quinta-feira, abril 18, 2024

‘Coco’: Diretores da animação sobre o Dia dos Mortos falam sobre diversidade

A próxima animação da Pixar, ‘Coco’, trará um retrato cultural bem forte sobre as tradições mexicanas.

Dirigido por Lee Unkrich e Adrian Molina, a produção – que esteve em desenvolvimento por seis anos na Pixar – parece surgir no momento exato, em meio aos turbilhões sociais vivenciados pelo país mediante o presidente Donald Trump.

E sobre a diversidade presente na trama, o diretores da animação conversaram com o site Den of Geek, comentando a importância da união entre as culturas, ao invés da separação entre as nações.

De acordo com Unkrich:

“Nós não fazemos filmes com mensagens implícitas, mas dito isso, é importante pontuar que dirigimos uma produção sobre uma cultura bem particular. E sobre o contexto que vivemos hoje, não dá para negar que fazemos parte de uma comunidade global, goste ou não. Existem diversos tipos de pessoas, culturas distintas e cores diferentes no nosso mundo. E eu acho que nada ficará melhor se nos dividirmos. Precisamos aceitar que convivemos com gente de outras culturas, com crenças que diferem da nossa e eu espero que lançar um filme desse porte, onde os personagens são humanizados, faça com que as pessoas se envolvem nesta história, não se atendo aos atributos culturais da vila e seus estereótipos, mas enxergando essas figuras como apenas pessoas. Dessa forma, pode ser que venhamos a dar um passo à frente, em direção à aceitação e recepção da nossa comunidade global”.

Molina, que possui raízes mexicanas, compartilhou suas tradições quando criança, que poderão ser testemunhadas pela audiência nos cinemas:

“Minha família é mexicana, minha mãe nasceu em Jalisco. Mas onde ela cresceu, a tradição do Día de Los Muertos não era exatamente como veremos no filme. Mas um aspecto com o qual eu me identifiquei muito em ‘Coco’, em se tratando da maneira como lidamos com a morte no seu familiar, é que nesse ambiente nós sempre conversávamos sobre aquele ente querido que já partiu. Minha mãe costumava falar sobre seu irmãozinho que tanto amava, nos contando histórias antigas e divertidas sobre ele. Meu tio faleceu antes mesmo de eu nascer, mas eu me recordo da minha mãe relembrando algumas memórias com muito amor, sempre compartilhando algo com todos nós”.

 

A história será a respeito de garotinho de 12 anos chamado Miguel. Ele foi criado em uma vila mexicana que acredita ter sido amaldiçoada pela música. Dessa forma, o garoto vai em busca de seu ídolo Ernesto de la Cruz, já falecido, para que ele o ajude em busca de seus grande sonho de se tornar músico.

Para isso, Miguel vai até o mundo dos mortos e com a ajuda de um esqueleto chamado Hector, o garoto terá que encontrar De La Cruz, conseguir a bênção de sua família para o grande sonho e ainda conseguir voltar para o mundo dos vivos antes que seja tarde demais.

Confira, com imagens:

Não deixe de assistir:

coco

coco_1

A direção é de Lee Unkrich, vencedor do Oscar por ‘Toy Story 3’.

Coco‘ tem estreia marcada nos Estados Unidos para 22 de novembro de 2017.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS