Nesta segunda-feira, dia 24 de abril, Thierry Frémaux e Iris Knobloch anunciaram 14 novos títulos à Seleção Oficial do 76º Festival de Cannes, realizado entre os dias 16 e 27 de maio de 2023. Para os brasileiros, a grande novidade é a inclusão do lançamento de Robert Rodriguez, com Alice Braga e Ben Affleck, previsto para 12 de maio nos Estados Unidos.
Como antecipado durante o anúncio da seleção em 13 de abril, a adição de novos participantes pode ocorrer até o dia da abertura do evento. A competição pela Palma de Ouro ganha dois novos concorrentes: Black Flies, de Jean-Stéphane Sauvaire, e Le Retour, de Catherine Corsini, ambos já conhecidos da Croisette.
Leia mais: Cannes 2023 | Conheça os detalhes da Seleção Oficial do Maior Festival de Cinema
Mostra Competitiva
Deste modo, a Mostra Competitiva chega a 21 filmes e sete diretoras mulheres, isto é, o recorde de nomeações femininas aumenta e chega a um terço da disputa. Esta é a terceira vez da francesa Catherine Corsini na competição, ela esteve presente com A Repetição (2001) e A Fratura (2021), este último ganhador da Queer Palm.
Já o francês Jean-Stéphane Sauvaire traz para o Palais des Festival uma produção estadunidense com os indicados ao Oscar® Sean Penn e Tye Sheridan. O cineasta esteve presente no tapete vermelho em 2008, com o impactante Johnny Mad Dog, ganhador do Regard Hope Award.
Participações Especiais
O renomado cineasta português Pedro Costa (Vitalina Varela) participa com o curta-metragem As Filhas do Fogo (2019). Apresentado como parte da exposição O resto é sombra em Paris, no ano passado, o curta faz parte de um projeto em associação com outros artistas portugueses e as imagens foram captadas em Cabo Verde, ainda na década de 1990.
Fora da competição, o chinês Shujun Wei, com Only The River Flows; e o francês Alex Lutz, com Une Nuit, estão na Mostra Um Certo Olhar. Já na Special Screening, três mulheres somam a oferta de estreias no Festival de Cannes. Entre elas a franco-marrocana Mona Achache, conhecida pelo cult O Porco Espinho (2009); a documentarista afegã Sahra Mani, responsável pelo tocante A Thousand Girls Like Me; e a franco-sueca Anna Novion, pela segunda vez na Croisette com Le Théorème de Marguerite.
Sessão da Meia-Noite com Alice Braga
Lançado em março deste ano no SXSW (South by Southwest Film Festival), Hypnotic é o novo filme de norte-americano Robert Rodriguez conhecido por eletrizantes e sangrentos filmes de ação, vide Alita: Anjo de Combate (2019) e Planeta Terror (2007). Previsto para chegar aos cinemas dos Estados Unidos, em 12 de maio, o longa faz sua estreia na Europa no Midnight Screening, mostra reservada aos filmes de gênero durante o festival.
Com Alice Braga e Ben Affleck no elenco, Hypnotic promete aguçar a curiosidade dos espectadores entre os gêneros suspense, horror e policial. Veja o trailer! Outro título adicionado na mesma categoria é o sul-coreano Kim Tae-gon, pela primeira vez em Cannes, com o terror fantástico Project Silence.
Lista de novas adições:
Competição
Black Flies, de Jean-Stéphane Sauvaire (EUA/França)
Le Retour, de Catherine Corsini (França)
Cannes Premiere
Perdidos en la Noche, de Amat Escalante (México)
L’amour et les Forêts, de Valérie Donzelli (França)
Eureka, de Lisandro Alonso (Argentina)
Fora de Competição
L’abbé Pierre – Une Vie De Combats, de Frédéric Tellier (França)
Um Certo Olhar
Only The River Flows, de Wei Shujun (China)
Une Nuit, de Alex Lutz (França)
Curta-Metragem
Filhas do Fogo, de Pedro Costa (Portugal)
Sessão Especial
Little Girl Blue, de Mona Achache (França)
Bread And Roses, de Sahra Mani (Afeganistão)
Le Théorème De Marguerite, de Anna Novion (França/Suécia)
Midnight Screening
Hypnotic, de Robert Rodriguez (EUA)
Project Silence, de Kim Tae-Gon (Coreia do Sul)