sábado, abril 27, 2024

Chadwick Boseman faria 46 Anos Hoje! Ranqueamos os 10 Melhores Filmes do astro de ‘Pantera Negra’ (fora da Marvel)

Hoje, o carismático Chadwick Boseman faria 46 anos. O ator, que tinha potencial de se tornar um dos maiores astros de Hollywood, nos deixou cedo demais, vítima de um câncer, aos 43 anos no dia 28 de agosto de 2020. De fato, Boseman se tornou um dos nomes mais famosos do cinema mundial ao ter sido escolhido para viver um personagem de tremenda importância representativa para o universo cinematográfico da Marvel e para a sétima arte em geral – assim como a cultura popular por um todo. Nem mesmo os avaliadores mais precisos puderam mensurar a importância e magnitude que Pantera Negra, superprodução de 2018, teria no mundo. Dentro do panteão de excelência das obras da Marvel, Pantera Negra ecoou uma voz única e se tornou um pilar de representatividade negra.

Chadwick Boseman já havia aparecido na pele do personagem e ganhado destaque como coadjuvante em Capitão América – Guerra Civil, em 2016. Seu arco dramático neste filme é central para a narrativa da trama. No entanto, dois anos depois, o ator e o personagem ganhariam filme solo e foi esta produção que elevaria tal mitologia a um novo patamar – nível esse não alcançado sequer por sua tão aguardada sequência, Pantera Negra – Wakanda para Sempre (atualmente em cartaz nos cinemas) – e grande parte disso devido à ausência tanto de Chadwick Boseman, quanto do próprio Rei T’Challa – seu personagem neste universo. O ator ainda apareceria no papel em mais dois blockbusters da Marvel: Vingadores – Guerra Infinita (2018) e Vingadores – Ultimato (2019), além de ter como último trabalho a voz na dublagem da série animada What If… ?, da própria Marvel.

Em 2022 completamos dois anos sem o talento do ator – pense em quantos trabalhos significativos ele poderia ter nos presenteado neste tempo. Mas a vida é assim mesmo, repleta de desafios, reviravoltas, mas também muita beleza e boas lembranças. Afinal, sempre teremos seus filmes para relembrar, mesmo que não tenham sido tantos assim – num total de menos de 15 longas – além de algumas séries. E nesta matéria com o propósito de homenagear o ator ranquearemos justamente todos os seus filmes. Para ficar mais interessante, e apresentar as produções menos conhecidas do ator, deixaremos de lado os muito badalados filmes da Marvel citados, em que Boseman viveu o herói Pantera Negra. Desta forma, os fãs terão a oportunidade de conhecer o que mais ele fez. São dez filmes. Confira abaixo.

10 | Deuses do Egito (2016)

Por se tratar de um blockbuster, este primeiro item da lista deve ser familiar de grande parte do público. Talvez o filme funcione mais como um prazer culposo, mas a intenção era criar uma nova superprodução de sucesso, do nível dos filmes Fúria de Titãs – trocando os Deuses da mitologia grega, pelos Deuses da mitologia egípcia (citados no título). Dirigido por Alex Proyas (de O Corvo), o filme conta com um grande elenco e tem tudo para ressurgir como cult daqui a alguns anos. É só esperar. Na história, Chadwick Boseman brilha como o Deus da sabedoria Thoth. Disponível na HBO Max.

09 | The Kill Hole (2009)

Esse foi o primeiro filme de Chadwick Boseman, que na época não esperava ser escalado pela Marvel para o papel de sua vida. Com todo jeitão de produção B ou um telefilme do passado, o longa de orçamento modesto traz o ator no papel de um veterano da guerra do Iraque, que precisa caçar um colega desta época e assim exorcizar crimes de guerra que ambos vivenciaram. Apesar da qualidade técnica pobre e roteiro clichê, Boseman exibe o talento de sempre em sua performance.

08 | King – Uma História de Vingança (2016)

No mesmo ano em que fazia participação no blockbuster Deuses do Egito e aparecia pela primeira vez na pele do Pantera Negra em Guerra Civil, Chadwick Boseman também protagonizava seu próprio veículo na Netflix, com direito a um elenco de apoio de nomes como Alfred Molina, Luke Evans e Teresa Palmer. Thriller violento de vingança, na trama Boseman vive um sujeito sul-africano que chega em Los Angeles procurando sua irmã desaparecida. Logo, ele estará na cola dos responsáveis pelo seu sumiço dela e possível assassinato. Disponível na Netflix.

Não deixe de assistir:

07 | Crime Sem Saída (2019)

Aqui, neste filme policial eficiente, Chadwick Boseman já havia sido o Pantera Negra quatro vezes no cinema para a Marvel – e já era um astro conhecido. Justamente por isso, este suspense atraiu a atenção dos cinéfilos e fãs mais do que seus projetos anteriores. Aqui o ator reina absoluto na pele de um policial em uma missão muito especial e um dos casos mais difíceis de sua carreira: caçar assassinos de policiais, mesmo que para isso precise fechar as 21 pontes da cidade de Nova York e iniciar uma busca minuciosa. O elenco de apoio conta com nomes como J.K. Simmons, Sienna Miller e Taylor Kitsch, e a produção é dos irmãos Russo – os mesmos responsáveis pelos filmes dos Vingadores que o ator fez parte. Boseman também produz o longa. Disponível na Amazon Prime Video / HBO Max.

06 | A Grande Escolha (2014)

Aqui, temos outra participação um pouco menor de Chadwick Boseman, servindo de elenco de apoio, mas roubando todas as cenas em que aparece. Esse foi um dos primeiros trabalhos de destaque do ator. Quem comanda o show é o veterano Kevin Costner, no papel de um experiente olheiro que escala jogadores novatos saídos das universidades para a NFL, a liga nacional de futebol americano. A direção é do saudoso Ivan Reitman – entregando um dos filmes mais sérios de sua carreira. Boseman interpreta um jogador em baixa tentando se reerguer. Disponível na Star+.

05 | Get On Up – A História de James Brown (2014)

A curta carreira do jovem Chadwick Boseman também ficaria marcada por suas fortes interpretações de figuras históricas e emblemáticas da cultura negra norte-americana. E no mesmo ano de sua participação menor no item acima, o ator assumia grande responsabilidade em viver nas telas um dos mais icônicos e importantes artistas negros de todos os tempos: o músico James Brown em sua própria cinebiografia. O filme ainda traz no elenco as vencedoras do Oscar Viola Davis e Octavia Spencer; e muitos torciam para indicações ao Oscar – incluindo a do ator.

04 | Marshall – Igualdade e Justiça (2017)

Mais uma figura lendária e altamente representativa para a cultura norte-americana. Desta vez não um artista ligado ao entretenimento, como o item acima, mas sim um advogado responsável por muitos casos de defesa social. Mais do que isso, tendo começado sua carreira na década de 1940, ao fim dos anos 1960 Thurgood Marshall foi nomeado o primeiro juiz negro da suprema-corte dos EUA. No filme, lançado entre a primeira aparição de Boseman como o Pantera Negra e o primeiro longa solo do herói, o ator vive Marshall; e o elenco conta ainda com Kate Hudson e Sterling K. Brown. Disponível na Netflix.

03 | 42 – A História de uma Lenda (2013)

Esse foi o primeiro filme de Chadwick Boseman que realmente o destacou como futuro astro de Hollywood, mostrando toda a potência de sua interpretação e de quebra o conseguindo a vaga na Marvel. Tudo foi graças a este drama de esporte. E não um drama de esporte qualquer, mas sim um altamente representativo – fechando uma trinca de personalidades negras que transcenderam em suas áreas de atuação. Já tivemos James Brown, Thurgood Marshall e agora chega Jackie Robinson, o primeiro esportista negro profissional do mundo. O jogador escalou derrubando todo o preconceito e o racismo para se tornar um astro do baseball. Um filmaço sobre perseverança e o combate ao mal. Boseman vive Robinson, tão importante para a cultura e a sociedade que em 1997 o número 42 de seu uniforme foi aposentado para que ninguém mais o use, e a partir de 2004 foi criado o Jackie Robinson Day, data em que todos os jogares de baseball nos EUA usam o número 42 para homenagear esta lenda. Disponível na HBO Max.

02 | Destacamento Blood (2020)

Este filme foi lançado dois meses antes da morte de Chadwick Boseman, e se tornou seu penúltimo filme da carreira – e o último com o ator ainda vivo. Boseman lutava sem sucesso contra o câncer que o acometeu, mas seguiu forte como o guerreiro que era. Em seus momentos derradeiros, ainda conseguiu fincar uma parceria com um dos diretores negros mais importantes de todos os tempos: Spike Lee – responsável pelo emblemático Faça a Coisa Certa (1989) e o sucesso recente Infiltrado na Klan (2018). Na trama, Boseman é parte de um elenco de atores negros renomados, que inclui Jonathan Majors, Delroy Lindo e Isiah Whitlock Jr., onde quatro veteranos da guerra do Vietnã retornam ao país décadas após o conflito para encontrar os restos do líder de seu esquadrão e também um tesouro escondido. Disponível na Netflix.

01 | A Voz Suprema do Blues (2020)

No mesmo ano do item acima era lançado também o último trabalho oficial de Chadwick Boseman nas telas, estreando de forma póstuma após a partida do astro. Não por menos, o filme traz a melhor atuação de sua carreira na opinião dos membros da Academia do Cinema nos EUA, afinal rendeu a única indicação ao Oscar para o ator. Baseado na peça de August Wilson e com produção de Denzel Washington, padrinho da carreira de Boseman, a narrativa é bem semelhante a uma peça de teatro e discorre sobre a “mãe” do blues, uma importante cantora negra esquecida – ‘Ma’ Rainey, interpretada pela “monstruosa” Viola Davis. Nesta dinâmica, Boseman vive Levee, um tempestuoso trompetista que será testado até o seu limite durante uma tarde na gravação de um disco. Disponível na Netflix.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS