domingo, abril 28, 2024

CinePOP está entre os votantes do Globo de Ouro 2024; saiba mais

Nesta terça-feira, dia 10 de abril, o Globo de Ouro anunciou a inclusão de 215 membros votantes de fora dos EUA para a próxima 81ª edição da premiação, prevista para 7 de janeiro de 2024.

Entre os 310 críticos/jornalistas responsáveis pela escolha dos ganhadores na segunda maior cerimônia de premiação do cinema e televisão, depois do Oscar e Emmy, estão 16 brasileiros. O CinePOP está representado pela jornalista e crítica de cinema Letícia Alassë. Esta é a maior expansão da HFPA (Hollywood Foreign Press Association) desde a sua fundação em 1943. 

Aumento de representatividade

O objetivo da abertura para críticos de diversos países é uma maior diversidade e, consequentemente, representatividade na premiação das produções audiovisuais. Para ter uma ideia, a nova configuração de votantes é composta de 25% latinos, 14% asiáticos, 10% negros, 9% do Oriente Médio e 42% brancos. De acordo com a HFPA, 17% do corpo votante se identifica como LGBTQIA+.

Para a próxima edição, o corpo votante representa um total de 76 países, incluindo os recém-adicionados Camarões, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Cazaquistão, Malásia, Sérvia e Tanzânia. O Brasil, por exemplo, até o ano passado tinha apenas cinco votantes internacionais. Ou seja, o país obteve um aumento de mais de 100% de representatividade na premiação. 

Seleção dos membros 

Os critérios para votantes internacionais incluem residir fora dos EUA e possui textos jornalísticos de entretenimento para meios de comunicação internacionais, incluindo impresso, audiovisual, rádio, fotografia e online. De acordo com anúncio da HFPA, as solicitações foram revisadas e qualificadas pelo Comitê de Credenciais, composto por uma maioria de jornalistas independentes externos e profissionais da indústria de entretenimento. 

No Globo de Ouro 2023, os grandes vencedores foram Os Fabelmans (Filme Drama), Os Banshees de Inisherin (Filme Comédia/Musical), A Casa do Dragão (Série Drama) e Abbott Elementary (Série Comédia/Musical). Vale ressaltar: “É uma enorme honra para mim, Letícia Alassë, representar o CinePOP e o Brasil em uma votação de grande prestígio internacional”. 

Confira a lista completa dos membros votantes de todos os países para a 81ª edição dos Golden Globes no site oficial.

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS