terça-feira, abril 30, 2024

Crítica | Muppets e o Caos Elétrico – DisneyPlus Retoma a Nostalgia em Série com Famosas Marionetes

No finalzinho dos anos 1970 a Disney Company lançou um programa seriado na televisão voltado para as crianças, que recebeu o nome de ‘Os Muppets’. O programa passava basicamente na televisão dos Estados Unidos, e fez muito sucesso lá durante os vinte anos seguintes, uma época pré-internet, pré-globalização e com os efeitos especiais do audiovisual basicamente realizados através de efeitos práticos. Ou seja, muito antes de raios e explosões surgirem na tela verde criando um universo gráfico, a galera da produção confeccionava marionetes e bonecos de pelúcia cujos movimentos eram direcionados por seres humanos, criando uma ilusão nas crianças que, entretidas, aceitavam a aventura de criaturinhas que falavam como seres humanos, mas que não se pareciam nem um pouco conosco. Porém, com a virada do milênio e o avanço da tecnologia no ramo do audiovisual, esse tipo de técnica ficou presa no passado nostálgico, agora resgatada pela mesma Disney com a sérieMuppets e o Caos Elétrico’, que chega a partir no próximo dia 10 na DisneyPlus.

Nora (Lilly Singh) trabalha em uma grande gravadora que, no passado, impulsionou a carreira de muitos artistas, mas, agora, está prestes a falir. Quando sua chefe pede que ela destrua contratos dos músicos ela descobre o contrato do grupo Caos Elétrico, que, para a sua surpresa, está devendo um disco inédito para a gravadora. Numa tentativa de salvar o próprio emprego e mostrar à sua chefe que ela é capaz de administrar a carreira musical dos artistas, Nora corre atrás do grupo, exigindo-lhes a gravação do disco prometido, e isso trará à tona não só lembranças de outros tempos, como também muitos desafios sobre os tempos atuais.

Inspirada nos personagens de Jim Henson a série é dividida em dez episódios com menos de 30 minutos cada. Uma das coisas mais legais é a participação especial de diversos músicos e artistas de verdade, como Danny Trejo, Tommy Lee e Lil Nas X, que participam como depoentes como se tivessem conhecido o grupo dos Muppets de verdade, misturando ficção e realidade. Isso sem contar, claro, a trilha sonora, que é maravilhosa e transporta o espectador para o melhor do rock dos anos 1980.

Tendo atravessado tantas décadas, é claro que muitas vezes os roteiristas e os personagens disseram e fizeram coisas que hoje não estão sendo mais toleradas publicamente. A própria Disney chegou a tomar uma importante decisão de, em vez de retirar do ar os episódios problemáticos de suas produções, optou por deixá-las na programação, porém com um aviso de que elas faziam parte de um contexto de época que hoje não representam os valores da empresa. Isso incluiu vários episódios de ‘Os Muppets’, portanto, a nova série ‘Muppets e o Caos Elétrico’ também funciona como uma espécie de redenção a esses personagens que fizeram muito sucesso naquele país e que ajudaram a propagandear muitas bandas dentre a juventude.

Embora aqui no Brasil os personagens que tenham feito mais sucesso são os mais infantis/carismáticos, como o sapo Caco e a porquinha Piggy, o núcleo musical de ‘Os Muppets’ era um pouco mais adulto – talvez por isso a chegada de uma série focada nesses personagens, aqui no Brasil, não ganhe tanta repercussão. Mas, para quem é fã da boa música, é um programa de entretenimento para lembrar dos bons tempos da infância no rock’ n roll e apresentar outras técnicas de animação à garotada atual.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

No finalzinho dos anos 1970 a Disney Company lançou um programa seriado na televisão voltado para as crianças, que recebeu o nome de ‘Os Muppets’. O programa passava basicamente na televisão dos Estados Unidos, e fez muito sucesso lá durante os vinte anos seguintes,...Crítica | Muppets e o Caos Elétrico – DisneyPlus Retoma a Nostalgia em Série com Famosas Marionetes