sábado, abril 27, 2024

Bruce Willis Completa 68 anos! Relembre os MAIORES Sucessos da carreira deste grande Astro

É difícil para um ator se manter no auge por décadas. Difícil não, digamos que é quase impossível. O mundo privilegia os jovens, é a lei natural, e no cinema isso não é diferente. Ao passar de determinada idade, as ofertas começam a ser mais escassas e os papeis oferecidos para atores e atrizes ficam mais restritos. Sim, é verdade que no caso das mulheres é ainda pior. E quando se fica conhecido por filmes de ação, espera-se que determinados artistas fiquem no gênero até já terem ultrapassado bastante seu auge. É o caso com astros B da ação como Steven Seagal, Dolph Lundgren e Jean-Claude Van Damme. Todos tiveram sua época de ouro. Mas não pense você que isso se resume apenas aos lutadores dublês de atores – até monstros sagrados do nível de Robert De Niro, Al Pacino e Marlon Brando (antes deles) amargam produções, digamos, menos dignas de seu talento ao adentrarem a terceira idade.

Assim, a carreira de Bruce Willis parecia destinada aos lançamentos direto no mercado de vídeo – como Nicolas Cage antes dele. Mas uma revelação viria à tona sobre o estado de saúde de Bruce Willis, revelado por sua própria família. O ator está em um estado avançado de demência. Primeiro, havia sido divulgado que o astro havia desenvolvido uma doença que não estava permitindo que decorasse os textos, e por isso estava aceitando todo tipo de papel que lhe era oferecido a fim de estrelar o maior número de filmes que pudesse, no tempo que lhe restava. Sabia-se que ele não poderia seguir por muito tempo mais atuando. E depois veio a revelação de sua demência – algo muito mais grave.

Hoje, Bruce Willis completa 68 anos de vida – e ainda tem pelo menos um filme engatilhado para ser lançado, o thriller policial ‘Assassin’, com Dominic Purcell. Por aqui, torcemos pelo melhor para o astro, e iremos para sempre lembrar de seus filmes – que nos entretiveram e nos fizeram tão felizes desde a década de 1980. Como forma de homenagear este grande astro de Hollywood, daremos uma olhada em seus maiores sucessos da carreira. Confira abaixo.

A Gata e o Rato (1985-1989)

Bruce Willis começou sua carreira fazendo participações em seriados como ‘Miami Vice’ e ‘Além da Imaginação’. Em 1985, ganharia seu próprio programa para estrelar – que surgiria como divisor de águas em sua carreira, lhe dando oportunidade de estrelar filmes no cinema. ‘Moonlighting’ (no título original) trazia Willis como David Addison Jr., um detetive particular espertinho e cheio de carisma, que monta uma agência de detetives ao lado da ex-modelo Maddie Hayes, papel de Cybill Shepherd. ‘A Gata e o Rato’ se tornou um dos ícones da TV nos anos 80, sucesso no mundo todo, e durou cinco temporadas no ar.

Duro de Matar (1988)

Foi graças ao sucesso de ‘A Gata e o Rato’ que Bruce Willis teve a oportunidade de estrelar o thriller de ação ‘Duro de Matar’, que marcaria para sempre sua carreira, se tornando ainda hoje o filme que todos associam a ele. O ator traz muito da personalidade que mostrava na série para o papel de John McClane, policial de Nova York cheio de tiradas engraçadinhas, enfrentando terroristas num prédio de Los Angeles. De fato, ‘A Gata e o Rato’ ainda estava no ar quando ‘Duro de Matar’ estreou. O filme de ação fez tanto sucesso que gerou nada menos que quatro continuações (em 1990, 1995, 2007 e 2013) – sendo as duas primeiras, as melhores. A franquia está completa disponível no Star+.

Olha Quem Está Falando (1989)

No mesmo ano em que ‘A Gata e o Rato’ chegava ao fim, Bruce Willis lançava ainda outro grande sucesso de sua carreira, que igualmente marcava época. Você pode até ficar confuso e não conseguir encontrar o ator nessa comédia infantil sobre uma mãe solteira e seu bebê “falante”, estrelada pela saudosa Kirstie Alley e John Travolta. Acontece que Willis realmente não aparece, mas cedeu sua voz dublando o bebê Mikey. Ele ainda retornaria na sequência ‘Olha Quem Está Falando Também’ (1990), no mesmo ano de ‘Duro de Matar 2’, no qual Mikey ganha uma irmãzinha (com a voz de Roseanne Barr). O primeiro filme está disponível na HBO Max e o segundo na Netflix.

Não deixe de assistir:

Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994)

O reencontro nas telas entre Bruce Willis e John Travolta seria num filme bem diferente da franquia dos bebês falantes. Esse era o segundo trabalho de Quentin Tarantino, o diretor que redefiniu a violência nos filmes e o cinema independente americano. O que dizer desta obra-prima que já não tenha sido muito dita? Quem protagoniza é Travolta como o mafioso Vincent Vega, e Bruce Willis tem um papel importante como Butch Coolidge, um boxeador em fim de carreira, comprado para perder, mas que decide não entregar a luta. O filme está disponível no Telecine Play.

Os 12 Macacos (1995)

No ano seguinte de ‘Pulp Fiction’, Bruce Willis continuava encantando a crítica e o público com suas escolhas de projetos. ‘Os 12 Macacos’ é uma ficção científica totalmente fora da caixinha, e que se tornou cult instantaneamente. Dirigida por Terry Gillian, aqui somos apresentados a um futuro completamente devastado por um vírus letal – produzido em laboratório. Qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência. E pensar que na época da estreia do longa, tudo era visto com olhos incrédulos da mais pura ficção. Bruce Willis vive James Cole, um criminoso preso, que para diminuir a pena aceita voltar no tempo e tentar impedir que a pandemia aconteça. Brad Pitt foi indicado ao Oscar pelo filme, e Madeleine Stowe também está no elenco. O filme está disponível na Netflix.

O Quinto Elemento (1997)

Esse foi o filme que revelou ao mundo o talento de Milla Jovovich. Dirigido pelo francês Luc Besson, ‘O Quinto Elemento’ também é uma ficção científica futurista, mas seu teor é bem diferente de ‘Os 12 Macacos’. Esse aqui está mais perto de uma história em quadrinhos super estilizada. Bruce Willis vive Korben Dallas, um motorista de táxi voador, que é o escolhido para impedir o fim da Terra, com a ajuda de alienígenas.

Armageddon (1998)

Já pensou em um ator que conseguisse estar no filme de maior bilheteria durante toda uma década? O que isso faria para sua carreira? Pois bem, só assim para os que não viveram os anos 90 tentarem entender o que foi Bruce Willis no período. ‘Duro de Matar 2’, ‘Duro de Matar: A Vingança’, ‘O Quinto Elemento’, ‘Armageddon’ – ano após ano, um filme estrelado pelo ator estava entre os mais rentáveis de seu respectivo ano de lançamento. Após o sucesso de ‘O Quinto Elemento’ foi a vez de ‘Armageddon’, filme em que Willis vive o líder de uma equipe de perfuradores de petróleo. Ele é treinado, ao lado de sua exótica equipe, para viajar ao espaço, perfurar um asteroide e evitar que ele colida com a Terra, destruindo a vida em nosso planeta. O filme está disponível no Star+.

O Sexto Sentido (1999)

Com ‘O Sexto Sentido’, Bruce Willis obtinha sucesso em outro tipo de gênero. Durante os anos 80 e 90, o ator ficaria muito associado a filmes de ação. Mas M. Night Shyamalan, cineasta estreante e revolucionário, viu que Willis poderia ser mais que o herói de ação, e o escalou para um drama sobrenatural com fortes tintas de terror – mostrando um outro lado do ator. Ele vive o Dr. Malcolm Crowe, psicólogo estrela cujo novo paciente é um menino que acredita ver gente morta. O filme foi indicado ao Oscar e está disponível na Star+.

Corpo Fechado (2000)

Logo no ano seguinte do fenômeno ‘O Sexto Sentido’, Bruce Willis fazia nova parceria com o diretor M. Night Shyamalan. Na época, grande parte do público e inclusive alguns críticos não entenderam muito bem a proposta do longa e só fizeram compara-lo com o indicado ao Oscar citado. Shyamalan, no entanto, visava um comentário sério sobre o mundo dos personagens de quadrinhos, numa época anterior à reformulação do gênero no cinema. ‘Corpo Fechado’ virou cult instantâneo e gerou um universo próprio, ligado a ‘Fragmentado’ e ‘Vidro’. O filme está disponível no Star+.

Meu Vizinho Mafioso (2000)

Nessa época, o cinema emplacava alguns sucessos com comédias sobre mafiosos. O primeiro foi o elogiado ‘Máfia no Divã’ (1999), que trazia Robert De Niro brincando com os tipos que havia criado no passado. No ano seguinte, foi Bruce Willis quem viveu um matador da máfia escondido numa vizinhança tranquila, fugindo de uma organização criminosa após ter delatado seus contratantes. Um dentista pacato descobre a identidade do sujeito e começa a surtar (papel de Matthew Perry). Willis e Perry ficaram amigos nos bastidores e no mesmo ano o astro de ‘Duro de Matar’ fazia participação em dois episódios na série de Perry, uma tal de ‘Friends’. A comédia está disponível na HBO Max.

Sin City – A Cidade do Pecado (2005)

Em 2005, a carreira de Bruce Willis estava a toda. Assim, o ator foi o nome de peso à frente da ambiciosa adaptação dos quadrinhos de Frank Miller – que contaram com a participação do próprio (decepcionado anteriormente com Hollywood). Quem conseguiu convence-lo foi Robert Rodriguez, o diretor da superprodução. Com estilo para dar e vender em preto e branco, Willis interpretou o policial Hartigan, que em uma das histórias consegue impedir um maníaco sexual de atacar uma menininha. Anos depois, ele precisa defende-la de novo, agora já crescida e nas formas de Jessica Alba. Muitos atores do filme, incluindo Willis, voltariam na sequência ‘Sin City – A Dama Fatal’ (2014).

Os Mercenários (2010)

Sylvester Stallone decidiu pegar novamente as rédeas de sua carreira, e assim escreveu, dirigiu e estrelou em ‘Os Mercenários’, uma grande brincadeira com os filmes de ação dos anos 80 e 90. Sabe o que ‘Pânico’ foi para os filmes slasher adolescentes? Uma sátira que ajudou a promover o gênero. Stallone fazia o mesmo com o gênero ação de brucutus. Mas para a brincadeira ser completa era necessário escalar os veteranos de tais longas – e ele conseguiu. Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger fazem uma pontinha no primeiro, e retornam em participação maior no segundo (de 2012), ao lado de Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris. O filme está disponível na Netflix.

RED – Aposentados e Perigosos (2010)

No mesmo ano do primeiro ‘Os Mercenários’, Bruce Willis se unia a outro grupo de veteranos para um filme de ação baseado em quadrinhos alternativos e adultos. ‘RED’ mostrava uma equipe de agentes aposentados, já na terceira idade, precisando voltar à ativa. Ao lado de Willis, figuras como Morgan Freeman, Helen Mirren e John Malkovich. O sucesso foi o suficiente para uma sequência, lançada em 2013, cujas novidades no elenco foram Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones. O filme está disponível na Star+ e na Amazon Prime Video.

Looper – Assassinos do Futuro (2012)

Finalizando a matéria dos sucessos da carreira de Bruce Willis, temos essa ficção científica de alto conceito que logo viria a se tornar cult. Como podemos reparar só por esta lista, alguns dos maiores sucessos da carreira do ator fazem parte do gênero da ficção científica. Escrito e dirigido por Rian Johnson, talentoso cineasta da franquia ‘Entre Facas e Segredos’, o diretor cria um futuro onde a viagem no tempo é possível. Mas não apenas isso, esta é uma realidade onde os condenados são enviados ao passado para serem eliminados por um matador. Mas o que acontece quando este matador se depara com ele próprio vindo do futuro para que extermine? Willis é este azarado, e vivendo sua versão mais jovem temos Joseph Gordon-Levitt, também no auge de sua carreira, maquiado para parecer com Willis. Completando o elenco, Emily Blunt.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS