domingo, abril 28, 2024

‘Besouro Azul’ | 5 Produções de Heróis no mesmo Estilo do novo Lançamento da Warner / DC

Estreou nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, nos cinemas de todo o Brasil, o mais novo filme de super-heróis ‘Besouro Azul’. Parte do panteão de personagens da DC Comics (dos quais se enquadram o Superman, o Batman e a Mulher-Maravilha, por exemplo), a trajetória deste novo título desconhecido do grande público é bem peculiar. Como os fãs já devem saber bem, a Warner está interessada em uma reformulação do universo DC nas telonas, depois do fracasso dos filmes que faziam parte do chamado ‘Snyderverse’ – as criações com o dedo do diretor Zack Snyder (ou seja, todos as produções desde ‘Homem de Aço’ até aqui).

É seguro dizer que a DC anda mal das pernas nas telas. Filmes cancelados e engavetados depois de prontos (‘Batgirl’) e o fracasso financeiro ou de crítica de todos os seus 6 últimos lançamentos. No meio deste caos se encontra ‘Besouro Azul’, um personagem do time B da editora, cuja estreia seria diretamente no serviço de streaming da HBO Max. Os figurões do estúdio, por outro lado, confiaram no projeto ao assistirem ao produto final, e bancaram um lançamento nas telonas. Ao menos em termos de crítica foi uma escolha acertada, já que o longa abriu com uma aprovação de 80% dos especialistas – garantindo o sucesso. Agora precisa passar pelo crivo das bilheterias.

Um dos aspectos mais legais, que vem sendo muito enaltecido pelos jornalistas, é a homenagem à cultura latina a qual o filme se propõe. O personagem principal Jaime Reyes, vivido pelo jovem Xolo Maridueña (o Miguel da série ‘Cobra Kai’), é um rapaz mexicano vivendo com sua família nos EUA. Essa conexão com a família e os costumes latinos pulsa com vida, sendo um dos maiores atrativos aqui. E para os brasileiros, o filme possui um sabor ainda mais especial, já que no elenco em papel de destaque temos a nossa conterrânea Bruna Marquezine, exibindo todo o seu talento no papel de Jenny Kord, uma personagem brasileira, que se torna o interesse amoroso do protagonista.

Mas quem é fã do gênero, ou apenas já assistiu a muitos filmes neste estilo, irá reconhecer em ‘Besouro Azul’ certa familiaridade na narrativa e certos elementos encontrados em outras produções. Aqui, iremos trazer cinco produções do gênero (entre filmes e séries), que possuem um pouco do espírito de ‘Besouro Azul’ para você ir se preparando para o que irá encontrar no novo longa, além de poder conferir estas outras obras também, caso não tenha visto ou queira rever. Confira abaixo.

Homem-Aranha (2002)

O primeiro ‘Homem-Aranha’, de Sam Raimi, foi o filme que deu o pontapé inicial para esta nova fase dos filmes de super-heróis que temos hoje. Foi no início dos anos 2000 que os grandes estúdios viram potencial novamente nas produções do estilo e resolveram investir pesado, como haviam feito no fim da década de 70 com ‘Superman’ e na de 80 com ‘Batman’. Assim como no passado, ‘Homem-Aranha’ se tornou um verdadeiro fenômeno para a Sony (Columbia), gerando sua própria trilogia e abrindo espaço para novos filmes com o personagem, e novos intérpretes também.

Se você é fã do gênero certamente está cansado de ver este filme, mas talvez os mais novos, que irão curtir ‘Besouro Azul’ nos cinemas, possam ter pulado esse marco. Na trama, Peter Parker (Tobey Maguire) é um jovem colegial picado por uma aranha radioativa, que ganha super poderes iguais aos do inseto, como escalar paredes e soltar teia. A semelhança com ‘Besouro Azul’ está no fato de que ambos os filmes apresentam protagonistas jovens e sem muito dinheiro, que se deparam com um evento que irá mudar suas vidas para sempre, os transformando em heróis salvadores do dia. Além, é claro, de ambos serem baseados em insetos.

