sábado, abril 27, 2024

‘Boogeyman’ | Relembre os Clássicos ESQUECIDOS Baseados em Obras do Mestre Stephen King

Boogeyman: Seu Medo é Real’, nova adaptação de um conto do mestre do terror Stephen King, já está em exibição nos cinemas. O filme vem recebendo elogios da imprensa especializada e vem sendo enaltecido como uma obra verdadeiramente assustadora. Na trama, um psicólogo passa pelo trauma da perda da esposa, ao lado de suas duas filhas, a adolescente Sadie (Sophie Thatcher) e a pequena Sawyer (Vivien Lyra Blair). O filme pode ser visto como uma grande analogia para o sofrimento da perda, as meninas estão de luto pela mãe. No entanto, o bicho-papão realmente existe, e ele chega na forma de uma maldição, testando ainda mais os limites desta família fragilizada.

Boogeyman’, como dito, é baseado num conto de Stephen King, porém, um de seus contos menos conhecidos. Pegando essa deixa como gancho, resolvemos criar uma nova matéria relembrando com você alguns filmes clássicos (dos anos 80, 90 e início de 2000) que também foram baseados em textos de King, mas que se tornaram alguns de seus filmes mais esquecidos, sem que grande parte do público correlacione a autoria do escritor. Confira abaixo.

Lembranças de um Verão (2001)

Seguindo mais o clima de obras como ‘Conta Comigo’ (1986), ‘Um Sonho de Liberdade (1994) e ‘À Espera de um Milagre’ (1999), este ‘Lembranças de um Verão’ não é um filme de terror, mas sim um drama emocionante, que fala sobre uma grande amizade. Quem protagoniza é o saudoso Anton Yelchin ainda pequeno na infância. Ele vive o menino Bobby, que se muda para uma nova cidade rural ao lado da mãe, viúva de seu pai. No local ele conhece o misterioso Ted, papel do monstro sagrado vencedor do Oscar Anthony Hopkins – o grande nome da produção. Ted possui seus próprios segredos. O longa utiliza elementos sobrenaturais, assim como ‘À Espera de um Milagre’.

O Aprendiz (1998)

Outro filme que fala sobre a relação entre um adolescente e um homem mais velho. Ao contrário do item acima, esse suspense de gelar a espinha não usa elementos de fantasia ou sobrenaturais em sua narrativa. Acompanhamos o jovem Todd (papel do falecido Brad Renfro, de ‘O Cliente’), que está estudando na escola sobre o Holocausto nazista, se interessa pelo tema e resolve se aprofundar. Para sua surpresa, começa a desconfiar que seu vizinho da casa ao lado seja na verdade um ex-oficial nazista fugido e escondido nos EUA com nova identidade. Assim, ele desenvolve uma amizade com o idoso e começa a investigar seu passado. Ah sim, no papel do vizinho, o grande Sir Ian McKellen, dando show como sempre.

A Maldição (1996)

Lançado no mesmo ano de ‘O Professor Aloprado’, com Eddie Murphy, esse filme também fez uso de uma impressionante maquiagem prostética para transformar o ator Robert John Burke (‘Robocop 3’) em um advogado bem rechonchudo. Ele sem querer atropela e mata uma cigana na estrada. Como era conhecido na cidade, se livra da pena com a ajuda de um juiz. Porém, assim como em ‘Arraste-me para o Inferno’ (2009), ele irá sofrer com uma justiça que não é dos homens. Um velho cigano, como forma de vingança, joga uma maldição nele, que começa fazê-lo emagrecer, definhando sem parar. Quem dirige é Tom Holland (não o Homem-Aranha), dos clássicos ‘A Hora do Espanto’ (1985) e ‘Brinquedo Assassino’ (1988).

Sonâmbulos (1992)

Não deixe de assistir:

Aqui temos um filme diferente de Stephen King. Isso porque ‘Sonâmbulos’, que marcou a infância de muita gente, não é baseado em um livro de Stephen King, e sim teve roteiro escrito por ele diretamente para o cinema. King resolve dar uma de roteirista e cria uma história sobre um jovem e sua mãe que aparentam ser pessoas normais que acabam de se mudar para uma nova cidade. No entanto, escondem um segredo de sua verdadeira identidade como seres monstruosos atrás da força vital de jovens virgens, e que temem acima de tudo felinos. No elenco, Mädchen Amick, saída do sucesso de ‘Twin Peaks’, era Tanya, o próximo alvo da dupla.

Às Vezes Eles Voltam (1991)

Esse filme feito para a TV tem direção de Tom McLoughlin, de ‘Sexta-Feira 13 – Parte 6’ (1986). Na trama tipicamente de Stephen King, um homem retorna para sua cidade natal, e começa a ser assombrado pelo espírito dos jovens que morreram no local (e seu carrão possante) quando ele ainda era criança.

A Criatura do Cemitério (1990)

Produção da Paramount Pictures, esse filme é declaradamente um terror B, daqueles bem divertidos. O mais curioso, no entanto, é que a trama não se passa em um cemitério. A tradução literal de ‘Graveyard’ pode até ser cemitério, mas o título ‘Graveyard Shift’ se refere ao horário de expediente da madrugada. Aqui temos uma fábrica antiga, infestada de ratos, que guarda um segredo bizarro em seu porão. Alguns funcionários começam a investigar e outros acabam sumindo do mapa.

O Sobrevivente (1987)

Outro filme baseado em Stephen King que não é de terror. Aqui, curiosamente temos um dos únicos filmes de ação da carreira do autor, que também usa elementos de ficção científica. Na verdade, quando escreveu essa história, King usou o pseudônimo de Richard Bachman, como fazia em alguns de seus trabalhos iniciais. O texto foi modificado e adaptado para acomodar um filme de ação estrelado por ninguém menos que Arnold Schwarzenegger. Na trama passada no futuro, as massas são entretidas por um programa de TV, que traz um jogo de sobrevivência onde homens condenados são caçados vivos e morrem em plena transmissão.

Comboio do Terror (1986)

Outro dos filmes cult de Stephen King, esse aqui tem a honra de ser o primeiro e único filme que o escritor dirigiu na vida. É claro que King também adaptou o roteiro, baseado em um de seus contos. Aqui, toda e qualquer máquina do planeta Terra ganha vida e se volta contra os humanos após a passagem de um cometa – muitas tramas foram influenciadas na época pela passagem do cometa Halley no mesmo ano. Assim, em sua maioria, carros e caminhões travam uma guerra contra os seres humanos, e o principal antagonista é um caminhão com o rosto do Duende Verde, inimigo do Homem-Aranha (não pergunte). O protagonista é Emilio Estevez.

A Hora do Lobisomem (1985)

Os que foram criança nos anos 80 e 90 devem lembrar bem da estreia deste filme na Tela Quente, e certamente se esconderam debaixo das cobertas assistindo a ele. Um dos filmes de lobisomem mais subestimados do cinema, talvez o longa tenha envelhecido mal, ainda mais pelo uso dos efeitos para criar o bicho peludo. Mas o suspense e o medo são eficientes em muitos momentos. Na trama, temos o menino cadeirante Marty (papel do falecido Corey Haim – agora que me dei conta como alguns dos jovens protagonistas dos filmes de King já não estão mais aqui), que ganha de presente uma espécie de cadeira motorizada / motinho para se locomover. Seu tio é o malucão beleza Red (Gary Busey). A dupla, assim como a cidade, se depara com a ameaça de um lobisomem – que pode ser quem menos se espera.

Olhos de Gato (1985)

Drew Barrymore era uma criança na década de 80. Isso todos os fãs sabem, já que ela ficou imortalizada como a menininha de E.T. – O Extraterrestre (1982). Dois anos depois, ela estrelou em ‘Chamas da Vingança’ (1984), baseado em um livro de Stephen King. No ano seguinte, lá estava ela de novo estrelando um projeto com a assinatura do autor. No entanto, este ‘Olhos de Gato’ é mais um filme onde King se aventurou como roteirista, criando uma história original, sem que fosse baseada em um livro seu. O filme é uma antologia com três contos, ligados por um gato de rua.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS