Segundo o The Wrap, as cinzas da saudosa Nichelle Nichols serão enviadas para o espaço pela Celestis, empresa focada em memoriais e enterros espaciais, como uma forma de homenagear seu legado em ‘Star Trek: A Série Original’.
A atriz ficou conhecida por interpretar a Tenente Nyota Uhura, personagem que se tornou uma das integrantes mais queridas da tripulação da nave Enterprise.
A homenagem em questão terá o lançamento de uma parte dos restos cremados e uma amostra de DNA no espaço no próximo voo histórico da empresa, que acontecerá ainda neste ano.
“Estamos honrados em adicionar uma atriz lendária, ativista e educadora para o manifesto Enterprise Flight. Agora, o voo terá a bordo a pessoa que mais incorporou a visão de Star Trek como um universo diverso e inclusivo”, diz Charles M. Chafer, cofundador da empresa.
Lembrando que, além de Nichols, o voo histórico da Enterprise terá as cinzas de outras estrelas de ‘Star Trek‘, como o criador Gene Roddenberry, sua esposa Majel Barrett Roddenberry, o ator James Doohan e o especialista em efeitos visuais Douglas Trumbull.
Nichelle Nichols interpretou a tenente Uhura no elenco original da série ‘Jornada nas estrelas‘, transmitida entre 1966 e 1969. Ela repetiu o papel em outros filmes da franquia lançados nos anos seguintes.
A atriz realizou com o ator William Shatner, que interpretava Capitão Kirk, uma das primeiras cenas de beijo inter-racial da televisão americana. O momento foi ao ar no episódio “Plato’s Stepchildren“, exibido em 1968.
Ela também trabalhou com a Nasa, agência especial americana, para estimular mulheres e afro-americanos a se tornarem astronautas.