Desde que os chatbots de Inteligência Artificial chegaram na internet, existem acusações dos roteiristas de Hollywood de que seus roteiros estão sendo usados para treiná-los.
Os chatbots são notavelmente fluentes com referências de filmes, e as empresas parecem estar treinando-os em todas as fontes disponíveis. Um roteirista disse ao The Atlantic que viu IA generativa reproduzir imitações próximas de ‘O Poderoso Chefão‘ e do programa de TV ‘Alf‘ dos anos 1980, mas ele não tinha como provar que um programa havia sido treinado em tal material.
Segundo o The Atlantic, mais de 139 mil roteiros de filmes e séries foram usados para treinar a chatbots de Inteligência Artificial.
Entre eles:
• Filmes indicados para Melhor Filme de 1950 a 2016
• 616 episódios de ‘OS SIMPSONS’
• Episódios de BREAKING BAD pic.twitter.com/6jEWCwP4Pa
— CinePOP (@cinepop) November 26, 2024
O site afirma que muitos sistemas de IA foram treinados no trabalho de escritores de TV e cinema. Não apenas em ‘O Poderoso Chefão‘ e ‘Alf‘, mas em mais de 53.000 outros filmes e 85.000 outros episódios de TV: o diálogo de tudo isso está incluído em um conjunto de dados de treinamento de IA que foi usado pela Apple, Anthropic, Meta, Nvidia, Salesforce, Bloomberg e outras empresas.
O treinamento do chatbot inclui a escrita de todos os filmes indicados para Melhor Filme de 1950 a 2016, pelo menos 616 episódios de ‘Os Simpsons‘, 170 episódios de ‘Seinfeld‘, 45 episódios de ‘Twin Peaks‘ e todos os episódios de ‘The Wire’, ‘Os Sopranos‘ e ‘Breaking Bad‘ Inclui até mesmo diálogos “ao vivo” pré-escritos de transmissões do Globo de Ouro e do Oscar.
Processos estão sendo movidos por conta de copywrite.