Há cinco anos, diversas produções televisivas agraciavam os fãs de boas histórias e dominavam o cenário do entretenimento com incursões inovadoras, angustiantes e recheadas de boas atuações – como é o caso da minissérie ‘Chernobyl’, que se consagrou como uma das mais aclamadas de 2019, ou a releitura modernizada da vida de Emily Dickinson com a série homônima estrelada por Hailee Steinfeld.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista com cinco produções seriadas que completam 5 anos em 2024 para você relembrar, reassisti-las ou até mesmo conhecê-las.
Veja abaixo as nossas escolhas:
DICKINSON
Onde assistir: Apple TV+
Há meia década, Hailee Steinfeld entregava uma das melhores performances de sua carreira com a estreia de ‘Dickinson’. A série de época reconta, de forma contemporaneizada e propositalmente anacrônica, a vida da icônica poeta estadunidense Emily Dickinson, desde suas aspirações a escritora até a represália que sofria da sociedade em que estava inserida ao pai, que não permitia que as filhas seguissem carreira literária. Além da ótima e inesperada condução narrativa, a produção ganhou notoriedade por um elenco de peso que incluiu Anna Baryshnikov e Jane Krakowski.
CHERNOBYL
Onde assistir: HBO Max
Talvez nenhuma outra série tenha tido o impacto em 2019 que ‘Chernobyl’ teve. A história nos leva de volta aos anos 1980 e explora a explosão da usina nuclear de Chernobyl, em Pripyat, Ucrânia, que ocasionou uma devastação em massa na cidade, levando várias pessoas a morrerem em virtude da tóxica radiação. Criada por Craig Mazin, mesmo nome que encabeçaria a aclamada adaptação de ‘The Last of Us’, a minissérie da HBO é impecável do começo ao fim e consegue transformar uma história real em um mitológico épico de suspense com atuações irretocáveis.
OLHOS QUE CONDENAM
Onde assistir: Netflix
‘Olhos que Condenam’, criada por Ava DuVernay, é baseada em uma história real e gira em torno de cinco adolescentes que foram erroneamente julgados culpados pelo estupro de uma corredora no parque mais famoso de Manhattan. À época, as minorias sociais eram varridas para as margens da comunidade urbana – e, tendo como foco principal o tratamento recebido pelos negros pelas autoridades, é mais que natural que sejamos transportados para o memorável bairro do Harlem. Às vésperas de uma nova década, um grupo de trinta jovens “arruaceiros”, como descrito pelos oficiais, perturbou a paz dos transeuntes nova-iorquinos e culminou na prisão de um grupo que, como ficaria provado quase duas décadas mais tarde, não tinha nada a ver com o ocorrido.
EUPHORIA
Onde assistir: HBO Max
Rendendo a Zendaya duas estatuetas do Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama e criada por Sam Levinson, ‘Euphoria’ estreava há cinco anos e foi baseada na produção israelense homônima lançada em 2012. A trama é envolta em drogas, sexo, busca por identidade, traumas, redes sociais, amor e relacionamentos. Todas essas temáticas serão relatadas pela ótica de Rue, uma garota de 17 anos viciada em drogas e mentirosa.
GOOD OMENS
Onde assistir: Prime Video
‘Good Omens’ consagrou-se como uma das melhores adaptações dos escritos de Neil Gaiman e angariou fãs ao redor do mundo por sua narrativa extremamente satírica e ácida. Baseada no romance ‘Belas Maldições’, assinado por Gaiman e Terry Pratchett, a trama acompanha um anjo chamado Aziraphale (Michael Sheen) e um demônio chamado Crowley (David Tennant), que deixam suas diferenças de lado para unirem forças e impedir que o Céu e o Inferno deem continuidade ao nascimento do Anticrisito e ao apocalipse – que varrerá a humanidade para sempre da Terra.