sábado, abril 27, 2024

Crítica | My Policeman – Harry Styles estrela um triste romance gay proibido

O cantor Harry Styles tenta novamente se provar no universo da sétima arte com drama inglês ‘My Policeman‘, uma produção da Amazon Prime Video, contudo, assim como em seus trabalhos anteriores, mesmo não comprometendo o resultado final, o astro esbarra em certos problemas decorrentes da produção que estrela, e a falta de carisma que parece estar guardada em algum lugar.

O astro pop conseguiu apresentar um bom desempenho em ‘Dunkirk‘, de Christopher Nolan, e até conquista e convence com ‘Eternos‘, da Marvel; já no fraquíssimo ‘Não Se Preocupe, Querida‘, comandado por Olivia Wilde, temos uma performance que pode ser chamada de “piloto automático”, e que, infelizmente, o ator repete neste novo longa dirigido pelo diretor britânico Michael Grandage (‘O Mestre dos Gênios’).

O filme começa na Costa Sul, em 1998, onde a professora aposentada Marion (Gina McKee) recebe o velho amigo Patrick (Rupert Everett), que está se recuperando de um grave derrame. Porém o marido de Marion, Tom (Linus Roache), evita a todo custo chegar perto de Patrick.

A partir daí voltamos ao ano de 1957, quando a jovem Marion, agora vivida por Emma Corrin, e o policial Tom, por Styles, estão em um romance ao lado de seu amigo em comum, justamente o curador de museu Patrick, com David Dawson fazendo brilhantemente sua versão mais nova.

Enquanto eles saem juntos, Marion se torna cada vez mais consciente de que há algo acontecendo entre esses dois homens, mas a verdadeira profundidade dessa paixão só fica clara 40 anos depois, quando ela enfim lê os diários de Patrick e fica chocada.

Saltando através de passagens temporais, o roteiro assinado por Ron Nyswaner (‘Filadélfia’) revela detalhes aos poucos, ecoando a resistência britânica em falar sobre questões do coração. Isso cria várias camadas na trama, contando uma história que de certo modo é batida, mas por um viés diferente se torna interessante, principalmente quando trafega esses dois períodos pulando as já faladas quatro décadas.

É como se essas três pessoas vivessem em estase durante todo tempo. Os arcos dos personagens parecem incompletos e os sentimentos melodramáticos, sem que você possa sentir toda paixão e química de verdade, mesmo que os momentos empreendidos tragam um certo peso ao que o diretor quer dizer.

Não deixe de assistir:

Felizmente, Grandage consegue conceber cenas visualmente belíssimas, sobretudo nos atos sexuais, que carregam a paixão dos personagens e foram lindamente executadas por Harry Styles e David Dawson.

O trio McKee, Roache e Everett possuem momentos fantásticos em situações um tanto engessadas, evocando as tensões constantes entre essas três pessoas que sempre estiveram interligadas. Já Corrin, Styles e Dawson, mesmo participando de andamentos mais inspirados, esteticamente falando, não brilham tanto assim, apesar de acertarem na forma de construção das figuras, conferindo sentimentos extremos como paixão, medo e ciúme.

O principal destaque de ‘My Policeman‘ está na comparação entre os dois períodos abordados, um em que a homossexualidade é considerada crime – delito este que é punido com prisão ou algo pior; e outro em que casais do mesmo sexo podem viver “normalmente” em sociedade. Portanto, são retratados momentos importantes, que falam sobre como as pessoas na década de 1950 eram oprimidas ainda mais diante apenas pelo fato de amar. Porém, à medida que esses personagens têm a chance de redefinir suas vidas, vemos enfim que existe esperança em nosso futuro.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

O cantor Harry Styles tenta novamente se provar no universo da sétima arte com drama inglês 'My Policeman', uma produção da Amazon Prime Video, contudo, assim como em seus trabalhos anteriores, mesmo não comprometendo o resultado final, o astro esbarra em certos problemas decorrentes...Crítica | My Policeman – Harry Styles estrela um triste romance gay proibido