InícioAmazon PrimeCrítica | O Exorcismo da Minha Melhor Amiga – Divertido TERROR Teen...

Crítica | O Exorcismo da Minha Melhor Amiga – Divertido TERROR Teen da Prime Video Para Fãs de ‘Stranger Things’


Hoje é 1o de outubro e já podemos dizer: está aberta oficialmente a temporada de filmes de terror em 2022, uma vez que outubro é o mês do Halloween e, por isso, tanto os cinemas quanto as plataformas de streamings oferecem produções desse gênero aos espectadores. E olha… a maratona começa com o sarrafo lá em cima com ‘O Exorcismo da Minha Melhor Amiga’, estreia do final de semana na Prime Video.

Abby (Elsie Fisher) e Gretchen (Amiah Miller) são melhores amigas inseparáveis. Enquanto uma tem problemas de autoestima por conta das espinhas, a outra se sente tolhida por conta da religião fervorosa dos pais, que a impede de usar maquiagem. Tudo isso faz parte da adolescência das duas, que vão à escola católica juntas, onde encontram as duas outras amigas que fazem parte do grupinho fechado de BFFs: Glee (Cathy Ang) e Margaret (Rachel Ogechi Kanu). Em determinado final de semana as quatro viajam para a casa de férias da família de Margaret, que fica numa floresta obscura e isolada. Após uma pequena briga, Abby e Gretchen decidem dar uma volta pela floresta e acabam encontrando uma cabana onde, diz a lenda urbana, uma jovem pirou e foi morta. Sentindo-se corajosas, as duas resolvem explorar o lugar, mas algo acaba acontecendo e, desde então, Gretchen nunca mais foi a mesma.



Logo de cara já fica bastante evidente que ‘O Exorcismo da Minha Melhor Amiga’ bebe na fonte das produções da virada dos anos 1980/1990, tanto no gênero terror quanto no gênero comédia romântica adolescente – que fez muito sucesso nesse período, como vemos em ‘Jovens Bruxas’, ‘Segundas Intenções’, ‘Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado’ etc. Para quem viu esses filmes naquela época, é deliciosa a sensação recuperada por sentirmos esse gostinho novamente; para quem é adolescente hoje, é igualmente saboroso ser apresentado a filmes de terror juvenil que se passam em um universo tão familiar a essa faixa etária.

Baseado no livro homônimo de Grady Hendrix, o roteiro de Jenna Lamia adapta bem as páginas literárias para o formato audiovisual, dando bastante ênfase à construção da amizade das protagonistas e deixando como pano de fundo, para quem quiser ver, a metáfora da possessão da melhor amiga (que pode ser entendida justamente como o período de mudança nos adolescentes, que, de uma hora para a outra podem se afastar dos amigos, mudar de comportamento, perder interesse em coisas que gostavam muito e literalmente parecer ser outra pessoa, com se estivessem possuídos).

Damon Thomas optou por deixar o drama juvenil mais leve em seu filme, reforçando o contraste do terror com a comédia, ora ironizando os elementos/personagens que não entendem a possessão, ora mergulhando nas referências dos clássicos do gênero, como ‘O Exorcista’, de maneira tão empolgada que deixa bem evidente o quanto o foco do filme é divertir, não assustar. Em outras palavras, entretenimento puro, calculado exatamente com esse fim.

O Exorcismo da Minha Melhor Amiga’ é um divertido filme de terror juvenil, produzido na medida certa para a turma rir, zoar e sentir asco nas cenas principais, com um bocado de escatologia como principal recurso para compor as situações traumáticas dos personagens. Um filme que atende bem o seu público, já acostumado e desejoso por produções semelhantes ao sucesso ‘Stranger Things’.

Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS