Hoje, 18 de setembro de 2021, comemora-se o “Batman Day”, um dia internacional a um dos super-heróis mais famosos do mundo: o Batman (duh). Porém, a data não é fixa. Como o Cruzado Encapuzado conquistou legiões de fãs ao longo de seus 82 anos de existência, os fanáticos pelo personagem e as empresas que lucram com ele decidiram organizar um dia especial para comemorar esse ícone da cultura pop.

No entanto, essa data comemorativa não é fixa. “Inaugurado” em 2014, o primeiro Batman Day foi comemorado em 23 de julho para coincidir com a San Diego Comic Con, que celebrou os 75 anos do herói. O evento contou com uma programação voltada para o Homem Morcego, uma série de homenagens e diversos produtos relacionados a Bruce Wayne e seu alterego. Foi um sucesso em todos os sentidos. Diante disso, a DC não poderia deixar de explorar uma data com todo esse potencial, então o Batman Day passou a ser um evento anual.

Ao contrário do que alguns pensam, o dia celebra o Batman e seus feitos, mas não é comemorado no dia de seu lançamento. Isso porque a Detective Comics #27, que marcou a primeira aparição do herói nos quadrinhos, foi lançada em maio de 1939. Ou seja, o Bat-feriado tem sua origem ligada mesmo à SDCC 14 e sua homenagem aos 75 anos do herói.



Então, sem uma justificativa ou motivação, a DC já mudou a data do evento para setembro no ano seguinte. Desde então o Batman Day vem sendo comemorado entre o segundo e o terceiro sábado desse mês. A escolha se deu – muito provavelmente – por setembro não ser geralmente associado a um mês de grandes lançamentos de filmes e séries relacionados a heróis de quadrinhos, salvo algumas exceções, permitindo que o Batman brilhe sem dividir os holofotes com nenhum outro grande lançamento milionário nas telonas. A maior exceção foi justamente em 2019, quando Coringa, o nêmesis do Batman, teve seu filme solo lançado em festivais de cinema no final de agosto e virou assunto no mundo por todo o mês de setembro, até ser oficialmente lançado no comecinho de outubro.

A data marca uma série de lançamentos comemorativos relacionados ao herói, incluindo especiais e HQs. Várias cidades pelo mundo também realizam ações especiais. No ano passado, diversas capitais do globo ligaram o Bat-Sinal. Em 2020, além do HBO Max ter adicionado uma série de títulos do herói em seu catálogo, incluindo a celebrada Batman: The Animated Series, a cidade de São Paulo ligará o Bat-Sinal do alto do Farol Santander. Sem contar que já inaugurou uma nova arte nos muros do Beco do Batman.

Aproveite para assistir:

Como você pretende comemorar o Batman Day? Diga nos comentários!



Comentários

Não deixe de assistir: