sexta-feira, março 29, 2024

CinePOPcast #9 – Indicados e Preferidos do Oscar 2014

O CinePOPcast está de volta, e nesse episódio Renato Marafon, Pimp(Mal)Marcel Camp e Dudu Chaves conversam sobre os filmes indicados ao Oscar 2014.

Ouça:

Baixe:

» Podomatic

 

Edição: Ipitácio Oliveira

Imperdível!

 

Grande favorito quando se começaram as especulações ao Oscar 2014, o drama sobre a escravidão ‘12 Anos de Escravidão‘ foi perdendo espaço para dois outros grandes tubarões das premiações deste ano. No final, ficou com 9 indicações, incluindo melhor filme, melhor diretor (Steve McQueen), melhor ator (Chiwetel Ejiofor), melhor ator coadjuvante (Michael Fassbender) e melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o). Sem ganhar destaque no Globo de Ouro, o drama deve ser o ‘Lincoln‘ deste ano: muito bafafá para poucas estatuetas.

Por fim, o Oscar deste ano foi polarizado por dois longas que chegaram de mansinho, e cravaram seu espaço nos prêmios e também nas bilheterias. A disputa do Oscar ficará entre ’Gravidade‘ e ‘Trapaça‘.

Não deixe de assistir:

Com o maior apelo comercial de todos os indicados, ’Gravidade‘ mistura o cinema de arte com blockbuster. É um espetáculo visual em 3D que já deixa quase certa a estatueta de Melhor Diretor para o talentosíssimo Alfonso Cuarón.

Vindo de uma sequência incrível de ótimos trabalhos, como Grandes Esperanças (1998), E Sua Mãe Também (2001), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e Filhos da Esperança (2006), o cineasta mexicano retorna, depois de sete anos, com o longa-metragem Sci-Fi que se mostra extremamente ousado, no melhor sentido da palavra, tanto do ponto vista estético quanto narrativo. E, sim, acredito que tenha impetrado eficácia, em quase todos os sentidos.

Numa premissa ligeiramente simplória, somos, imediatamente, transportados para o espaço, onde uma equipe americana de astronautas, conduzida por Ryan Stone (Sandra Bullock) e Matt Kowalski (George Clooney), está numa missão de restauração ao telescópio Hubble. Quando, de repente, ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços, decorrente da destruição de um satélite, atingido por um míssil russo. Mesmo avisados sobre o caso, não há tempo necessário para que retornem a sua estação, que por sua vez também foi destruída, fazendo com que fiquem perdidos no ambiente mais hostil que se tem notícia: o universo.

Com três prêmios no Globo de Ouro – Melhor Filme (Comédia ou Musical), Melhor Atriz (Amy Adams) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Lawrence), ‘Trapaça‘ (American Hustle) foi o destaque cinematográfico na premiação e sai na frente pela corrida para o Oscar.

Trapaça‘ conta a história de um vigarista brilhante, Irving Rosenfeld (Christian Bale), que, juntamente com sua parceira igualmente esperta e amante, Sydney Prosser (Amy Adams), é obrigado a trabalhar para um agente louco do FBI, Richie DiMaso (Bradley Cooper). DiMaso os atrai ao mundo do tráfico de influências e da máfia de Jersey que é tão perigoso quanto sedutor. Jeremy Renner é Carmine Polito, o político de New Jersey passional e volátil, encurralado entre os vigaristas e os agentes federais. Rosalyn (Jennifer Lawrence), a esposa imprevisível de Irving, pode ser a responsável por puxar o fio da meada que derrubará todo o seu mundo.

Assim como os filmes anteriores de David O. Russell, ‘Trapaça‘ desafia qualquer classificação de gênero, contando uma história de amor, reinvenção e sobrevivência.

O trono de melhor filme será disputado por ‘Trapaça‘, ‘Capitão Phillips‘,’Clube de Compras Dallas‘, ‘Gravidade‘, ‘Ela‘, ‘Nebraska‘, ‘Philomena‘, ‘12 Anos de Escravidão‘ e ‘O Lobo de Wall Street‘.

Será um Oscar de poucas surpresas e muitas certezas, mas de ótimos filmes que merecem ser conferidos e degustados.

O CinePOP cobrirá AO VIVO a cerimônia de entrega do Oscar 2014, no dia 2 de março. Você está convidadíssimo ao nosso divertido bate-papo anual, com comentários que vão dos vestidos aos premiados.

 

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS