domingo, abril 28, 2024

Cannes 2023 | Conversa com Pedro Almodóvar sobre o faroeste homoafetivo sem nudez

Pedro Almodóvar chamou atenção de todos com o anúncio do curta-metragem Extraña Forma de Vida (Modo de Vida Estranho), seu primeiro filme do gênero faroeste. Com sessão única no início da tarde do segundo dia do Festival de Cannes, as entradas estavam esgotadas, mas, como jornalista, já tinha garantido o ingresso.

Embaixo de forte chuva e com uma equipe de segurança ineficiente, o cinema Debussy com mais de mil assentos chegou à lotação máxima e vários jornalistas ficaram de fora da sessão. Após muita discussão e reclamação, os portadores do ingresso conseguiram entrar para o bate-papo com o diretor espanhol e o ator norte-americano Ethan Hawke.

Sem assistir o filme, a conversa com ambos artistas somente intensificou a vontade de prestigiá-lo. Os motivos estão nos detalhes abaixo: 

Por que curta-metragem?

Grandes nomes do cinema, como Quentin Tarantino, Martin Scorsese e David Lynch, apresentam projetos de seriados fora das telonas, mas na contramão desse movimento, Pedro Almodóvar prefere dedicar-se à produção de um curta-metragem. Dito como porta de entrada na carreira cinematográfica e de difícil distribuição comercial, os curtas têm sido consumidos pelo público nas plataformas de streaming.

Segundo o diretor, “o sucesso consiste em poder fazer o que temos vontade. Eu queria fazer este curta-metragem, não um longa, nem uma série, e, então fiz”. Em outras palavras, o renomado artista destaca que o sucesso lhe permite a não pensar na sétima arte apenas como um produto mercadológico.

Em 2020, o cineasta espanhol realizou um percurso parecido com A Voz Humana, um curta de 30 minutos, com Tilda Swinton, lançado no Festival de Veneza e mundo afora no MUBI. Depois deste primeiro filme em língua inglesa, Almodóvar tomou gosto pelo multiculturalismo e convidou Ethan Hawke para o projeto.

Por que Ethan e Pedro?

Para Pedro Almodóvar, o segredo para fazer um bom filme de faroeste – sem cair no clichê da imitação – começa na escolha de ótimos atores. Logo de cara, o diretor afirmou: “Ethan [Hawke] tem todas as características de poder para interpretar o xerife. Ele é texano, isto é, bem estadunidense” e arrancou risos da plateia e do próprio ator sentado ao seu lado. 

Sua defesa sobre a escolha continuou: “Sempre admirei o seu trabalho, ele é um ator muito versátil e, vendo em outro filme, vi que ele sabia montar a cavalo. Além disso, ele pode ser muito frio, distante… hermético e secreto. Bem, coisas completamente diferentes do que ele mostra na trilogia de Richard Linklater”.

Não deixe de assistir:

Ao contar o seu lado do convite para o projeto, o texano foi direto ao ponto: “Eu recebi um e-mail e, durante uma caminhada, eu pensei: alguma coisa na minha vida eu devo ter feito corretamente para receber este e-mail.” Para Ethan Hawke, Almodóvar é um diretor com uma voz original e sempre traz uma nova perspectiva sobre um tema. 

Sobre Pedro Pascal, o diretor confessa que o convite foi realizado bem antes do sucesso do ator chileno na série de The Last of Us. As palavras “belo” e “másculo” foram pronunciadas durante o bate-papo. Ele, no entanto, não esteve presente para o lançamento do filme. 

Como fazer um faroeste moderno? 

A inversão de olhares sobre sexualidade do cowboy, tido como um homem rústico e durão, não é coeficiente original do projeto. O próprio diretor cita O Segredo de Brokeback Mountains (2005), de Ang Lee, além dos recentes projetos de Jane Campion (Ataque dos Cães, 2019) e Kelly Reichardt (First Cow, 2021) como inspirações, além dos clássicos faroestes dos anos 1970.

Mesmo se os seus cowboys modernos vistam a marca Yves Saint Laurent, o diretor declara que a vestimenta masculina mudou pouco dos anos 1920 para cá. Ele confessa que a sua grande inspiração de figurino, entre outras, foi o personagem de James Stewart em E o Sangue Semeou a Terra (1952). 

Este é meu primeiro faroeste. A minha preocupação era não ser anacrônico. Porém, é um faroeste abstrato, muito diferente de um faroeste vintage, por vezes muito mais teatral, como a cena do dia seguinte, após Jake [Hawke] e Silva [Pascal] passarem a primeira noite juntos. É uma cena teatral porque eu decidi fazer uma cena erótica sem nudez.”, explica o diretor. 

Como Mostrar Erotismo sem Nudez?

Conhecido pela maestria de representação do desejo e do erotismo desde a escolha das cores fortes no seu cenário, Almodóvar expõe que seus filmes têm bastante cenas de sexo explícito e, em um certo momento, ele estava cansado da mesma coisa. Assim, ele esclarece que o seu desafio era mostrar o desejo e o prazer de uma outra forma. 

Se no filme de Ang Lee, a cena na cabana entre Jake Gyllenhaal e Heath Ledger pegou o público de surpresa no cinema comercial, o cineasta aposta agora em outro caminho. “Para mim, era muito mais importante mostrar suas vozes desnudas, que os dois desnudos. É muito mais importante o que eles dizem do que o sexo explícito”, alude o cineasta.

O objetivo era tornar conhecido o que se passa entre os personagens, sem precisar mostrar em alusão à época dos filmes noir. O desejo está nas frases, nos olhares e nas insinuações e Pedro Almodóvar, após quase 50 anos de carreira, promete ainda “ineditismo”.

Em nenhum filme de faroeste vemos dois homens arrumando a cama. É uma cena extremamente importante porque para Jack, ele está apagando tudo que ocorreu neste lugar, enquanto Silva, está relembrando de tudo que se passou na noite anterior.

Após todas essas dicas de produção e intenção do diretor, Extraña Forma de Vida (Modo de Vida Estranho) é ou não um filme a ser aguardado? Se o caminho for semelhante ao de A Voz Humana, ele percorreu dezenas de festivais até chegar em uma plataforma de streaming em breve. 

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS