sábado, abril 27, 2024

Crítica | Operação Cerveja: Zac Efron estrela instável comédia dramática baseada em insana história real

Filme assistido durante o Festival de Toronto 2022

Mais estranha do que qualquer ficção floreada e inventiva, a aventura de Chickie Donohue na Guerra do Vietnã é o tipo de história que só se crê vendo. E desafiando a nossa compreensão sobre a ousadia humana (ou seria estupidez aguda?), o cineasta Peter Farrelly resgata da caixa de memórias a fascinante jornada de um jovem que decide viajar para o fronte de batalha, apenas para mostrar apoio aos seus amigos alistados para o exercício americano. Sem noção do perigo, ele se infiltra em território vietnamita com uma bolsa de cervejas quentes e o irresponsável e puro anseio de trazer paz em meio aos horrores da guerra. E assim nasce Operação Cerveja, um relato incrível demais para ser inventado por um roteirista criativo.

Co-escrito por Peter Farrelly, Brian Hayes Currie e Pete Jones, Operação Cerveja é fascinante sem fazer muito esforço. Com Chickie relatando sua visão da Guerra do Vietnã como um civil imaturo e desocupado, a trama é composta por um vasto leque de encontros e desencontros inusitados que só seriam possíveis em meio ao caos armado de uma guerra desnecessária. Com pouco mais de duas horas de duração, a comédia dramática traz Zac Efron como Donohue, o vislumbrado jovem que decide “ajudar” seus amigos membros do exército em uma espécie de mochilão às avessas, onde ele visita os diversos frontes de batalha distribuindo cervejas para seus parceiros de bebedeira que estão na Guerra do Vietnã. Com Russell Crowe carregando o contraste dramático em contraponto com o caricato personagem protagonista, o longa é intrigante, mas sempre fica à deriva do que genuinamente poderia ter sido.

Tentando construir uma comédia dramática que equilibre bem ambos os gêneros, a adaptação do livro de memórias The Greatest Beer Run Ever, escrito por Chickie Donohue e J. T. Molloy, peca por não saber costurar estes dois elementos de maneira uniforme. Com um ritmo instável e transições de humor nada sutis, o longa facilmente nos embala nessa pitoresca história real, mas nunca cumpre seu papel completo de conduzir a audiência para o mesmo choque sociopolítico testemunhado por Chickie ao longo de sua viagem. Com algumas falhas em seu roteiro, Operação Cerveja perde a oportunidade de ser mais do que a alucinante viagem de um beberrão imaturo e fica em sua zona de conforto, tornando a história do protagonista mais em um papo de bar do que em uma genuína epopeia setentista – o que ela de fato é.

Ainda assim, o carisma e a leveza de Efron em tela nos transportam para as sensações de Chickie ao longo de sua aventura no Vietnã. Sempre estampando um sorriso bobo, adornado por um bigode que definitivamente não lhe cai bem, o ator brilha em tela em um papel bidimensional, entrega uma performance emocionante e ajuda a carregar o filme nas costas ao lado de Crowe, que em toda sua experiência sabe transitar em papéis distintos em um piscar de olhos. E com um elenco de apoio robusto, formado por Bill Murray, Viggo Mortensen e Kyle Allen, a dramédia consegue nos conquistar em seus três atos, ainda que sustente uma barreira que a impede de cruzar suas próprias limitações e se tornar mais emocional e impactante.

Mas com uma mensagem sempre otimista e um desfecho positivo que impressiona até os mais esperançosos e espirituosos, a história de Chickie Donohue merece ser assistida. Trazendo Farrelly em uma direção precisa, que desempenha bem as cenas de guerra – ainda que elas sejam mais enxutas e com orçamentos menores, o filme é uma mistura de sensações para a audiência, tendo como fator principal o constante levantar de sobrancelhas a cada cena. E embora não seja sinestésico como poderia ter sido, Operação Cerveja tem seu valor. Com reviravoltas que confrontam nossa própria percepção de perigo, o original da Apple TV+ não é perfeito, mas com certeza não vai te deixar frustrado.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Filme assistido durante o Festival de Toronto 2022 Mais estranha do que qualquer ficção floreada e inventiva, a aventura de Chickie Donohue na Guerra do Vietnã é o tipo de história que só se crê vendo. E desafiando a nossa compreensão sobre a ousadia humana...Crítica | Operação Cerveja: Zac Efron estrela instável comédia dramática baseada em insana história real