Com Lázaro Ramos, longa-metragem brasileiro ‘Feito Pipa’ fará estreia mundial no 76º Festival de Berlim

O cinema brasileiro segue marcando presença nas prestigiadas telas do mundo. O longa-metragem Feito Pipa, dirigido por Allan Deberton e estrelado por Yuri Gomes, Teca Pereira e Lázaro Ramos, fará sua estreia mundial na programação oficial do 76º Festival de Berlim, na mostra oficial competitiva Generation, dedicada a filmes com temáticas e protagonistas infantojuvenis.

Produzido pela Deberton Filmes e pela Biônica Filmes, em coprodução com a Warner Bros., e com distribuição no Brasil da Paris Filmes, o longa acompanha a história de Gugu, um menino de quase 12 anos que sonha em se tornar jogador de futebol e vive com a avó Dilma, uma professora aposentada que o cria de forma livre e afetuosa. Quando a avó fica frágil, Gugu tenta esconder essa situação a qualquer custo, com medo de ser separado dela e ser obrigado a morar com o pai, que não o aceita como ele é. 

Deberton comentou a seleção para o Festival de Berlim: “um sonho acontecendo! A conquista da melhor vitrine que este filme poderia ter. Pessoalmente, é muito emocionante ver um filme que fala de desejo de pertencimento, de família e de coragem sendo acolhido num festival onde o olhar é exigente e afetuoso ao mesmo tempo. É como se a Berlinale dissesse: ‘essa experiência importa’. E isso dá ao filme um alcance simbólico e humano gigantesco.”

Com roteiro de André Araújo e rodado em Quixadá e cidades vizinhas do interior do Ceará, o filme se passa às margens da barragem de Araújo Lima, onde após anos de seca revela uma antiga cidade submersa em ruínas. A obra constrói uma narrativa sensível sobre amadurecimento, memória, afeto e amor. 

A produção ainda conta com um elenco formado por Carlos Francisco e Georgina Castro.

A estreia na Berlinale 2026, que será realizada de 12 a 22 de fevereiro,  consolida mais um passo internacional na trajetória de Deberton, que apresenta ao público internacional uma obra delicada e potente sobre infância, liberdade e resistência afetiva.

Notícias

‘Stranger Things’ lidera audiência do streaming no 1º semestre dos EUA

'Stranger Things', fenômeno da Netflix, continuou dominando o cenário...

‘A Múmia 4’: Oded Fehr tem retorno CONFIRMADO na sequência

Segundo o Deadline, Oded Fehr e Kevin J. O'Connor irão retornar para...

‘Cirurgias e Artimanhas’: Série com astro de ‘Maze Runner’ é renovada para a 3ª e ÚLTIMA temporada

Segundo o Deadline, o Hulu revelou que 'Cirurgias e Artimanhas' (The Artful Dodger),...

‘Hercule’: Série da BBC sobre o ICÔNICO detetive Poirot anuncia elenco completo

Segundo o Deadline, dez novos nomes foram confirmados no elenco de 'Poirot',...

‘Ascent’: Viola Davis irá estrelar nova série de SUSPENSE da Paramount+

A Paramount+ deu sinal verde para 'Ascent', nova série de suspense...
Thiago Nolla
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.