sábado, abril 27, 2024

Conheça 6 Comédias de HORROR de 30 anos atrás para VER neste HALLOWEEN

Outubro é o mês do HORROR nos quatro cantos do planeta. Desse modo, a oferta de filmes de terror é imensa, seja no cinema, seja no streaming. Para fugir da mesmice, o CinePOP fez uma pequena lista de comédias de horror de exatamente 30 anos atrás. Com os pés em 1992, você não vai apenas se apavorar, mas também rir bastante. 

Pode-se chamar de Dia das Bruxas ou Halloween, mas 31 de outubro é apenas a abertura das portas para o Dia de Todos os Mortos, 1 de novembro, ao redor do mundo, e o Dia de Finados, no Brasil, 2 de novembro. Ou seja, há muitos fantasmas, espíritos e sombras no ar no período.

Chame, portanto, uma companhia para segurar a mão e dar gargalhadas com os inspirados filmes listados abaixo. Todos os títulos estão disponíveis em VOD ou SVOD. 

Fome Animal, de Peter Jackson 

Nesta primeira incursão de Peter Jackson no cinema, o diretor das trilogias Senhor dos Anéis e O Hobbit nos presenteia com uma saborosa comédia zumbi com direito a litros e mais litros de sangue. 

Tudo começa quando a superprotetora e repressora Vera Cosgrove (Elizabeth Moody) vai espionar seu filho Lionel (Timothy Balme) com a namorada Paquita (Diana Peñalver) no zoológico. Lá, ela é mordida pelo temível rato-macaco de Sumatra. 

Após o acidente, ela se transforma em zumbi. Seu amado filho tenta mantê-la trancada em segurança no porão, mas ela foge e transforma a maioria dos vizinhos em mortos-vivos, assim como todos numa festa da alta sociedade. 

Extremamente divertido e com efeitos de mal gosto, Fome Animal (Dead Alive, no original) possui 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. É o filme com um dos maiores índices da plataforma do seu gênero de horror pastelão. Imperdível. 

Uma Noite Alucinante 3, de Sam Raimi

Não deixe de assistir:

Esta é uma maluca aventura apoiada no charme do protagonista Ash (Bruce Campbell) e a direção acrobática de Sam Raimi. Aqui, Ash se vê preso nos tempos medievais. Para voltar a atualidade, ele deve procurar o Necronomicon, um livro amaldiçoado. O objeto, no entanto, libera um exército de mortos.

Apesar de ser o menos apreciado da trilogia, Uma Noite Alucinante 3 tem seus loucos méritos e 87% de aprovação do público do Rotten Tomatoes, contra 74% da crítica. Os especialistas, no entanto, enalteceram os dois primeiros filmes com mais de 90% de aceitação: A Morte do Demônio (1981) e Uma Noite Alucinante 2 (1987). Veja os três!

Aconteceu perto da Sua Casa, de Benoît Poelvoorde, Rémy Belvaux, André Bonzel

Este é um tesouro francês escondido dos brasileiros. Em preto em branco, Aconteceu perto da Sua Casa é um falso documentário sobre a vida pacata de um serial killer. No estilo found footage muito antes de Bruxa de Blair (1999) e [REC] (2007), o filme é uma comédia dark com direito a barbaridades tratadas como trivialidades, por exemplo infanticídio e estupro. 

A gente acompanha uma equipe de filmagem que segue um serial killer enquanto ele exercita seu ofício. Durante as gravações, o personagem fala sobre arte, música, natureza, sociedade e vida ao mesmo tempo que mata carteiros, aposentados e pessoas aleatórias. 

Aos poucos, ele envolve os documentaristas em suas atividades e a história transforma-se de maneira inacreditável. O melhor de tudo isso é que este filme é considerado amador, sendo um projeto conclusão de curso de três amigos. Mesmo assim, ele é medonho ao mesmo tempo que hilário. Veja para ontem. 

A Morte lhe Cai Bem, de Robert Zemeckis

Este é um clássico da Sessão da Tarde dos anos 1990 na mesma pegada de Os Fantasmas se Divertem (1988), de Tim Burton. Aqui, Robert Zemeckis promove uma sátira ao mundo dos cosméticos, plásticas e a busca pela juventude eterna. 

Com Bruce Willis, Meryl Streep e Goldie Hawn, o filme é a história do acerto de contas entre duas ex-amigas: uma romancista e a outra estrela de cinema. Após perder o marido para a rival, a escritora traída reaparece anos depois estonteante graças a uma droga da vida eterna. 

A atriz segue o exemplo, mas descobre que a imortalidade tem um preço. Com vários efeitos visuais medonhos e alguns esqueletos no armário, A Morte lhe Cai Bem é uma vergonhosa tentativa de crítica à estética, mas grande promessa de gargalhadas por conta das situações ridículas. 

Inocente Mordida, de John Landis

Marie (Anne Parillaud) é uma vampira com consciência: ela só suga o sangue dos criminosos. Contudo, ela comete um deslize quando acidentalmente transforma um violento senhor do crime, Sal Macelli (Robert Loggia), em um dos mortos-vivos. Para impedir a tomada da cidade por gângsteres sugadores de sangue, Marie une forças com um policial disfarçado (Anthony LaPaglia).

Diretor elogiadíssimo pela comédia de ação Os Irmãos Cara de Pau (1980), John Landis perde a mão aqui e compõe um filme destoante e com ritmo lento. Isto é, Inocente Mordida possui o tom sombrio e gore de Dario Argento e David Cronenberg nos anos 1970-80, mas é um comédia de terror de poucos sustos e risos anêmicos. Vale pela maravilhosa ambientação trash do cineasta.

Buffy, a caça vampiros, de Fran Rubel Kuzui

Cinco anos antes de tornar-se fenômeno televisivo, este é o filme que inspirou o seriado de sucesso com Sarah Michelle Gellar. Nesta história de amadurecimento com tons sobrenaturais, a adolescente Buffy Summers (Kristy Swanson) recebe o chamado de Merrick (Donald Sutherland) para treinar e lutar contra vampiros. 

Na época as sagas de adolescente lutadores ainda não eram uma coqueluche como nos anos 2010, mas este é o prelúdio para a sensação de séries, livros e filmes. Com uma direção mediana e um enredo nem tanto apaixonante, os atores Kristy Swanson e Paul Reubens (famoso por seu personagem Pee-Wee na TV e cinema) passam credibilidade e o combate contra vampiros torna-se divertido. Este é um reencontro das origens de Buffy, a Caça Vampiros. 

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS