quinta-feira, abril 18, 2024

Cameron Diaz completa 50 anos | Conheça os MELHORES e PIORES filmes da carreira da estrela

Modelo transformada em atriz, e depois em uma das grandes estrelas de Hollywood de renome internacional, Cameron Diaz completa hoje, dia 30 de agosto, 50 verões. Parece que foi ontem que a atriz surgiu em cena de forma estonteante aos 21 aninhos no blockbuster O Máskara (1994), ao lado de Jim Carrey, realizando uma das melhores estreias daquela década e demonstrando logo de cara todo o seu talento, cantando e dançando além da atuação. Nos anos 90, Diaz realmente explodiu, colecionando sucessos como O Casamento do Meu Melhor Amigo e Quem Vai Ficar com Mary?, por exemplo, fazendo valer o peso de seu nome nos títulos dos participava.

Na década seguinte pegou para si algumas das franquias mais rentáveis e queridas do período, vide As Panteras e a animação Shrek (onde fez a voz da princesa Fiona). Também conquistou prestígio ao trabalhar com grandes diretores como Martin Scorsese, Oliver Stone, Spike Jonze, Terry Gilliam e Danny Boyle. Porém, vinte anos depois de sua chegada com os dois pés na porta em Hollywood, a jovem estrela anunciava uma aposentadoria precoce. O resultado negativo de crítica de alguns de seus últimos filmes (em especial os três que lançou em 2014 – o último ano em que estrelaria um filme até o momento) foi um fator para o afastamento da estrela. Outro elemento que pode ter contribuído para este hiato de 8 anos foi o surgimento de um trabalho artístico erótico de início de carreira no qual Cameron Diaz aparecia nua em vídeo – coincidindo com o lançamento de um de seus últimos filmes, e ironicamente intitulado Sex Tape.

Os fãs de Cameron Diaz, no entanto, podem começar a comemorar. A estrela anunciou um novo filme a ser lançado muito em breve. Propriamente nomeado Back in Action (ou “De Volta à Ação”) é uma comédia de ação escrita e dirigida por Seth Gordon, produtor do sucesso deste ano, Cidade Perdida (com Sandra Bullock), no qual Diaz atuará novamente ao lado de Jamie Foxx. Enquanto a atriz não dá as caras nas telonas matando a saudade dos fãs e cinéfilos, ficamos por aqui comemorando seu aniversário e a homenageando ao apontar os melhores e também os piores (como de costume) filmes de sua carreira. Confira.

Ps. Como sempre nas matérias desta coluna, realizamos uma pesquisa com a opinião dos críticos e do grande público para tirarmos a média dos melhores e piores filmes. Ou seja, a lista não expressa apenas a nossa opinião e sim a opinião geral.

MELHORES

05 | Em Seu Lugar (2005)

Dirigido pelo saudoso Curtis Hanson e baseado no livro de Jennifer Weiner, este filme estreia o ranking dos melhores da carreira de Cameron Diaz em quinta posição. Esta comédia dramática aborda a relação entre duas irmãs bem diferentes. Diaz é Maggie, uma mulher festeira e inconsequente, que foge das responsabilidades. A indicada ao Oscar Toni Collette é Rose, uma mulher séria e responsável, que não concorda com o estilo de vida de sua irmã. A dinâmica das duas é interrompida com a chegada da avó que não sabiam que existia, papel da veteraníssima Shirley MacLaine.

04 | Gangues de Nova York (2002)

Com esta superprodução que está completando 20 anos em 2022, Cameron Diaz teve a chance de dar um grande passo em sua carreira, e conquistar ainda mais prestígio. Acontece que aqui a estrela se despia de todo o seu glamour para encarnar uma prostituta e ladra de rua nos primórdios de Nova York, dar tudo de si em sua atuação, e ainda trabalhar ao lado de verdadeiros monstros sagrados, como Martin Scorsese (na direção), e Daniel Day-Lewis e Leonardo DiCaprio (que também escalava para se tornar o que é hoje) no elenco. O longa foi indicado para 10 Oscar, incluindo melhor filme.

03 | O Máskara (1994)

Não deixe de assistir:

Poucos atores realizam um primeiro trabalho tão marcante e logo de cara numa superprodução. É honraria para poucos. Mas no caso de Cameron Diaz, seu debute ainda permanece como um dos filmes mais queridos em seu currículo, quase trinta anos depois. Diaz era modelo, e surgiu em cena aos 21 aninhos no papel de Tina Carlyle, cantora de cabaré e namorada do bandido, que se redime e passa para o lado do bonzinho protagonista vivido por Jim Carrey. Pense em Margot Robbie em O Lobo de Wall Street (2013) para compreender o estouro que Diaz foi aqui. Fora isso, O Máskara foi um dos filmes que ajudou a cimentar os blockbusters entretenimento baseados em CGI que temos hoje.

02 | Quem Vai Ficar com Mary? (1998)

Depois de O Máskara, alguns dos sucessos de Cameron Diaz foram no gênero das comédias românticas, como O Casamento do Meu Melhor Amigo, filme que a uniu com a lendária Julia Roberts. No entanto, Diaz ficaria pouco tempo como coadjuvante, e no fim da mesma década, já era a protagonista desta comédia romântica completamente politicamente incorreta. O que trouxe um diferencial para a carreira de Diaz em relação às demais mocinhas de filmes assim. Com este longa de doer a barriga de rir, a atriz demonstrava que sabia rir de si mesma e zoar muito com a cara dos babões do sexo oposto – demonstrando que as mulheres podiam ser tão ácidas quanto os homens na hora de fazer humor.

01 | Quero Ser John Malkovich (1999)

Apesar de ter filmes em que sua beleza exuberante resplandece incluídos no seu top 5 dos melhores (vide O Máskara e Quem Vai Ficar com Mary?), Cameron Diaz também demonstrava versatilidade na hora de escolher seus projetos e vestir certos personagens. Apesar de ter feito isso em Gangues de Nova York, sua personagem ainda era trabalhada na sensualidade. Elemento completamente despido aqui neste filme de Spike Jonze, no qual muitos sequer conseguem reconhecer a atriz no papel de Lotte, a veterinária boazinha esposa do canalha vivido por John Cusack. O filme cult sobe ao pódio com a medalha de ouro como o melhor filme da atriz e recebeu três indicações ao Oscar.

Bônus: Shrek

Aqui na lista, optamos por incluir apenas produções em live-action com Cameron Diaz, ou seja, filmes em que a atriz participa de carne e osso, e não apenas cedendo sua voz à uma animação. Mas não poderíamos deixar de incluir dois dos que são os maiores sucessos da carreira da estrela, ainda muito queridos do grande público e dos críticos. O primeiro Shrek (2001) foi um verdadeiro fenômeno, demonstrando que as animações miradas aos pequenos poderiam conter um teor mais ácido que subvertia o apresentado pela comportada Disney, e como conclusão a desbancando e fazendo escola. Três anos depois, os produtores fizeram de novo com Shrek 2 (2004) – enaltecido como sendo tão bom quanto, ou quem sabe melhor, que o original. Já as duas continuações seguintes não atingiram o esperado nesse sentido.

PIORES

05 | Uma História a Três (2001)

É sempre mais interessante quando incluímos filmes conhecidos do grande público em qualquer que seja a lista. Mas aqui, inaugurando o top 5 dos piores da carreira de Cameron Diaz temos esta que é uma das produções mais obscuras de seu currículo. Seja como for, a esta altura a atriz já havia entregue filmes significativos como Quem Vai Ficar com Mary? e até mesmo o primeiro As Panteras, por exemplo. Aqui, baseado num livro, o drama traz Jordana Brewster recém-saída de Prova Final (1998) e prestes a se tornar famosa com o primeiro Velozes e Furiosos (2001). Ela vive a irmã mais nova de Cameron Diaz, decidida a encontrar o paradeiro da irmã pela Europa, que saiu de casa anos antes e pode estar envolvida com atos criminosos.

04 | Tudo para Ficar com Ele (2002)

Comédia romântica no estilo “girls just wanna have fun”, este filme está completando 20 anos de sua estreia em 2022, e foi o longa que Cameron Diaz estrelou no intervalo entre As Panteras e As Panteras Detonando. Assim como no filme das agentes secretas, aqui Diaz tem duas parceiras de tela, porém, com objetivos bem diferentes. Ou quase. Ao lado da atriz, Christina Applegate e Selma Blair vivem as peripécias do mundo de relacionamentos enquanto correm atrás de um bom parceiro do sexo oposto. Essa, no entanto, é uma rom-com que usa um teor um pouco mais ácido do que o esperado.

03 | Um Golpe Perfeito (2012)

Um dos últimos cinco trabalhos de Cameron Diaz até o momento, esta obra está completando dez anos de seu lançamento em 2022. Trata-se da refilmagem da comédia de roubo Como Possuir Lissu, de 1966, que trazia Shriley MacLaine e Michael Caine nos papeis protagonistas dos gatunos. Na nova versão, com roteiro de ninguém menos que os irmãos Coen, Diaz fica com o papel protagonista feminino, e no lugar de Caine entra em cena o vencedor do Oscar Colin Firth. O remake, no entanto, caiu rapidamente no ostracismo e aqui aparece na terceira posição dos piores filmes da carreira da atriz.

02 | Paixão Bandida (1996)

Por falar em filmes obscuros na carreira da estrela Cameron Diaz, em segundo lugar do top 5 dos piores em seu currículo se encontra justamente um dos mais desconhecidos do grande público. No entanto, não falta “pedigree” a esta comédia dramática com toques criminais. Embora seja o filme mais antigo da lista dos piores, Diaz havia acabado de sair do sucesso de O Máskara (1994). E parecia uma aposta acertadíssima coloca-la para contracenar com outro astro quente do momento: o muso Keanu Reeves. O ator igualmente saía de um mega sucesso da época, o thriller de ação Velocidade Máxima, que o transformava num astro. A trama apresenta Reeves como um perdedor que rouba a noiva do irmão (papel de Diaz) no dia do casamento deles. Era comum na época apresentar protagonistas odiosos e nos pedir que simpatizássemos com eles.

01 | Sex Tape: Perdido na Nuvem (2014)

Em primeiro lugar dos piores filmes da carreira de Cameron Diaz segundo os críticos e o público está o penúltimo trabalho lançado pela atriz nos cinemas.  E uma produção que em partes é responsável pelo afastamento da estrela dos holofotes por quase dez anos. Como dito, na mesma época em que lançava esse filme que de certa forma previa o vazamento de vídeos íntimos de diversas celebridades de Hollywood, contando a história de um casal que faz um vídeo de sexo que termina vazado online, a atriz Cameron Diaz viu ressurgir um trabalho de início de carreira onde fez modelagem nua – e que achava que havia sumido para sempre. Para termos uma ideia, Cameron Diaz está tão afastada dos filmes que ainda não pegou a onda das superproduções lançadas direto para o streaming. Facilmente conseguimos enxergar a atriz em algum trabalho para a Netflix ou alguma série de TV. O que vocês acham?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS