, As crônicas de Marte, Velha Vênus, Rogues, Warriors, Dangerous Women e todas as outras antologias que editei com meu amigo Gardner Dozois. Eu sei, vocês não se importam com nada disso. Só se importam com Os Ventos do Inverno. E já me disseram isso vezes demais”.
Em meio ao desabafo, Martin fez questão de ressaltar seu amor por todas as suas criações: “A questão é: eu me importo com tudo isso. E também me importo com Westeros e com Winds. Com os Starks, Lannisters e Targaryens, com Tyrion e Asha, Dany e Daenerys, os dragões e os lobos gigantes, me importo com todos eles. Mais do que vocês podem imaginar”.
Ele ainda destacou sua satisfação em trabalhar em ‘A Dozen Tough Jobs’: “Eu amei A Dozen Tough Jobs da primeira vez que li, muitos anos atrás. E também amei Howard. Me entristece que ele não tenha vivido para ver esse filme. Espero que façamos justiça à sua obra. Como não faríamos? Hércules, Howard, Joe, Lion Forge… Queria que todos vocês pudessem compartilhar do entusiasmo que estou sentindo com esse projeto”.
George R. R. Martin vai produzir animação baseada em releitura dos Doze Trabalhos de Hércules
Ainda faltam dois livros para concluir a saga: o sexto livro, “The Winds of Winter” (Os Ventos do Inverno), e o sétimo e último, “A Dream of Spring” (Um Sonho de Primavera).
Enquanto isso, nas adaptações para a TV, o prequel ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’, derivado da obra “As Aventuras de Dunk e Egg”, recentemente concluiu suas filmagens.
A série está prevista para estrear em 2025, preenchendo a lacuna até a 3ª temporada de ‘A Casa do Dragão’, que deve voltar em 2026.
Confira o primeiro teaser e siga o CinePOP no Youtube:

“Um século antes dos eventos de Game of Thrones, dois heróis improváveis percorreram Westeros… um jovem, ingênuo mas corajoso cavaleiro, Ser Duncan, o Alto, e seu diminuto escudeiro, Egg. Ambientado numa época em que a linhagem Targaryen ainda detém o Trono de Ferro, e a memória do último dragão ainda não passou da memória viva, grandes destinos, poderosos inimigos e perigosas aventuras aguardam esses amigos improváveis e incomparáveis.”
Segundo a Variety, Edward Ashley (Ser Steffon Fossoway), Henry Ashton (Daeron Targaryen), Youssef Kerkour (Steely Pate), Daniel Monks (Ser Manfred Dondarrion), Shaun Thomas (Raymun Fossoway), Tom Vaughan-Lawlor (Plummer) e Danny Webb (Ser Arlan de Pennytree) farão parte da série pré-sequência.
Peter Claffey, Dexter Sol Ansell, Finn Bennett, Bertie Carvel, Tanzyn Crawford, Daniel Ings e Sam Spruell também fazem parte do elenco.
Sarah Adina Smith e Owen Harris dirigem os seis episódios da atração.
