É chegada a hora da contagem regressiva! Depois de dois anos incertos na indústria cinematográfica, estamos contando os minutos para o Academy Awards 2022, que premiará os melhores filmes, atores e realizadores com uma linda e dourada estatueta do Oscar. Para entrar nesse clima tão excitante, confira aqui uma lista com 10 curiosidades sobre os principais indicados à edição desse ano do prêmio mais cobiçado do mundo do cinema.

10 – Ataque dos Cães (Netflix)

A atriz Kirsten Dunst, que faz a Rose Gordon, deu um duro danado para aprender a tocar a peça de piano que ela toca no filme. Na verdade, a atriz chegou a aprender a tocar duas peças distintas, mas a outra foi cortada na versão final do longa – para a tristeza da atriz. Além disso, na vida real ela é casada com Jesse Plemons, que interpreta seu marido no filme.


9 – No Ritmo do Coração (Prime Video)

Aproveite para assistir:



Um dos favoritos à principal estatueta da noite, ‘No Ritmo do Coração’ é estrelado por Emilia Jones, mas antes ela já vinha fazendo sucesso em outra plataforma de streaming, a Netflix, onde também estrela a série teen ‘Locke and Key’. Para o filme a atriz passou nove meses aprendendo a Língua Estadunidense de Sinais, que, para quem não sabe, é bem diferente da Língua Brasileira de Sinais.

8 – ‘Drive My Car’ (cinemas / MUBI)


O representante japonês da grande noite é inspirado em um conto homônimo do escritor nipônico Haruki Murakami, que já foi finalista do Prêmio Nobel de Literatura em 2016 – que é o Oscar para os livros. Além disso, o diretor Ryûsuke Hamaguchi confessou que para realizar o longa também se inspirou em outros dois contos do autor: ‘Scheherazade’ e ‘Kino’.

7 – ‘Licorice Pizza’ (cinemas)

Estrelado por Alana Haim (no papel de Alana Kane), no filme quem interpreta o pai da personagem é Moti Haim, pai de Alana na vida real. Segundo o diretor Paul Thomas Anderson, todas as falas de Moti foram improvisadas, e a cena em que Alana volta para casa e o pai grita “Que porra é essa?!” foi a primeira cena dele gravada.


6 – ‘Amor, Sublime Amor’ (DisneyPlus)

A essas alturas você provavelmente sabe que ‘Amor Sublime Amor’ é uma regravação do original de 1961. O que você não sabe é que a cena em que a canção ‘Maria’ é cantada foi gravada com Ansel Elgort cantando ao vivo no set, a pedido do próprio. Também as canções ‘One Hand, One Heart’ e ‘A Boy Like That/ I Have a Love’ foram cantadas ao vivo no set pelos atores, enquanto todas as demais foram gravadas com playback.

5 – ‘Belfast’ (cinema)

Gravado totalmente em preto e branco, o longa dirigido por Kenneth Branagh (que também está dirigindo e atuando nos filmes da Agatha Christie, como o em cartaz ‘Morte no Nilo’) é baseado em eventos passados em sua própria infância. Nascido em Belfast, na Irlanda do Norte, o ator e diretor vivenciou de perto os primeiros conflitos separatistas da ilha.


4 – ‘King Richard: Criando Campeãs’ (HBO Max)

Se você assistiu ao filme, então sabe que o longa trata a história de vida de Venus e Serena Williams, multipremiadas tenistas estadunidenses que fizeram o mundo do tênis se render à duas atletas negras. Na verdade, o longa conta a história do treinador delas, Richard Williams (Will Smith). Mas a atriz Saniyya Sidney, que é canhota e interpretou Venus Williams (que é destra), teve que aprender a jogar tênis com a mão direita – o que, obviamente, tornou tudo ainda mais difícil para a artista.

3 – ‘Duna’ (HBO Max)


Outra regravação de um clássico literário homônimo que já anteriormente fora adaptado tanto do formato fílmico quanto no formato serial. O compositor Hans Zimmer, que é super fã da história, teve que declinar o convite para trabalhar com seu parceiro Christopher Nolan no filme ‘Tenet’ para poder aceitar este projeto. Pela mesma razão, o diretor Denis Villeneuve declinou o convite para trabalhar em ‘Sem Tempo Para Morrer’ para poder se dedicar ao projeto.

2 – ‘A Tragédia de Macbeth’ (Apple Tv+)

Você sabe que o longa que traz Denzel Washington brilhando em sua 10ª indicação ao Oscar é baseado no livro do dramaturgo William Shakespeare. O que você não sabe é que o filme foi todo gravado em um soundstage – um palco sonoro, construído para que a acústica exerça papel na peça encenada – e totalmente gravado internamente. Não há uma única cena exterior.


1 – ‘Não Olhe Para Cima’ (Netflix)

O asteroide que Chicxulub que Kate (Jennifer Lawrence) menciona no longa de fato colidiu com a Terra 66 milhões de anos atrás, no local onde hoje fica o México. Seu tamanho estimado era de 10 quilômetros de extensão e resultou na morte de 75% de todas as formas vivas do planeta, incluindo os dinossauros. O asteroide deixou uma cratera de 750 quilômetros de diâmetro e 20 quilômetros de profundidade.


 

Não deixe de assistir: