domingo, abril 28, 2024

Jim Carrey | Comédias Clássicas dos anos 90 com o astro para assistir antes que a HBO Max chegue ao fim!

Recentemente foi anunciado que a plataforma de streaming HBO Max de fato irá encerrar suas atividades em meados de 2023. O streaming da Warner está no ar há apenas dois anos, mas os planos do estúdio são por uma nova reformulação de marca. Levando em conta que já existia o streaming da HBO antes da marca Max, essa será a segunda mudança radical de uma plataforma do estúdio em pouquíssimo tempo. A ideia desta vez é juntar a HBO Max com os canais da rede Discovery, já que a Warner realizou uma fusão com esta empresa. Assim, um novo nome deve ser divulgado em breve para esta nova plataforma de streaming, mas já sabemos de antemão que não será mais HBO Max.

Dessa forma, aqui no CinePOP temos feito matérias de recomendações de filmes que se encontram atualmente na plataforma da HBO Max pois o futuro é incerto sobre tudo que cerca a marca e como serão as coisas após a data do encerramento da plataforma. E dando continuidade para nossa série de dicas, resolvemos homenagear um dos mais importantes astros de Hollywood, em especial para a comédia, que reinou na década de 1990. Jim Carrey chegou a receber um cachê de US$20 milhões por filme em sua época de ouro no cinema. Hoje, depois de ter tentado reescrever sua carreira com alguns dramas (a maioria bem elogiados e queridos, como O Show de Truman e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças) e de ter andado meio sumido dos holofotes, Jim Carrey fez as pazes com o sucesso ao encabeçar o elenco dos dois filmes do Sonic (2020 e 2022), aventuras juvenis que caíram no gosto do grande público. Apesar desse novo despertar junto à criançada, o ator revelou sua aposentadoria e que não deve retornar para o terceiro Sonic.

Em homenagem a esta figura tão marcante para os filmes de entretenimento nos anos 90, selecionamos alguns destes trabalhos memoráveis disponíveis na HBO Max para você conhecer ou rever, antes que a plataforma termine. Confira.

Leia também: 10 Clássicos Imperdíveis dos Anos 90 para Assistir na HBO Max antes que a plataforma chegue ao fim!

Ace Ventura: Um Detetive Diferente (1994)

Jim Carrey já fazia filmes desde 1981, e até possui algumas produções que se tornaram cult nos anos 80 (como Procura-se Rapaz Virgem e Meu Amante é de Outro Mundo), mas o grande público começou a conhece-lo de verdade graças ao excelente resultado que o ano de 1994 trouxe para sua carreira, colocando-o no mapa como o humorista mais quente da época. A primeira peça na construção desta estrutura foi Ace Ventura, no qual o ator ajudou a escrever a história. Ele vive o personagem título, um detetive particular que ama animais e é especializado em casos envolvendo os mascotes. Ele precisa encontrar um golfinho, símbolo de um time de futebol americano, numa trama que muito bem poderia ter sido tirada de um thriller. Courteney Cox também se destaca no elenco como sua parceria.

Leia também: Clássicos do Terror Slasher dos anos 1990 e 2000 para conferir na HBO Max antes que a plataforma acabe

O Máskara (1994)

Se Ace Ventura foi o primeiro passo para a notoriedade de Jim Carrey, O Máskara foi o que cimentou o ator na mente do grande público. Ao contrário de Ace Ventura, uma comédia escrachada, O Máskara é uma superprodução repleta de efeitos especiais de primeira – que serviram entre outras coisas para ajudar a desenvolver o CGI em Hollywood na época de seu boom (após expoentes como O Exterminador do Futuro 2 e Jurassic Park). Mais do que uma comédia, o filme é um bom exemplar dos gêneros aventura e super-heróis, e fez de Carrey um astro. Na trama, ele é um tímido funcionário de banco, o típico perdedor, que encontra uma máscara mística que o transforma num ser que possui o exato oposto de sua personalidade.

Não deixe de assistir:

Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros (1994)

Fechando o ano de 1994 de Jim Carrey com chave de ouro, após ter sido cimentado como uma revelação em O Máskara, o ator era consolidado como o mais novo astro de Hollywood com essa comédia para lá de escrachada. Quem teve a sorte de estar vivo na época do lançamento e pôde conferir Debi & Lóide no cinema com certeza ainda lembra da hilária experiência que foi assisti-lo na tela grande e sentir a barriga doer de tanto rir. Cinemas lotados vinham abaixo de gargalhadas, com as pessoas constantemente comentando sobre as cenas depois. Foi um fenômeno. Dono de um humor muito incorreto, Jim Carrey e Jeff Daniels vivem dois melhores amigos que dividem um apartamento e possuem neurônios a menos. A dupla embarca numa viagem pelo país com uma missão em mente. Uma missão totalmente equivocada, mas repleta de risadas.

Ace Ventura 2 – Um Maluco na África (1995)

Essa era uma franquia da qual Jim Carrey poderia ter feito ainda mais filmes nos anos 90. Certamente o público continuaria comprando a ideia por um bom tempo. Mas o ator desejava seguir novos rumos e tentar papeis mais sérios e dramáticos. Seja como for, ao menos ganhamos a sequência do filme que fez Carrey famoso sobre o infame detetive de animais. Criado numa escala ainda maior e ambiciosa, o segundo Ace Ventura leva o protagonista direto para a África para encontrar um morcego branco – espécie raríssima, que calha de ser o único animal que o detetive não gosta. Não por coincidência, Carrey enfrentaria outro morcego, o Homem-Morcego, para a mesma Warner em Batman Eternamente – no mesmo ano.

O Pentelho (1996)

Jim Carrey já estava no topo do mundo quando assinou para viver um psicótico e paranoico instalador de TV a cabo na comédia sombria O Pentelho. Esse foi o filme que esteve em todas as manchetes por ter elevado um novo nível salarial para as estrelas de Hollywood. Pelo papel, Carrey conseguiu negociar um salário de US$20 milhões com a Columbia (Sony), deixando os outros estúdios desesperados sobre como seriam os acordos de cachê dos maiores astros. O Pentelho se destaca por ser um filme mais intenso, dramático e sombrio, mesmo ainda sendo uma comédia. Porém, comparando com os filmes que o ator vinha fazendo então, O Pentelho surge como ponto fora da curva e por consequência não emplacou da mesma forma que os outros trabalhos do ator. Um tempo depois, o filme ressurgiu como cult.

Bônus: Batman Eternamente (1995)

Quando falamos do boom de Jim Carrey em Hollywood, comédias como Ace Ventura, O Máskara, Debi & Lóide, Ace Ventura 2 e até O Pentelho vêm à mente dos fãs. Mas é impossível falar deste período de consolidação do estrelato do ator sem falar de uma de suas peças mais importantes: o terceiro filme do Batman no cinema. Do pacote, esse é o único que não é uma comédia, e sim uma aventura (embora alguns possam até discordar desta afirmação). Jim Carrey era então um dos nomes mais quentes de Hollywood, e havia ficado conhecido por suas comédias escrachadas onde fazia caras e bocas. Após a investida de Tim Burton em Batman – O Retorno (1992), onde deixou tudo tão sombrio a ponto de assustar crianças e seus pais; a proposta da Warner para o terceiro Batman era por uma aventura mais colorida, leve e apta para todos os públicos, traduzindo: para as crianças mais novas. Assim nascia Batman Eternamente. Não por acaso, Jim Carrey serviu como uma luva nessa proposta, já que nada melhor do que ter o astro número 1 de Hollywood em seu filme. Muitos chegam a afirmar que o Charada de Carrey rouba todas as cenas, transformando a aventura do Homem-Morcego nas galhofas que o humorista estava acostumado. Seja como for, Batman Eternamente também ressurgiu como cult, e é um válido exercício de estudo para os fãs examinarem a carreira de Jim Carrey.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS