terça-feira, abril 30, 2024

POLÊMICA! Crítica é ATACADA no Twitter por supostamente “glamourizar” cobertura do Festival de Cannes

O Festival de Cannes é notoriamente considerado um dos eventos mais glamourosos e requintados da indústria cinematográfica, por onde anualmente passam alguns dos cineastas, produtores e atores mais consagrados dentro e fora de Hollywood.

Famoso por seus códigos de conduta que englobam da vestimenta ao modelo de sapatos, o festival, que se passa na Riviera Francesa, é mundialmente conhecido pelas ostensivas entradas no tapete vermelho, onde atrizes e demais membros da indústria desfilam peças exclusivas assinadas por consagrados estilistas.

Além disso, Cannes é obviamente o grande palco de algumas das principais apostas da temporada de premiações, estampando em seu line-up longas independentes, bem como de alto orçamento.

Esse pequeno universo particular tem sido compartilhado pela crítica de cinema Fabiana Lima Rocha, que através de um financiamento coletivo, conseguiu custear sua cobertura do festival para outro veículo de imprensa do Brasil. Mas o que deveria ser apenas um ponto de vista dinâmico, mais colorido e entusiasmado de uma jornalista vivendo algo novo, acabou se transformando em uma polêmica.

No Twitter, sua cobertura valorizando os meandros do festival (o luxo, o fluxo de celebridades e o requinte do evento) acabou sendo alvo de duras críticas. Em uma thread publicada na rede social, um usuário chamado Gabriel Luna ponderou sobre a postura da jornalista em supostamente focar sua cobertura no “glamour e espetáculo”.

Confira:

A publicação, que teve mais de 19 mil visualizações, repercutiu entre jornalistas e críticos, gerando uma reação em cadeia de ataques injustos à colega de proifissão e ao seu trabalho. Por outro lado, diversos profissionais do ramo saíram em sua defesa, refletindo sobre a importância da pluralidade de perspectivas e sobre a importância do trabalho de Fabiana.

Confira algumas reações:

Não deixe de assistir:

Em seu perfil no Twitter, Fabiana desabafou brevemente sobre o assunto, expressando sua frustração com os ataques sofridos, salientando ainda toda sua luta para realizar o sonho de fazer uma cobertura para o Festival de Cannes.

Confira:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS