sábado, abril 27, 2024

Crítica | Harry Potter: De Volta a Hogwarts – Episódio com REUNIÃO do Elenco é Emocionante e Nostálgico

Dez anos após o último filme ter estreado nos cinemas, a franquia Harry Potter continua viva no coração dos leitores e fãs do bruxinho. Apesar de muitos de nós – até mesmo os fãs – termos tido alguma ideia da importância que essa história tinha e teria para o mundo, a verdade é que mesmo hoje, vinte anos após a estreia do primeiro longa-metragem, nós ainda não conseguimos dimensionar com as devidas palavras o real impacto que a história causou (e ainda causa) nos milhões de pessoas que acompanharam sua jornada. Por isso – e também para celebrar as datas comemorativas –, a HBO e a HBO Max, uma das produtoras da franquia, decidiu reunir o elenco para um reencontro pra lá de especial, com o objetivo de fazer com que todos olhassem para trás e refletissem sobre seus trabalhos.

Em uma hora e quarenta e dois minutos os fãs são presenteados com sequências de depoimentos emocionados e emocionantes do trio protagonista em ‘Harry Potter: De Volta a Hogwarts’. Isso inclui as participações de Daniel Radcliffe, Emma Watson, Ralph Fiennes, Rupert Grint, Gary Oldman, Bonnie Wright, Jason Isaacs, Helena Bonham Carter, Tom Felton, entre outros, além dos comentários dos diretores Chris Columbus (dos dois primeiros filmes), Alfonso Cuarón (de ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’) e Mike Newell (dos dois filmes seguintes). Rola até mesmo comentários da própria J.K. Rowling (bastante comedida, compartilhando apenas suas impressões de quando entrou no set de filmagem pela primeira vez).

Apesar de a saga ser intitulada ‘Harry Potter’, o especial ‘Harry Potter: De Volta a Hogwarts’ é centrado em Emma Watson – e, consequentemente, na sua personagem, Hermione Granger. Talvez por a saga ser compartilhada entre muitos personagens masculinos (os dois melhores amigos, o vilão, o arqui-inimigo, o padrinho, o diretor, o professor mau, etc), o especial coloca Emma Watson como o fio condutor, seja por sentá-la no meio dos dois colegas, seja por dar maior espaço para seus desabafos e comentários. Há ainda todo um tempo dedicado a falar sobre o difícil momento em que a atriz esteve à beira de desistir de tudo e pedir para sair da franquia quando ela ainda estava na metade, por não conseguir aguentar a pressão da mídia. Segurando-se para não voltar à essa memória ruim, Emma fala sobre o quanto sua decisão de continuar se baseou majoritariamente no apoio e nos pedidos dos fãs para que ela não desistisse. É em momentos como esse que entendemos o tamanho da importância do amor dos fãs.

A direção compartilhada entre Eran Creevy, Joe Pearlman e Giorgio Testi alterna depoimentos diretos à câmera com bate-papos gravados com cenas de bastidores e das gravações dos filmes para corroborar com o que é falado pelos convidados. Ao contrário do que foi visto na reunião de ‘Friends’, aqui há de fato um roteiro de entretenimento: uma introdução que mostra alguns dos atores recebendo suas cartas tal qual um convite para retornar à Hogwarts, de modo a delinear cada um dos filmes com as sensações dos atores, divididos em blocos que acompanham o crescimento do elenco principal dentro e fora dos filmes.

De maneira bastante delicada, a produção fez questão de incluir alguns momentos de homenagem a todos do elenco que faleceram desde o fim da franquia, como Richard Harris e o querido Alan Rickman. Entretanto, essa parte não se prolonga, cortando a emoção rapidamente e dando a sensação de que foi apenas inserido para cumprir um requisito, sem a intenção de deixar o clima deprimir. Outro ponto que pode ser sentido é a ausência de Robert Pattinson na reunião; ainda que ocupado com ‘The Batman’, a HBO poderia sim ter incluído umas palavrinhas do ator, mesmo que gravado fora do estúdio.

Não deixe de assistir:

De uma forma geral, ‘Harry Potter: De Volta a Hogwarts’ é o especial mais emocionante da HBO Max até o momento. Traz a sensação de reencontro entre familiares queridos que há muito tempo não se viam, e realmente convence o espectador de que o sentimento ali partilhado é verdadeiro. O especial lança a pedra fundamental para começarmos a analisar a importância e o impacto que ‘Harry Potter’ teve para o mundo, a começar, claro, pela maturação desse trio de atores que, voluntaria ou involuntariamente, se misturou e personificou seus personagens, conquistando, assim, lugar cativo no coração de muita gente, mesmo depois de todo esse tempo. É, portanto, uma reunião há muito, muito aguardada, resgatando o clima de fim de ano que somente a estreia de um novo ‘Harry Potter’ nos cinemas ou nas livrarias conseguia trazer aos fãs. Disponível a partir de 01 de janeiro na HBO Max.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Dez anos após o último filme ter estreado nos cinemas, a franquia Harry Potter continua viva no coração dos leitores e fãs do bruxinho. Apesar de muitos de nós – até mesmo os fãs – termos tido alguma ideia da importância que essa história...Crítica | Harry Potter: De Volta a Hogwarts – Episódio com REUNIÃO do Elenco é Emocionante e Nostálgico