Homem de Ferro (2008)

Não deixe de assistir:

Homem de Ferro’ foi o alicerce do universo cinematográfica da Marvel e o primeiro passo rumo ao que temos hoje. Muitos podem reparar em certas semelhanças entre a armadura do bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.) e o novo herói da DC ‘Besouro Azul’. Ambos possuem uma estrutura corporal altamente tecnológica que os permitem criar todo tipo de arma no combate ao crime. A principal característica é que tais armaduras os permitem voar. E as cenas em que precisam aprender a decolar e permanecer no ar é de certa forma semelhante – já que ambos cometem erros até conseguirem controlar esta capacidade. Quando a armadura do personagem de Downey evoluiu para a nanotecnologia se tornou ainda mais parecido com o que temos em ‘Besouro Azul’.

Venom (2018)

O antagonista mais famoso do herói Homem-Aranha também ganhou um filme próprio, em produção solo. ‘Venom’ fez tanto sucesso em 2018 que ganhou uma continuação – e uma terceira parte já está saindo do forno. Na trama, o jornalista Eddie Brock, papel de Tom Hardy, descobre um ser alienígena em um laboratório. Essa criatura é um simbionte, um ser gosmento que escapa e se gruda ao hospedeiro como um parasita, no caso o próprio Brock. ‘Venom’ narra a espécie de relacionamento que nasce entre a criatura de outro planeta e um ser humano, que precisa aprender a conviver com seu novo “visitante”, e a lidar com seus novos dons, quando se tornam o monstro Venom juntos.

Em ‘Besouro Azul’ também temos uma criatura alienígena em um laboratório, mas ao invés de uma “bolha assassina preta”, temos um escaravelho espacial. A criatura também encontra um hospedeiro e se acopla ao seu corpo, o transformando e o destransformando quando for conveniente. A criatura também fala na cabeça do protagonista, assumindo uma nova forma e existindo um conflito de personalidade, que precisará ser equilibrado.

Ms. Marvel (2022)

Apesar de ser o programa de menos audiência do MCU na Disney+, ‘Ms. Marvel’ se tornou também uma das séries mais elogiadas da casa de ideias, e a que todos citam entre as melhores do acervo do estúdio (não que isso seja difícil também, se comparado com os seriados que a Marvel tem empurrado). Em ‘Ms. Marvel’ somos apresentados para a colegial Kamala Khan (Iman Vellani), uma jovem muçulmana de origem paquistanesa vivendo nos EUA. Assim como o protagonista de ‘Besouro Azul’, a Ms. Marvel é uma imigrante (ou descendente) nos EUA, dona de seus próprios costumes e religião. Mas a principal semelhança aqui é a família dos protagonistas – que são parte integral da essência desses heróis, e que igualmente roubam a cena, criando forte conexão com o público.

Assim como ‘Besouro Azul’ homenageia fortemente a cultura latina com seus personagens, ‘Ms. Marvel’ faz o mesmo com a cultura muçulmana em seu retrato muito respeitoso. Nos dois casos, a família é a base e o coração destes jovens heróis.

O Futuro da Raça Humana (1991)

Agora chegamos até o filme mais desconhecido do grande público na lista. Isso porque ‘The Guyver’ (no original) não se tornou sucesso em seu lançamento no ano de 1991. Também pudera, esse foi o mesmo ano de blockbusters como ‘O Exterminador do Futuro 2’, ‘A Família Addams’, ‘Hook – A Volta do Capitão Gancho’, ‘Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões’ e ‘As Tartarugas Ninja 2’. Ou seja, quem procurava um filme de heróis na época, buscava sem pensar o filme dos citados répteis lutadores ou quem sabe até mesmo ‘Rocketeer’, que embora não tenha sido um enorme sucesso, se tornou mais popular que este ‘O Futuro da Raça Humana’. Anos depois e essa produção da New Line se tornou cult, e agora passadas mais de três décadas, o filme vem sendo muito comentado novamente, e comparado a ‘Besouro Azul’.

De fato, de todos os apresentados na lista, ‘The Guyver’ é o que guarda mais semelhanças com o novo herói da DC – no que diz respeito à sua aparência e poderes. A trama é quase idêntica e também mostra um artefato alienígena guardado em um laboratório na Terra, descoberto por um jovem. Tal artefato se acopla ao protagonista o transformando em uma super criatura, que é um misto de ser orgânico e mecânico. A verdade é que ‘Besouro Azul’ parece utilizar de cada um dos longas apresentados um elemento, transformando o filme em um prato cheio para todos aqueles que gostaram dos demais. ‘Guyver’ é o mais difícil de encontrar, mas agora com o sucesso de ‘Besouro Azul’, quem sabe não apareça em algum streaming – sendo da New Line sua casa certa é mesmo a HBO Max.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS