sábado, abril 27, 2024

‘Black Mirror’ | Relembre os Grandes Diretores que já Comandaram Episódios da Cultuada Série

Black Mirror’, uma das séries mais queridas do grande público na atualidade estreou sua tão aguardada sexta temporada há uma semana. Os fãs puderam devorar os cinco episódios que compõem o novo ano do programa e que já se tornou campeão de audiência na Netflix, a nova casa do seriado. O programa que começou como um cult britânico em suas duas primeiras temporadas, em 2011 e 2013, e que fala sobre como a tecnologia pode ser nociva para nossas vidas se permitirmos, chegou a ser cancelada, mas logo em seguida foi resgatada pelo citado colosso dos streamings, que prontamente tirou do papel um terceiro ano para a produção em 2016. Depois disso, a quarta e a quinta estrearam em 2017 e 2019 (mesmo ano em que um longa de ‘Black Mirror’ foi lançado também).

Esperamos que a série tenha vida longa e que dure por mais muitas temporadas. Matéria prima para isso não falta, já que o ser humano não para de nos surpreender com suas bizarrices. E para que tenhamos tecnologia nociva, antes ela precisa passar pelas mãos de indivíduos extremamente problemáticos e disfuncionais. Essa temporada, o criador Charlie Brooker (ainda responsável pelos textos do programa) resolveu inovar e trazer histórias mais voltadas para o terror puramente, como os episódios ‘Mazey Day’ e ‘Demônio 79’.

Ainda completamente envoltos no clima de ‘Black Mirror’, resolvemos criar mais uma matéria com a temática da série. Nosso ranking dos episódios do novo ano já está no ar e você pode conferir no link abaixo. Aqui, listamos alguns dos maiores diretores a passarem pelos sets de ‘Black Mirror’ no comando de seus episódios. Confira.

Leia também: ‘Black Mirror’ – 6ª Temporada | Do Pior ao Melhor – Ranqueamos os Episódios do Novo Ano

Joe Wright

Ganhador de dois prêmios BAFTA, o Oscar inglês, o diretor Joe Wright coleciona dramas elogiados e badalados em seu currículo, como ‘Orgulho & Preconceito’ (2005), ‘Desejo e Reparação’ (2007) e ‘O Destino de uma Nação’ (2017). Não é todo dia que um diretor deste porte diz sim para comandar o episódio de uma série, para isso é necessário que seja “a” série. Assim, justamente na terceira temporada, quando ‘Black Mirror’ fez a transição do canal britânico Channel 4 para a Netflix, Joe Wright acertou sua participação no comando do primeiro episódio de tal ano. Não por menos ‘Queda Livre’, ou ‘Nosedive’ no original, se tornou um dos episódios favoritos dos fãs da série. Estrelado por Bryce Dallas Howard, esse é um dos capítulos mais interessantes, ao mostrar como nossa sociedade caminha para um regimento das avaliações, onde o prestígio e o mérito serão medidos por “likes” e comentários positivos ou negativos de um indivíduo.

Dan Trachtenberg

Um dos jovens cineastas mais promissores da atualidade, Dan Trachtenberg ainda não é um nome muito conhecido do grande público. O diretor só possui dois longas assinados por ele no currículo, e possui um grande hiato entre tais obras. Com o trabalho elogiadíssimo realizado em ‘Rua Cloverfield, 10’ em 2016, era para o cineasta estar com o currículo recheado de filmes igualmente interessantes. Isso só demonstra o quanto é difícil furar a panelinha que existe em todos os meios e em Hollywood não é diferente. O realizador só voltaria a comandar um filme de novo seis anos depois, e novamente arrancaria elogios dos críticos e do público, com ‘O Predador: A Caçada’. No mesmo ano de seu primeiro filme, o cineasta comandou também o episódio ‘Versão de Testes’ (‘Playtest’), o segundo da terceira temporada – sobre um game revolucionário e muito real.

John Hillcoat

Não deixe de assistir:

O australiano John Hillcoat tem no currículo obras cult como o apocalíptico ‘A Estrada’ (2009), com Viggo Mortensen (e participação de Charlize Theron), e o subestimado filme de máfia da lei seca ‘Os Infratores’ (2012), com Tom Hardy, Jessica Chastain e Shia LaBeouf. Seu último trabalho foi no comando dos seis episódios da série ‘George & Tammy’, novamente com Chastain e Michael Shannon. Em 2017, na quarta temporada de ‘Black Mirror’ e sua época de auge, Hillcoat comandou ‘Crocodilo’, o terceiro episódio daquele ano, protagonizado pela indicada ao Oscar Andrea Riseborough, sobre uma mulher escondendo um crime em seu passado.

David Slade

O britânico David Slade possui uma grande obra do suspense, que infelizmente ainda é desconhecida de grande parte do público, se tornando assim relativamente obscura. Falo de ‘Menina Má.com’, de 2005. Fora isso comandou obras de vampiros bem diferentes, com ’30 Dias de Noite’ (2007) e ‘A Saga Crepúsculo: Eclipse’ (2010). Seu episódio de ‘Black Mirror’ também aconteceu em 2017, na quarta temporada, com um dos mais invocados da série: ‘Metalhead’, o quinto. Esse é o episódio todo em branco e branco sobre um grupo de sendo perseguido pelo “cão mecânico dos infernos” numa realidade apocalíptica. Fora isso, Slade também voltaria no ano seguinte para o comando do longa-metragem de ‘Black Mirror’ com ‘Bandersnatch’, o filme interativo.

Jodie Foster

Mais conhecida como atriz, a estrela Jodie Foster tem duas estatuetas de melhor atriz protagonista do Oscar (por ‘Acusados’ e ‘O Silêncio dos Inocentes’), feito que pouquíssimas conquistaram. Foster será a protagonista da quarta temporada de outra série adulta de enorme sucesso, ‘True Detective’. Ela é também uma diretora experiente e possui quatro filmes no currículo, sendo o último ‘Jogo do Dinheiro’ (2016), com George Clooney e Julia Roberts. A cineasta foi um dos chamarizes da quarta temporada, quando assumiu o segundo episódio, ‘Arkangel’, sobre uma mãe controladora de sua filha adolescente.

John Crowley

Muitos podem não conhecer o irlandês John Crowley, ou não ligar o nome à pessoa, mas o diretor tem no currículo o belo drama indicado ao Oscar ‘Brooklyn’, um filme sensível protagonizado por Saoirse Ronan, que mais pessoas precisam descobrir. Ele também esteve no comando de ‘O Pintassilgo’, com Nicole Kidman e grande elenco. Em ‘Black Mirror’, Crowley foi uma das bem-vindas adições dessa mais recente temporada que estreou este ano. O cineasta esteve no comando de ‘Beyond the Sea’, um dos melhores episódios da nova temporada, que reimagina o ano de 1969, e o trabalho de astronautas.

James Watkins

Outro que pode não ser tão conhecido assim de grande parte do público. O britânico James Watkins tem em sua filmografia filmes de terror cult como ‘Sem Saída’ (Eden Lake, 2008), com Michael Fassbender e Kelly Reilly, e ‘A Mulher de Preto’ (2012), com Daniel Radcliffe. Fora isso, comandou Idris Elba no thriller de ação ‘Atentado em Paris’ (2016). Seu episódio de ‘Black Mirror’ foi na retomada, em 2016, na terceira temporada. Ele comandou ‘Manda quem Pode’ (Shut up and Dance), sobre um jovem chantageado, precisando realizar as tarefas mais comprometedoras.

Colm McCarthy

Finalizando a lista temos ainda outro diretor britânico – que surpresa! É, se você percebeu por essa matéria, o criador Charlie Brooker dá prioridade para diretores de seu país, afinal esse é um programa inglês, cuja cultura do país está entranhada no cânone da série. Colm McCarthy não é um cineasta muito expressivo quando o assunto é filme para o cinema, mesmo assim possui ao menos um longa cult em seu currículo, o apocalíptico de zumbis, ‘Melanie – A Última Esperança’ (2016), com Glenn Close e Gemma Arterton. Ele também é conhecido por dirigir episódios de séries consagradas como ‘Doctor Who’, ‘Sherlock’ e ‘Peaky Blinder’. Em ‘Black Mirror’ foi o diretor do episódio que concluiu a quarta temporada, intitulado ‘Black Museum’, protagonizado pela Shuri em pessoa, Letitia Wright.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS