Confira a programação COMPLETA do Olhar de Cinema em Curitiba até o dia 13 de Junho

Na última quinta-feira (4), o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba deu início a sua 15ª edição, um ponto significativo para a trajetória do evento, que é um dos mais importantes de cinema do Brasil.

A programação, que é marcada por 80 produções, entre longas e curtas-metragens, segue até o dia 13 de junho, com estreias nacionais e mundiais, produções restauradas, clássicos, títulos para a criançada, filmes paranaenses e muito mais.

Confira as próximas sessões:

Dia 10 de junho

Museu Oscar Niemeyer 

Competitiva Internacional

– “Se Pombos Virasse Ouro” (“If Pigeons Turned to Gold” | Dir. Pepa Lubojacki | República Tcheca, Eslováquia | 2026 | 110’) –  Uma mulher explora a luta geracional de sua família contra o alcoolismo através de uma perspectiva profundamente pessoal, misturando imagens documentais, ritmo, texto e imagens aprimoradas por IA para criar um retrato honesto e compassivo dos impactos do vício.
Sessão:   10 de junho, às 18h15 – Museu Oscar Niemeyer

Competitiva Brasileira

– “Adulto/Homem” (Dir. Pedro Diógenes | Brasil | 2026 | 70’) – O que podem dizer 20 rostos de atores que estão à espera de um teste de elenco?
Sessão:   10 de junho, às 21h – Museu Oscar Niemeyer

Cine Passeio (Sala Luz) 

Competitiva Brasileira

– “Reparação” (Dir. Marcus Curvelo | Brasil | 2026 | 70’) – No dia em que completa 35 anos, Marcus e sua mãe procuram um lugar no litoral para espalhar as cinzas do pai. Quando sua mãe adoece, ele passa a sentir que o sal do mar onde o pai descansa corrói lentamente a sua vida.
Sessão:   10 de junho, às 13h30 – Cine Passeio (Sala Luz)

Competitiva Internacional

– “Não Me Deixe Morrer” (“Nu mă lăsa să mor” | Dir. Andrei Epure | Romênia, Bulgária, França | 2025 | 108’) –  Certa manhã, Maria descobre o corpo de uma vizinha na entrada do prédio. A morte dela passa a assombrála e as noites se tornam mais longas.
Sessão:   10 de junho, às 15h10 – Cine Passeio (Sala Luz)

Olhares Clássicos Cine Passeio

– “Vento Norte” (Dir. Salomão Scliar | Brasil | 1951 | 73’) – A rotina de uma pequena vila de pescadores no litoral do extremo sul do Brasil é abalada pela chegada de um misterioso forasteiro. Sua presença irá despertar paixões e desencadear uma série de ações violentas entre os habitantes locais, conduzindo a trama a um desfecho trágico.
Sessão:   10 de junho, às 17h30 – Cine Passeio (Sala Luz)

Olhar Retrospectivo

“As Donzelas de Wilko” (“Panny z Wilka” | Dir. Andrzej Wajda | Polônia | 1979 | 116’)

Sinopse: Wictor se muda para a casa de seu tio no interior. Ele visita a propriedade vizinha dos Wilko. Quinze anos antes, ele havia passado férias maravilhosas lá, com as seis irmãs que moravam no local.
Sessão:   10 de junho, às 19h30 – Cine Passeio (Sala Luz)

Cine Passeio (Sala Ritz) 

Novos Olhares

 “Segunda Pele” (Dir. Dea Ferraz | Brasil | 2025 | 60’) –  Segunda Pele testemunha 6 artistas habitando seus corpos. Mulheres que atravessam a própria pele para nos falar de suas existências. De uma forma experimental e poética, o filme faz uma jornada do corpo marcado ao corpo fluido, tentacular e livre.
Sessão:   10 de junho, às 14h45 – Cine Passeio (Sala Ritz)

Exibições Especiais

 “Histórias de um Bom Vale” (“Histoires de la bonne vallée” | Dir. José Luis Guerin | Espanha, França | 2026 | 122’) – Nos arredores de Barcelona, Vallbona é um enclave cercado por um rio, linhas férreas e uma rodovia. Antonio, filho de trabalhadores catalães, cultiva flores ali há quase 90 anos. Ele é acompanhado por Makome, Norma e Tatiana, que vêm de diferentes origens sociais. Ao ritmo da música, de banhos proibidos e de amores florescentes, uma forma poética de resistência emerge diante dos conflitos urbanos, sociais e identitários do mundo.
Sessão:   10 de junho, às 16h15 – Cine Passeio (Sala Ritz)

Olhares Clássicos Cine Passeio

– “As Harmonias de Werckmeister” (“Werckmeister harmóniák” | Dir. Béla Tarr, Ágnes Hranitzky | Hungria | 2000 | 145’) –  Adaptado de um romance de László Krasznahorkai, As Harmonias de Weckmeister se desenrola em um tempo desconhecido, em um vilarejo sem nome, onde, um dia, um circo misterioso — com direito a uma enorme baleia empalhada e uma figura sombria e demagógica conhecida como o Príncipe — chega e parece despertar nos cidadãos uma espécie de loucura que caminha inexoravelmente em direção à violência.
Sessão:   10 de junho, às 19h00 – Cine Passeio (Sala Ritz)

 

Cinemateca 

Competitiva Brasileira de curtas

– “Disciplina”; “Marimbã está acontecendo”; e “Pirexia” (80’).
Sessão:   10 de junho, às 13h45 – Cinemateca

– “Disciplina” (Dir. Affonso Uchôa | Brasil | 2026 | 45’) – Kelly, jovem professora de Português, começa a dar aulas em uma escola pública. Em uma aula, ela discute com Nicolas, jovem aluno do segundo ano, e os dois tem de resolver o confl ito diante do diretor. A discussão traz ensinamentos: Kelly aprende que na periferia do Brasil, a exceção é a regra; e Nicolas aprende que é preciso reconstruir o presente para ver o futuro.

– “Marimbã está acontecendo” (Dir. Maryn Marynho | Brasil | 2026 | 15’) – O pensamento de Marimbã percorre diversos sonhos através das águas, tecendo relações de afeto para corpos dissidentes, em um vislumbre de futuro possível. Transparentalidade, rede de apoio, infância, envelhecimento, espiritualidade… como nós, pessoas trans, imaginamos estar daqui 20, 40, 60 anos?

– “Pirexia” (Dir. Nico da Costa | Brasil | 2026 | 20’) – Baby, um rockstar em ascensão, é atormentado por uma febre que o impede de criar músicas novas. Ao receber uma ligação de Pepeu, seu ex-companheiro musical e ex-amante, eles decidem compor uma última música juntos: uma melodia de cura e ressurreição para ser tocada em uma noite de lua de sangue.

 

PGM-1 Competitiva BR/INT

 “Outra Terra”; “O Inimigo”; e “Disciplina” (80’).
Sessão:   10 de junho, às 15h45 – Cinemateca

– “Outra Terra” (“Another Earth” | Ben Russell | França | 2025 | 11’) – Da boca à caverna, do fogo à tela, da guerra à pele, este é um vertiginoso retrato em 16mm de um presente cada vez mais caótico, cujos contornos políticos são afetados por tudo e por nada ao mesmo tempo. Nas palavras de Zadie Smith: O tempo não é o que é / Mas como é sentido

 “O Inimigo” (“Il nemico” | Dir. Andrej Chinappi | Itália | 2025 | 17’) –  Durante uma viagem à montanha, um grupo de crianças passa a tarde brincando de guerra. Quando uma criança local pede para se juntar a elas, recebe o papel de “inimigo”. Essa escolha aparentemente inocente levará a consequências inesperadas.

– “Disciplina” (Dir. Affonso Uchôa | Brasil | 2026 | 45’) – Kelly, jovem professora de Português, começa a dar aulas em uma escola pública. Em uma aula, ela discute com Nicolas, jovem aluno do segundo ano, e os dois tem de resolver o confl ito diante do diretor. A discussão traz ensinamentos: Kelly aprende que na periferia do Brasil, a exceção é a regra; e Nicolas aprende que é preciso reconstruir o presente para ver o futuro.

Novos Olhares

– “Passado Futuro Contínuo” (“Past Future Continuous | Dir. Firouzeh Khosrovani, Morteza Ahmadvand | Irã, Noruega, Itália | 2025 | 76’) – Aos vinte anos, Maryam fugiu do Irã escondida em uma pele de carneiro. Décadas depois, agora vivendo nos EUA, ela permanece atada à casa para a qual não pode mais retornar. Através de câmeras de vigilância instaladas na casa de seus pais idosos, imagens de vídeo tremeluzentes se tornam sua única janela para um mundo deixado para trás. Este documentário íntimo e poético explora o exílio, a memória e os laços invisíveis que persistem através da distância e do tempo.
Sessão:   10 de junho, às 17h30 – Cinemateca

PGM-2 Competitiva BR/INT

– “Má Sorte”; “Duwid Tuminkiz – Makunaima é Duwid?”; “Um Filme Para Lembrar da Utopia”; “Cada Época Sonha com a Próxima”;  “Pirexia” (90’).
Sessão:   10 de junho, às 19h45 – Cinemateca

– “Má Sorte” (“Bad Luck” | Dir. Jan Eilhardt | Alemanha | 2025| 17’) – Um musical interseccional centrado em um coletivo ativista de dançarinos com e sem deficiência, onde o pé lesionado de uma solista faz com que os outros se esforcem para encontrar uma maneira de encenar sua estreia iminente, enquanto tentam evitar um mergulho no abismo de suas próprias neuroses.

– “Duwid Tuminkiz – Makunaima é Duwid?” (Dir. Gustavo Caboco Wapichana | Brasil | 2026 | 15’) – Makunaima é Duwid? Uma pergunta, um processo, um filme e memória viva do povo Wapichana. O filme propõe um mergulho nas narrativas tradicionais Wapichana a partir do território da Serra da lua, em Roraima. O roteiro instiga o público a uma reflexão sobre o famoso personagem Macunaíma de Mário de Andrade, que completará 100 anos em 2028 e suas relações com as suas raízes indígenas, em especial do Povo Wapichana.

– “Um Filme Para Lembrar da Utopia” (Dir. Reinaldo Cardenuto | Brasil | 2026 | 20’) – Nos registros cinematográficos de Esdras Baptista, por décadas guardados em sua residência, é possível sentir o fervor dos que acreditaram em um novo amanhã. Filmadas no Brasil do início dos anos 1960, no calor de uma política libertária em movimento, as imagens do cineasta materializam a incandescência dos desejos coletivos no instante de sua eclosão. A utopia, mesmo inalcançável, nunca é mera abstração. Força que mobiliza ações e sentimentos, ela constitui o ímpeto necessário à existência.

 “Cada Época Sonha com a Próxima” (“Every Epoch Dreams the Next” | Dir. Johannes Gierlinger | Áustria, Albânia | 2025 | 18’) – Começando com um excerto de um longa-metragem da era comunista da Albânia, no qual um menino sonha com a construção de uma cidade moderna, ‘Cada época sonha com a próxima’ gira em torno dos processos de transformação histórica e atual do espaço urbano. O filme reflete sobre o poder das imagens, utopias históricas e contemporâneas, e como as estruturas de poder podem se sobrepor ao bem comum e ao público em geral.

– “Pirexia” (Dir. Nico da Costa | Brasil | 2026 | 20’) – Baby, um rockstar em ascensão, é atormentado por uma febre que o impede de criar músicas novas. Ao receber uma ligação de Pepeu, seu ex-companheiro musical e ex-amante, eles decidem compor uma última música juntos: uma melodia de cura e ressurreição para ser tocada em uma noite de lua de sangue.

Dia 11 de junho

Museu Oscar Niemeyer 

Competitiva Internacional

– “A Noite Já Está Partindo” (“La noche está marchándose ya” | Dir. Ramiro Sonzini, Ezequiel Salinas | Argentina | 2025 | 104’) – Pelu, na casa dos trinta, é o humilde projecionista de um cineclube municipal. Diante da crise, ele precisa se tornar o vigia noturno do cinema e, com o tempo, o local se transforma em seu novo lar. Pouco a pouco, uma pequena comunidade começa a se formar dentro do cinema após o horário de fechamento. Ela é composta por um grupo de “laranjinhas” (flanelinhas) que dormem ali e, eventualmente, se tornam seus amigos mais próximos, junto com Vale, uma ex-colega de escola que usa o espaço para gravar vídeos para o OnlyFans.
Sessão:   11 de junho, às 18h15 – Museu Oscar Niemeyer

 

Competitiva Brasileira

– “Quase Inverno” (Dir. Rodrigo Grota|Brasil | 2026 | 93”) – Três irmãs retornam para a fazenda em que nasceram. Em meio ao reencontro com o irmão, recebem a visita de militares e encaram questões e segredos do passado.
Sessão:   11 de junho, às 20h45 – Museu Oscar Niemeyer

Cine Passeio (Sala Luz) 

Competitiva Brasileira

– “Adulto/Homem” (Dir. Pedro Diógenes | Brasil | 2026 | 70’) – O que podem dizer 20 rostos de atores que estão à espera de um teste de elenco?
Sessão:   11 de junho, às 14h – Cine Passeio (Sala Luz)

Competitiva Internacional

– “Se Pombos Virasse Ouro” (“If Pigeons Turned to Gold” | Dir. Pepa Lubojacki | República Tcheca, Eslováquia | 2026 | 110’) –  Uma mulher explora a luta geracional de sua família contra o alcoolismo através de uma perspectiva profundamente pessoal, misturando imagens documentais, ritmo, texto e imagens aprimoradas por IA para criar um retrato honesto e compassivo dos impactos do vício.
Sessão:   11 de junho, às 15h50 – Cine Passeio (Sala Luz)

Olhar Retrospectivo 

Os Feiticeiros Inocentes (“Niewinni Czarodzieje” | Dir. Andrzej Wajda | Polônia | 1960 | 83’) Sinopse: Um mulherengo está cansado de ser procurado por mulheres. Uma noite, ele conhece uma jovem que praticamente entra à força em seu quarto, onde conversam sobre moral e amor.
Sessão:   11 de junho, às 18h15 – Cine Passeio (Sala Luz)

 

Exibições Especiais

– “Futuro Futuro” (Dir. Davi Pretto | Brasil | 2025 | 86’) – Em um chuvoso futuro próximo, um homem sem memória nomeado K embarca em uma jornada trágica e absurda para tentar encontrar o seu lugar no mundo após usar um estranho dispositivo de IA criado para ajudar pessoas com uma nova síndrome neurológica.
Sessão:   11 de junho, às 20h10 – Cine Passeio (Sala Luz)

 

Cine Passeio (Sala Ritz) 

Novos Olhares

– “Passado Futuro Contínuo” (“Past Future Continuous | Dir. Firouzeh Khosrovani, Morteza Ahmadvand | Irã, Noruega, Itália | 2025 | 76’) – Aos vinte anos, Maryam fugiu do Irã escondida em uma pele de carneiro. Décadas depois, agora vivendo nos EUA, ela permanece atada à casa para a qual não pode mais retornar. Através de câmeras de vigilância instaladas na casa de seus pais idosos, imagens de vídeo tremeluzentes se tornam sua única janela para um mundo deixado para trás. Este documentário íntimo e poético explora o exílio, a memória e os laços invisíveis que persistem através da distância e do tempo.
Sessão:   11 de junho, às 13h30 – Cine Passeio (Sala Ritz)

Exibições Especiais

 “Rita Moreira: Crônicas, Memórias e Videotape” (Dir. Sérgio Santos Barroso | Brasil | 2026 | 70’) – Partindo da ideia de que a memória é uma ilha de edição, a veterana cineasta lésbica Rita Moreira revisita sua trajetória através de seus filmes. Entre imagens da Nova York dos anos 1970 — onde se autoexilou durante a ditadura militar brasileira — e obras mais recentes, do final dos anos 2010, o filme costura tempo e experiência para refletir sobre as transformações políticas, sociais e afetivas que atravessam tanto a história do Brasil quanto a vida da diretora.
Sessão:   11 de junho, às 15h30 – Cine Passeio (Sala Ritz)

Olhares Clássicos Cine Passeio

 “As Aventuras do Príncipe Achmed” (“Die Abenteuer des Prinzen Achmed” | Dir. Lotte Reiniger | Alemanha | 1926 | 67’) –  Baseada nos contos de As Mil e Uma Noites, a animação de silhuetas narra as aventuras mágicas de Príncipe Achmed em terras distantes onde ele faz amizade com uma bruxa, conhece Aladin, luta contra demônios e se apaixona por uma princesa.
Sessão:   11 de junho, às 17h15 – Cine Passeio (Sala Ritz)

Olhar Retrospectivo 

“Terra Prometida” (“Ziemia Obiecana” | Dir. Andrzej Wajda  | Polônia | 1974 | 162’)
Sinopse: Três amigos esperam construir uma fábrica, mas seus planos são rapidamente ameaçados pela política local e pelo perigoso caso de amor de um dos sócios.
Sessões:  11 de junho, às 19h – Cine Passeio (Sala Ritz)

 

Cinemateca 

Novos Olhares

 “Segunda Pele” (Dir. Dea Ferraz | Brasil | 2025 | 60’) –  Segunda Pele testemunha 6 artistas habitando seus corpos. Mulheres que atravessam a própria pele para nos falar de suas existências. De uma forma experimental e poética, o filme faz uma jornada do corpo marcado ao corpo fluido, tentacular e livre.
Sessão:   11 de junho, às 13h30 – Cinemateca

 

PGM-2 Competitiva BR/INT

– “Má Sorte”; “Duwid Tuminkiz – Makunaima é Duwid?”; “Um Filme Para Lembrar da Utopia”; “Cada Época Sonha com a Próxima”;  e“Pirexia” (90’).
Sessão:   11 de junho, às 15h15 – Cinemateca

– “Má Sorte” (“Bad Luck” | Dir. Jan Eilhardt | Alemanha | 2025| 17’) – Um musical interseccional centrado em um coletivo ativista de dançarinos com e sem deficiência, onde o pé lesionado de uma solista faz com que os outros se esforcem para encontrar uma maneira de encenar sua estreia iminente, enquanto tentam evitar um mergulho no abismo de suas próprias neuroses.

– “Duwid Tuminkiz – Makunaima é Duwid?” (Dir. Gustavo Caboco Wapichana | Brasil | 2026 | 15’) – Makunaima é Duwid? Uma pergunta, um processo, um filme e memória viva do povo Wapichana. O filme propõe um mergulho nas narrativas tradicionais Wapichana a partir do território da Serra da lua, em Roraima. O roteiro instiga o público a uma reflexão sobre o famoso personagem Macunaíma de Mário de Andrade, que completará 100 anos em 2028 e suas relações com as suas raízes indígenas, em especial do Povo Wapichana.

– “Um Filme Para Lembrar da Utopia” (Dir. Reinaldo Cardenuto | Brasil | 2026 | 20’) – Nos registros cinematográficos de Esdras Baptista, por décadas guardados em sua residência, é possível sentir o fervor dos que acreditaram em um novo amanhã. Filmadas no Brasil do início dos anos 1960, no calor de uma política libertária em movimento, as imagens do cineasta materializam a incandescência dos desejos coletivos no instante de sua eclosão. A utopia, mesmo inalcançável, nunca é mera abstração. Força que mobiliza ações e sentimentos, ela constitui o ímpeto necessário à existência.

 “Cada Época Sonha com a Próxima” (“Every Epoch Dreams the Next” | Dir. Johannes Gierlinger | Áustria, Albânia | 2025 | 18’) – Começando com um excerto de um longa-metragem da era comunista da Albânia, no qual um menino sonha com a construção de uma cidade moderna, ‘Cada época sonha com a próxima’ gira em torno dos processos de transformação histórica e atual do espaço urbano. O filme reflete sobre o poder das imagens, utopias históricas e contemporâneas, e como as estruturas de poder podem se sobrepor ao bem comum e ao público em geral.

– “Pirexia” (Dir. Nico da Costa | Brasil | 2026 | 20’) – Baby, um rockstar em ascensão, é atormentado por uma febre que o impede de criar músicas novas. Ao receber uma ligação de Pepeu, seu ex-companheiro musical e ex-amante, eles decidem compor uma última música juntos: uma melodia de cura e ressurreição para ser tocada em uma noite de lua de sangue.

Novos Olhares

 “A Paixão Segundo GHB” (Dir. Gustavo Vinagre, Vinicius Couto | Brasil | 2026 | 82’) – Um encontro casual vira um ménage à trois; o ménage à trois vira uma orgia. Nesta odisseia de realismo mágico em um quarto gay, Matias rememora seus encontros passados e considera seu futuro, enquanto conversa com uma figura fictícia da literatura brasileira.
Sessão:   11 de junho, às 17h30 – Cinemateca

 

PGM-3 Competitiva BR/INT

– “Sussuros de um Perfume Ardente”; “Cerimônia”; “Nan Ginen”; e “O Segredo Sagrado” (86’).
Sessão:   11 de junho, às 19h45 – Cinemateca

– “Sussuros de um Perfume Ardente” (“Whispers of a Burning Scent” | Dir. Mo Harawe | Somália, Áustria, Alemanha | 2026 | 28’) –  No dia de uma audiência decisiva no tribunal e uma importante apresentação em um casamento, um discreto músico de casamentos vê sua vida privada exposta ao escrutínio público. Acusado de explorar seu casamento, ele se move entre o tribunal, as ruas da cidade e o palco, carregando o peso do julgamento, da lealdade e de uma culpa não dita. Forçado a tomar uma decisão contida mas irreversível, o filme observa um homem cuja verdade interior permanece elusiva, preso entre devoção, dignidade e perda.

– “Cerimônia” (Dir. Fabio Ramalho, André Antonio, Chico Lacerda | Brasil | 2026 | 24’) – Quando eu fui morar com amigos pela primeira vez, virou hábito receber gente em casa o tempo todo.

 “Nan Ginen” (Dir. Feguenson Hermogène | Cuba | 2025 | 22’) – Em um canto remoto de Santiago de Cuba, uma família cubana de origem haitiana homenageia a deusa Erzulie, revelando memórias ocultas da trágica história migratória de trabalhadores haitianos nos vestígios da indústria açucareira cubana.

“O Segredo Sagrado” Dir. Everlane Moraes | Brasil | 2026 | 12’) –  Duas tribos inimigas esperam há séculos pela grande revelação do segredo sagrado. Mas a escolhida pelo Deus Supremo para receber o segredo foi a princesa Sikán. Ao ser injustiçada pelos homens de ambas as tribos, o dia se transformou em noite eterna.

Dia 12 de junho

Museu Oscar Niemeyer 

Exibições Especiais

 “Flora & Airto: O Som Revolucionário” (Dir. Jom Tob Azulay | Brasil | 2026 | 98’) –  Documentário musical de longa-metragem sobre a história do célebre casal de músicos Flora Purim e Airto Moreira, que marcaram o panorama da música mundial a partir dos anos 1970 como pioneiros da jazz-fusion. Durante uma gravação fonográfica nos dias de hoje, o filme entrelaça as vidas pessoais e profissionais dos dois artistas no passado e no presente.
Sessão:   12 de junho, às 18h15 – Museu Oscar Niemeyer

 

Competitiva Brasileira

– “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha” (Dir. Janaína Marques | Brasil | 2026 | 92’) – Cercada pelo zumbido hipnótico de uma máquina de ressonância magnética, Rosa é instruída a pensar em um momento feliz de sua vida. É dentro dessa odisseia subconsciente que ela reencontra sua mãe, Dalva, com quem inventa memórias inexistentes.
Sessão:   12 de junho, às 21h – Museu Oscar Niemeyer

 

Cine Passeio (Sala Ritz) 

Novos Olhares

 “A Paixão Segundo GHB” (Dir. Gustavo Vinagre, Vinicius Couto | Brasil | 2026 | 82’) – Um encontro casual vira um ménage à trois; o ménage à trois vira uma orgia. Nesta odisseia de realismo mágico em um quarto gay, Matias rememora seus encontros passados e considera seu futuro, enquanto conversa com uma figura fictícia da literatura brasileira.
Sessão:   12 de junho, às 13h45 – Cine Passeio (Sala Ritz)

Competitiva Internacional

– “A Noite Já Está Partindo” (“La noche está marchándose ya” | Dir. Ramiro Sonzini, Ezequiel Salinas | Argentina | 2025 | 104’) – Pelu, na casa dos trinta, é o humilde projecionista de um cineclube municipal. Diante da crise, ele precisa se tornar o vigia noturno do cinema e, com o tempo, o local se transforma em seu novo lar. Pouco a pouco, uma pequena comunidade começa a se formar dentro do cinema após o horário de fechamento. Ela é composta por um grupo de “laranjinhas” (flanelinhas) que dormem ali e, eventualmente, se tornam seus amigos mais próximos, junto com Vale, uma ex-colega de escola que usa o espaço para gravar vídeos para o OnlyFans.
Sessão:   12 de junho, às 15h40 – Cine Passeio (Sala Ritz)

Competitiva Brasileira

– “Quase Inverno” (Dir. Rodrigo Grota|Brasil | 2026 | 93”) – Três irmãs retornam para a fazenda em que nasceram. Em meio ao reencontro com o irmão, recebem a visita de militares e encaram questões e segredos do passado.
Sessão:   12 de junho, às 18h – Cine Passeio (Sala Ritz)

Olhar Retrospectivo 

“Tudo à Venda” (“Wszystko na Sprzedaż” | Dir. Andrzej Wajda  | Polônia | 1968 | 94’)
Sinopse: O desaparecimento do ator principal do set do filme preocupa seu diretor, Andrzej. Ele embarca em uma jornada para procurar o ator com outro jovem ator, a esposa e a amante do ator desaparecido.
Sessões:  12 de junho, às 20h10 – Cine Passeio (Sala Ritz)

 

Cinemateca 

Competitiva Brasileira

– “Quase Inverno” (Dir. Rodrigo Grota|Brasil | 2026 | 93”) – Três irmãs retornam para a fazenda em que nasceram. Em meio ao reencontro com o irmão, recebem a visita de militares e encaram questões e segredos do passado.
Sessão:   12 de junho, às 13h30 – Cinemateca

Exibições Especiais

 “Anistia 79” (Dir. Anita Leandro | Brasil | 2026 | 105’) – Roma, junho de 1979. Exilados brasileiros filmam a Conferência Internacional pela Anistia no Brasil, o maior encontro da esquerda brasileira fora do país. Quase meio século depois, essas imagens reacendem o debate sobre a manutenção do aparato repressivo da ditadura e a impunidade dos torturadores.
Sessão:   12 de junho, às 15h30 – Cinemateca

PGM-3 Competitiva BR/INT

– “Sussuros de um Perfume Ardente”; “Cerimônia”; “Nan Ginen”; e “O Segredo Sagrado” (86’).
Sessão:   12 de junho, às 17h45 – Cinemateca

– “Sussuros de um Perfume Ardente” (“Whispers of a Burning Scent” | Dir. Mo Harawe | Somália, Áustria, Alemanha | 2026 | 28’) –  No dia de uma audiência decisiva no tribunal e uma importante apresentação em um casamento, um discreto músico de casamentos vê sua vida privada exposta ao escrutínio público. Acusado de explorar seu casamento, ele se move entre o tribunal, as ruas da cidade e o palco, carregando o peso do julgamento, da lealdade e de uma culpa não dita. Forçado a tomar uma decisão contida mas irreversível, o filme observa um homem cuja verdade interior permanece elusiva, preso entre devoção, dignidade e perda.

– “Cerimônia” (Dir. Fabio Ramalho, André Antonio, Chico Lacerda | Brasil | 2026 | 24’) – Quando eu fui morar com amigos pela primeira vez, virou hábito receber gente em casa o tempo todo.

 “Nan Ginen” (Dir. Feguenson Hermogène | Cuba | 2025 | 22’) – Em um canto remoto de Santiago de Cuba, uma família cubana de origem haitiana homenageia a deusa Erzulie, revelando memórias ocultas da trágica história migratória de trabalhadores haitianos nos vestígios da indústria açucareira cubana.

– “O Segredo Sagrado” Dir. Everlane Moraes | Brasil | 2026 | 12’) –  Duas tribos inimigas esperam há séculos pela grande revelação do segredo sagrado. Mas a escolhida pelo Deus Supremo para receber o segredo foi a princesa Sikán. Ao ser injustiçada pelos homens de ambas as tribos, o dia se transformou em noite eterna.

PGM-4 Competitiva BR/INT

“Pinguim de Doce de Leite”; “Marimbã está acontecendo”; Dragão”; e “Desencaixar” (80’).
Sessão:   12 de junho, às 19h45 – Cinemateca

– “Pinguim de Doce de Leite” (Dir. Ana Vitória Miotto Tahan | Brasil | 2026 | 22’) –  Futuras lembranças sendo formadas em uma noite goiana qualquer. Nos fundos da casa de sua avó, Caju, uma criança de 10 anos, viverá sua primeira madrugada em claro com os amigos de seu tio Tiago, um jovem rebelde.

– “Marimbã está acontecendo” (Dir. Maryn Marynho | Brasil | 2026 | 15’) – O pensamento de Marimbã percorre diversos sonhos através das águas, tecendo relações de afeto para corpos dissidentes, em um vislumbre de futuro possível. Transparentalidade, rede de apoio, infância, envelhecimento, espiritualidade… como nós, pessoas trans, imaginamos estar daqui 20, 40, 60 anos?

– “Dragão” (“Dragón” | Yashira Jordán | Bolívia, México | 2025 | 27’) – Dragón Rojo e Puma Punku, dois adolescentes abandonados e perdidos em uma cidade boliviana, tornam-se viciados em um videogame retrô chamado Dragon para escapar de sua realidade monótona — trabalhando no mercado com suas tias e lutando contra o tédio. No jogo, eles jogam ao lado de Elfo, um gamer sino-boliviano, e Hada, um velho bêbado preso aos anos 1990. Mas um dia, Puma Punku rouba o bem mais precioso de Hada — sua espada. Em busca de vingança, Hada parte para capturar o ladrão e queimá-lo vivo.

– “Desencaixar” (“Detach” | Danielle Kaganov | França | 2025 | 16’) – Dentro de uma instalação de treinamento médico, um dos robôs cirúrgicos “Da-Vinci” ganha autonomia e autoconsciência. Ele começa a vagar pelo prédio e descobre um espaço híbrido onde o progresso clínico se mistura com ecos de guerra. Criado pelo Exército dos EUA na década de 1980, o propósito inicial do DaVinci era operar soldados feridos em campos de batalha remotos. O filme reflete sobre a fronteira entre curar e matar: ser uma ferramenta de cuidado, bem como uma arma pós-humana de precisão.

 

Dia 13 de junho

Museu Oscar Niemeyer 

Filme de Encerramento

-“Salvação” (“Kurtulos”| Dir. Emin Alter | Turquia, França, Países Baixos, Grécia, Suécia | 2026 | 120’), que tem sua estreia mundial no evento. Com direção de Emin Alper, o filme se passa em uma aldeia remota no alto das montanhas turcas, em que o regresso de um clã exilado reacende uma antiga disputa de terras. Ressentimentos adormecidos ressurgem e Mesut, irmão do líder local, é acometido por visões perturbadoras que acredita serem avisos divinos. À medida que as convicções religiosas, as lutas pelo poder e as tensões aumentam na comunidade, eles seguirão para a tragédia ou para a salvação?
Sessão:   13 de junho, às 16h45 – Museu Oscar Niemeyer

 

Cine Passeio (Sala Ritz) 

Olhares Clássicos Cine Passeio

– “Aqui e em Qualquer Lugar” (“Ici et ailleurs” | Dir. Jean-Luc Godard, Anne-Marie Miéville | França | 1976 | 53’) – Quando o “eu”, “ele” e “ela” chegam a uma região próxima da Palestina, onde combatentes revolucionários se educam com princípios socialistas, em resposta ao sionismo, entra em cena o povo, a luta do povo, até a vitória. Ou seja, estamos diante do “nós”, um princípio coletivo que Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville revelam na ilha de montagem. O “aqui” europeu e o “lá” palestino se encontram num filme ensaio feito em solidariedade à luta palestina, num momento em que diretores de cinema do mundo inteiro criaram parcerias com o braço cinematográfico da OLP, Organização pela Libertação da Palestina.
Sessão:   13 de junho, às 13h10 – Cine Passeio (Sala Ritz)

 

Competitiva Brasileira

– “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha” (Dir. Janaína Marques | Brasil | 2026 | 92’) – Cercada pelo zumbido hipnótico de uma máquina de ressonância magnética, Rosa é instruída a pensar em um momento feliz de sua vida. É dentro dessa odisseia subconsciente que ela reencontra sua mãe, Dalva, com quem inventa memórias inexistentes.
Sessão:   13 de junho, às 14h50 – Cine Passeio (Sala Ritz)

 

Filme de Encerramento

-“Salvação” (“Kurtulos”| Dir. Emin Alter | Turquia, França, Países Baixos, Grécia, Suécia | 2026 | 120’), que tem sua estreia mundial no evento. Com direção de Emin Alper, o filme se passa em uma aldeia remota no alto das montanhas turcas, em que o regresso de um clã exilado reacende uma antiga disputa de terras. Ressentimentos adormecidos ressurgem e Mesut, irmão do líder local, é acometido por visões perturbadoras que acredita serem avisos divinos. À medida que as convicções religiosas, as lutas pelo poder e as tensões aumentam na comunidade, eles seguirão para a tragédia ou para a salvação?
Sessão:   13 de junho, às 17h – Cine Passeio (Sala Ritz)

 

Olhares Clássicos Cine Passeio

– “Veludo Azul” (“Blue Velvet” | Dir. David Lynch | Estados Unidos | 1986 | 120’) – A atmosfera é calma e colorida. É mais um sonho americano. Até que Jeffrey (Kyle MacLachlan) encontra uma orelha humana jogada em um campo. O jovem se vê atraído para uma conspiração cada vez mais profunda pelo submundo de sua antes tão perfeita cidade natal. Em ares surreais, o clima noir e detetivesco toma conta da intrincada trama, conduzida em um mundo de sensualidade e violência. Um dos mais reconhecidos trabalhos de David Lynch (1946-2025) é exibido 40 anos após seu lançamento, no ano em que o cineasta completaria 80 anos de idade.
Sessão:   13 de junho, às 19h30 – Cine Passeio (Sala Ritz)

 

 

Cinemateca 

PGM-4 Competitiva BR/INT

“Pinguim de Doce de Leite”; “Marimbã está acontecendo”; Dragão”; e “Desencaixar” (80’).
Sessão:   13 de junho, às 13h15 – Cinemateca

– “Pinguim de Doce de Leite” (Dir. Ana Vitória Miotto Tahan | Brasil | 2026 | 22’) –  Futuras lembranças sendo formadas em uma noite goiana qualquer. Nos fundos da casa de sua avó, Caju, uma criança de 10 anos, viverá sua primeira madrugada em claro com os amigos de seu tio Tiago, um jovem rebelde.

– “Marimbã está acontecendo” (Dir. Maryn Marynho | Brasil | 2026 | 15’) – O pensamento de Marimbã percorre diversos sonhos através das águas, tecendo relações de afeto para corpos dissidentes, em um vislumbre de futuro possível. Transparentalidade, rede de apoio, infância, envelhecimento, espiritualidade… como nós, pessoas trans, imaginamos estar daqui 20, 40, 60 anos?

– “Dragão” (“Dragón” | Yashira Jordán | Bolívia, México | 2025 | 27’) – Dragón Rojo e Puma Punku, dois adolescentes abandonados e perdidos em uma cidade boliviana, tornam-se viciados em um videogame retrô chamado Dragon para escapar de sua realidade monótona — trabalhando no mercado com suas tias e lutando contra o tédio. No jogo, eles jogam ao lado de Elfo, um gamer sino-boliviano, e Hada, um velho bêbado preso aos anos 1990. Mas um dia, Puma Punku rouba o bem mais precioso de Hada — sua espada. Em busca de vingança, Hada parte para capturar o ladrão e queimá-lo vivo.

– “Desencaixar” (“Detach” | Danielle Kaganov | França | 2025 | 16’) – Dentro de uma instalação de treinamento médico, um dos robôs cirúrgicos “Da-Vinci” ganha autonomia e autoconsciência. Ele começa a vagar pelo prédio e descobre um espaço híbrido onde o progresso clínico se mistura com ecos de guerra. Criado pelo Exército dos EUA na década de 1980, o propósito inicial do DaVinci era operar soldados feridos em campos de batalha remotos. O filme reflete sobre a fronteira entre curar e matar: ser uma ferramenta de cuidado, bem como uma arma pós-humana de precisão.

 

Exibições Especiais

 “Flora & Airto: O Som Revolucionário” (Dir. Jom Tob Azulay | Brasil | 2026 | 98’) –  Documentário musical de longa-metragem sobre a história do célebre casal de músicos Flora Purim e Airto Moreira, que marcaram o panorama da música mundial a partir dos anos 1970 como pioneiros da jazz-fusion. Durante uma gravação fonográfica nos dias de hoje, o filme entrelaça as vidas pessoais e profissionais dos dois artistas no passado e no presente.
Sessões:   13 de junho, às 15h – Cinemateca
13 de junho, às 19h30 – Cinemateca

 

Filme de Encerramento

-“Salvação” (“Kurtulos”| Dir. Emin Alter | Turquia, França, Países Baixos, Grécia, Suécia | 2026 | 120’), que tem sua estreia mundial no evento. Com direção de Emin Alper, o filme se passa em uma aldeia remota no alto das montanhas turcas, em que o regresso de um clã exilado reacende uma antiga disputa de terras. Ressentimentos adormecidos ressurgem e Mesut, irmão do líder local, é acometido por visões perturbadoras que acredita serem avisos divinos. À medida que as convicções religiosas, as lutas pelo poder e as tensões aumentam na comunidade, eles seguirão para a tragédia ou para a salvação?
Sessão:   13 de junho, às 17h – Cinemateca

15º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é um projeto realizado com recursos da Lei Rouanet, patrocínio master do Terminal de Contêineres de Paranaguá e patrocínio de Peróxidos do Brasil, Mili, Itaú, Fomento Paraná e Sanepar. Apoio da Cinemateca, Teatro da Vila, Cine Passeio, Icac, Projeto Paradiso, Uninter. Apoio cultural MON. Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. Lei Rouanet – Incentivo a projetos culturais, Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

author avatar
Renato Marafon
Criador do CinePOP em 1999 e apaixonado por cinema.

Notícias

Comediante Druski é escalado para ‘The Catch’, nova ROM-COM estrelada por Emma Stone

Segundo o Deadline, o comediante estadunidense Druski foi escalado para...

Musical ‘Donatello’, de Vitor Rocha, reestreia em São Paulo

Após temporadas de destaque entre Rio e São Paulo...

HILÁRIO! Confira o teaser trailer DUBLADO de ‘Coyote vs. Acme’

A Paris Filmes divulgou o teaser trailer dublado de 'Coyote vs....

Backstreet Boys anuncia música INÉDITA para a animação ‘Patrulha Canina: Uma Aventura Dino’

Através das redes sociais, a popular boyband Backstreet Boys revelou que...

‘Doctor Who’: BBC CANCELA especial de Natal

O tradicional especial de Natal de ‘Doctor Who’ planejado...