quinta-feira, abril 18, 2024

China pode ampliar acesso do cinema hollywoodiano ao país

Depois de uma ligação “extremamente cordial” entre o presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping, uma fonte de notícias apoiada pelo governo projetou uma expansão para a cota de filmes da China e uma maior parcela da receita de bilheteria para os estúdios de Hollywood.

Espera-se que a China amplie sua cota de importação de filmes estrangeiros e permita a Hollywood uma maior participação na bilheteria, depois que autoridades governamentais e representantes da indústria da China e dos EUA se reunirem para renegociar os termos comerciais no final deste mês.

O Global Times, um influente jornal apoiado pelo estado, prevê que uma dúzia de mais filmes serão adicionados à cota, citando especialistas da indústria local. A saída também previu que a parcela da receita de bilheteria que os distribuidores norte-americanos têm direito a tomar passará dos atuais 25% para a média internacional de 40%.

Conhecido pelo seu tom populista e inclinação pró-governo, o Global Times ocasionalmente é visto como um indicador para a direção política. O artigo também foi publicado na edição inglesa do Diário do Povo, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês.

O timing da análise afiliada ao estado poderia ser significativo, dado que o presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping falaram por telefone na quinta-feira. De acordo com a Casa Branca, Trump ofereceu a Xi uma afirmação da política de “Uma China”, que serviu de base para as relações sino-americanas por uma geração. Trump tumultuou o relacionamento EUA-China em janeiro, questionando publicamente se era necessário honrar a política. Acredita-se que a ligação tenha melhorado as relações consideravelmente – pelo menos temporariamente. A Casa Branca descreveu a conversa como “extremamente cordial”, e é entendido que Xi afirmou a Trump que a China está disposta a fortalecer a cooperação com os EUA em várias áreas, incluindo comércio e investimento.

A China emprega vários meios para proteger sua crescente indústria cinematográfica doméstica da dominação de Hollywood. A medida mais notória é a cota severa que limita o número de filmes estrangeiros permitidos no mercado local em termos de partilha de receitas.

Sob o acordo de cinco anos, que foi assinado pelo ex-vice-presidente Joe Biden e presidente chinês Xi Jinping em fevereiro de 2012, a China aceita 34 filmes no exterior por ano, com 14 dos títulos necessários para ser 3D ou filmes de grande formato.

O acordo de 2012 resolveu temporariamente um amargo conflito comercial, que envolveu Washington apresentando uma queixa oficial à Organização Mundial do Comércio alegando que a China injustamente restringiu o acesso ao seu mercado. Anteriormente, a China tinha permitido apenas 20 filmes importados e distribuidores estrangeiros obteve apenas 13 por cento da receita.

Os chefes da indústria cinematográfica em ambos os lados do Pacífico esperam que a liberalização continue quando o acordo existente expirar. Os reguladores de filmes da China ofereceram algumas dicas de relaxamento no final de 2016. Em um esforço para neutralizar uma recessão na bilheteria local, os reguladores embalaram a programação de lançamento de dezembro com filmes adicionais de Hollywood, elevando o total do ano para 39 títulos importados em vez de 34. Reguladores do setor classificaram os lançamentos extras como “projetos de intercâmbio cultural” especiais, negando que o limite usual havia sido violado – mas a maioria dos analistas via a mudança como uma modesta expansão de fato da cota.

A complicada relação entre o cinema norte-americano e a indústria chinesa já resultou no banimento de alguns grandes sucessos de crítica e bilheteria no país comunista, como ‘Lara Croft: Tomb Raider’, o vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2007, ‘Os Infiltrados’, ‘Piratas do Caribe: No Fim do Mundo’, e mais recentemente, ‘Deadpool’. Dentre as justificativas, além da cota pré-estabelecida, está o teor das produções, bem como a forma como a China é retratada em algumas elas.

Não deixe de assistir:

Mercado chinês

Recentemente o novo King Kong garantiu seu lançamento no mercado chinês, um dos mais importantes do mundo. A Legendary Pictures confirmou que o filme será lançado no dia 24 de março na China.

Porém, vale ressaltar que mesmo com a boa notícia, ‘Kong: A Ilha da Caveira‘ precisa se cuidar, pois uma semana antes o aguardado live-action de ‘A Bela e a Fera‘ também será lançado no país, podendo dificultar sua arrecadação na China.

A estreia mundial está prevista para o dia 9 de março de 2017 nos formatos 2D, 3D e IMAX.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS