quinta-feira, março 28, 2024

Como o Final de ‘WandaVision’ vai influenciar em ‘Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura’?

[ANTES DE COMEÇAR A MATÉRIA, FIQUE CIENTE QUE ELA ESTÁ RECHEADA DE POSSÍVEIS SPOILERS] 

Se você ainda não assistiu ao último episódio de WandaVision, não leia esta matéria, a menos que não se importe com spoilers.

WandaVision terminou com uma cena pós-créditos que será muito importante para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel. E como a Feiticeira Escarlate já está confirmada na segunda aventura do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), acreditamos que ela terá bastante influência na trama. Quer dizer, mais do que ela em si, o Darkhold deve ser peça central de todas as possíveis desgraças que aconteçam daqui para frente no Mundo Mágico Marvel. Pensando nisso, separamos cinco vilões com motivações relacionadas a série que não apenas se encaixam em Doutor Estranho: No Multiverso da Locura, mas também na frase de Agatha Harkness (Kathryn Hahn) afirmando que Wanda liberou algo terrível em WandaVision. Confira!

 

Chthon

Como vimos ao longo de WandaVision, o livro que a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) aparece lendo na segunda cena pós-créditos é o artefato místico Darkhold, um livro cuja criação data de antes da submersão de Atlântida, e que estava em posse da bruxa Agatha Harkness. Nos quadrinhos, ele é feito de matéria escura e foi escrito por Chthon, uma criatura anciã que é conhecida por ser o primeiro praticante de magia obscura do Universo Marvel. Por lidar com a energia do caos e com esse tipo específico de magia, os poderes de Wanda tem sim ligação com Chthon, que transferiu parte de sua energia para a futura feiticeira no momento em que ela nasceu. Seu plano era conseguir manipular a versão adulta de Wanda para utilizar os “Hex Powers” – já ouvimos sobre eles na série – da garota para remodelar o universo de acordo com seu desejo. Mas por que esse livro é tão especial? Forjado na dimensão infernal, ele possui as instruções de como realizar todos os feitiços conhecidos, o que possibilita ao seu portador construir ou trazer para si tudo o que deseja. Um dos casos mais famosos dos quadrinhos é a criação dos lobisomens, que dão muito trabalho para personagens como o Blade e o Cavaleiro da Lua. Agora que Wanda se tornou a Feiticeira Escarlate, pode ser que a Marvel o traga para os cinemas para ajudar a explicar o surgimento de seus poderes mágicos na infância, e mostrá-lo tentando remodelar o mundo a seu bel prazer. Além disso, o Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor) deve aparecer já como um vilão fundamentalista, que pode acabar se envolvendo com a magia das trevas e, consequentemente, com Chthon.

Mephisto
 

Os fãs esperavam que o demônio Mephisto desse as caras já em WandaVision. Porém, a trama acabou sendo mais intimista, resolvendo focar mais em Wanda lidando com seu luto e com o Visão (Paul Bettany) tentando entender exatamente o que ele é. Pois bem, esse capiroto teve a aparição especulada porque sua história está amarrada com a de Wanda e seus bebês nos quadrinhos. Isso porque Billy e Tommy acabam sendo gerados com pedaços da alma de Mephisto. Então, quando o demônio se recompõe, ele tenta absorver os pedaços faltantes de sua alma, ocasionando a “morte” dos gêmeos Maximoff. Isso leva Wanda a perder a cabeça, surtar, matar metade dos Vingadores, incluindo o Visão, e passar a ser considerada uma ameaça. Porém, os gêmeos lutam contra ele e conseguem reencarnar em novos corpos, permitindo que eles assumissem papéis de super-heróis: Wiccano e Célere. A série já nos mostrou que Wanda é agora considerada uma vilã por conta do sequestro do povo de Westview, então é pouco provável que Mephisto aparecesse para reforçar esse status de má da feiticeira. No entanto, na cena pós-créditos, vemos que, enquanto Wanda relaxa, a Feiticeira Escarlate ouve seus filhos gritarem de desespero, e estuda o Darkhold como se buscasse uma forma de trazê-los de volta. É possível que ele surja como a criatura liberada por Wanda ao assumir os poderes de Feiticeira Escarlate e cause um inferno interdimensional. Outro boato que ajudaria nessa aparição seria uma suposta participação do Motoqueiro Fantasma na trama.

Pesadelo

Já faz algum tempo que o Pesadelo, ou melhor… A Pesadelo é cotada para ser a vilã de Doutor Estranho 2. Inclusive, teve veículo que já deu como certa a escalação de Eva Green para o papel, mas como a Marvel não confirmou, trataremos apenas como um boato. Pois bem, nos quadrinhos, o Pesadelo é uma criatura ridiculamente poderosa que começou como um servo do Senhor do Caos, Shuma-Gorath – um polvão infernal gigantesco que já estragou a vida de muita gente. Só que o servo se viu mais forte que o mestre e partiu rumo à Dimensão dos Sonhos, onde passou a canalizar o medo dos pesadelos mortais para deixá-lo ainda mais poderoso. Responsável por, como sugere o nome, nossos pesadelos, o vilão se vicia no medo e fica dependente dele, assim como um usuário de drogas. Isso o leva à Terra, onde ele consegue aterrorizar ainda mais gente implantando sonhos ruins em suas mentes, e suga ainda mais medo. Fora isso, ele consegue manipular energia escura e os sentimentos alheios, dois pontos fracos não apenas da Wanda, mas do próprio Doutor Estranho. Conforme os episódios de WandaVision foram estreando, os fãs começaram a reparar que o uso da palavra “pesadelo” estava ficando cada vez mais frequente, beirando o repetitivo, o que motivou alguns deles a especularem que o vilão já poderia aparecer na série. Agora que temos um filme envolvendo a Wanda, magia, viagens dimensionais e o Mago Supremo, o/ a Pesadelo parece um antagonista de respeito.

Shuma-Gorath

Não deixe de assistir:

 


Baseado nos monstros de H.P. Lovecraft, o Shuma-Gorath é o caos em essência. Adorado pelos Incas como um deus, o monstrão é considerado um semideus caótico que faz uso de seus tentáculos para manipular dimensões, o que não apenas legitima o Multiverso, como também o coloca como uma das criaturas mais poderosas dele, senão a mais poderosa. Imortal, a única forma de detê-lo é aprisionando-o em outras dimensões com feitiços que o impeçam de atravessá-la. Sim, ele é capaz de atravessar, se teletransportar e manipular as dimensões com muita facilidade. Como se isso tudo não fosse o bastante, ele também dispara raios de energia pelo olho e ostenta um controle mental para iludir e manipular outras criaturas poderosas para servi-lo como arauto. Consciente de seu poder, ele é um poço de arrogância. E convenhamos, se você fosse o arauto do caos, um ser tão poderoso que consegue controlar forças universais, você provavelmente também seria bem arrogante. Enfim, considerando que o Darkhold é feito com a Magia do Caos e aparentemente uma criatura poderosíssima foi libertada quando Wanda incorporou a caótica Feiticeira Escarlate, por que não acreditar que um dos vilões mais famosos do Mago Supremo, famoso por representar o caos universal, não poderia ser o tal monstro?
Feiticeira Escarlate
Ok, ok, essa aqui não vai agradar a todos, mas é bem coerente. Havia uma esperança de que o Doutor Estranho apareceria em WandaVision para ajudar Wanda a lidar com os problemas da magia. Como ele não apareceu e vimos a Wanda relaxando enquanto a Feiticeira Escarlate estava estudando no plano astral, pode ser que a entidade “escarlate” seja a grande ameaça da vez. Nos quadrinhos, a personagem já assumiu esse papel de vilã algumas vezes, sempre ocasionadas por surtos envolvendo perdas pessoais. E se o MCU estiver introduzindo essa nova faceta superpoderosa para colocar Wanda em um processo de “dupla personalidade”? Como assim? Bem, mais ou menos como a FOX fez com a Fênix Negra nos filmes do X-Men, mostrando a entidade assumindo o corpo mortal de Jean Grey e causando tumulto e horror por aí. E é interessante reparar que diferentemente do próprio Doutor Estranho, que sempre aparece com a mesma roupa nos planos físico e astral, Wanda utiliza roupas diferentes nos dois planos, talvez indicando que não sejam a mesma pessoa, apesar de dividirem aquele corpo. E como a Feiticeira já está sendo vista como vilã, isso justificaria com mais facilidade a presença dela no filme do Doutor Estranho, o guardião da nossa realidade.
WandaVision está disponível no Disney+
Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura está previsto para estrear em março de 2022

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS