InícioAmazon PrimeCrítica | Detetive Madeinusa – Pabllo Vittar, Gretchen e Neymar estrelam ‘Austin...

Crítica | Detetive Madeinusa – Pabllo Vittar, Gretchen e Neymar estrelam ‘Austin Powers’ com Tirulippa


A comédia brasileira está se renovando, e isso é muito, muito bom. Especialmente na última década a comédia, além de ganhar novos atores, também se descentralizou do eixo Rio-São Paulo, revelando grandes talentos, especialmente nas regiões Nordeste e Norte do país. O fator diferencial para o surgimento desses novos nomes foi o uso da plataforma do YouTube como meio de difusão de talentos, dentre os quais surgiram nomes como Porta dos Fundos, Tirullipa, Whindersson Nunes, entre outros, que criaram canais com o intuito de difundir seus trabalhos como comediantes. Esses dois últimos já ultrapassaram a plataforma virtual e andam conquistando também o terreno do audiovisual, realizando diversos filmes juntos, sendo o último ‘Detetive Madeinusa’, feito inicialmente para os cinemas e que chega esse mês como lançamento exclusivo da Amazon Prime.

Madeinusa (Tirullipa) e Uóston (Bruno Montaleone) foram demitidos do gabinete político em que trabalhavam. Em um momento de inspiração, Madeinusa decide fazer um curso on-line de detetive particular, conseguindo, assim, seu diploma. Por causa de uma entrevista para um canal de televisão, os dois são chamados à casa do riquíssimo lobista Nelson (Whindersson Nunes), que pede ajuda dos dois para encontrar um valioso boi branco de manchas brancas, que foi roubado de sua propriedade. Para investigar o caso, a dupla irá contar com a ajuda da hacker Zuleide (Luana Tanaka), da garçonete vidente Marcela (Gessica Kayane) e da atendente especializada em artigos detetivescos Larissa (Aisha Jambo).



Em uma hora e quarenta de duração ‘Detetive Madeinusa’ consegue agradar o seu público-alvo e ainda surpreende com uma história coesa para o gênero ao qual a produção se propõe – algo que não vinha sendo uma preocupação em outras produções das quais Tirullipa participou. ‘Detetive Madeinusa’ tem começo, meio e fim, possui um enredo que faz sentido e o roteiro de Leonardo Lanna, Martha Mendonça, Nelito Fernandes (do Sensacionalista), Vinicius Antunes e Daniel Belmonte constrói um arco narrativo sólido para um filme de comédia non sense.

O que mais impressiona é a perspicácia da produção em conseguir elencar um grande número de rostinhos conhecidos para fazer participação especial no filme, e inclui nomes como Pabllo Vittar, Gretchen, Neymar, Antonio Tabet, Gessica Kayane, Gustavo Borges, Rubinho Barrichello e até mesmo o Alok! Se juntar os fãs desse povo aí dá mais que a população do país!

A direção de Fernando Van Der Put faz uso de todos os elementos possíveis para evitar a possível seriedade do longa e convidar o espectador a simplesmente não levar a sério nada do que está vendo, como um ‘Austin Powers’ brasileiro. Além disso, também bebe na fonte da comédia mundial, fazendo claras referências a grandes nomes do gênero, como Os Trapalhões, Charles Chaplin e Mr. Bean, que traziam um humor mais inocente, embora com uma dosezinha de picância.

Por encontrar o equilíbrio entre o humor besteirol com piadas de pum, piriri e caretas e a comédia um pouco mais elaborada, com piadas mais inteligentes e trocadilhos que funcionam muito bem em língua portuguesa, ‘Detetive Madeinusa’ agrada ao público infantil e até mesmo o público mais idoso, acostumados com um estilo mais teatral de se fazer humor. ‘Detetive Madeinusa’ é a melhor produção de Tirullipa até hoje.

Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS