Um bom suspense parte de uma história simples, que poderia acontecer com qualquer pessoa, e insere elementos também comuns aos indivíduos, de modo que a atmosfera da ameaça se torna uma possibilidade de perigo também para o espectador, gerando, assim, uma imersão completa na recepção da obra de ficção. Tudo isso você encontra em ‘Por Trás dos Seus Olhos’, nova minissérie de suspense psicológico disponível na Netflix.

Louise (Simona Brown) é mãe de Adam (Tyler Howitt), uma fofura de criança. Separada do marido e há muito tempo sem socializar, ela divide o tempo entre cuidar do filho e trabalhar como secretária em um consultório médico. Certa noite, ela vai se encontrar com uma amiga, que a deixa sozinha no bar. Prestes a ir embora, ela conhece um homem enigmático, com quem passa a noite conversando e, após um beijo, ele vai embora correndo. Tentando voltar à rotina, Louise vai trabalhar no dia seguinte e descobre que o homem misterioso é na verdade Dr. David (Tom Bateman), seu novo chefe. Não bastasse a saia justa, Louise ainda descobre que o homem é casado e que a esposa de David, Adele (Eve Hewson), é muito bonita.

Baseada no livro homônimo de Sarah Pinborough (publicado no Brasil pela editora Intrínseca), a minissérie é divida em seis episódios de cerca de cinquenta minutos cada – um formato bastante justo para a construção do suspense, sem sobrar nem faltar nesta trama tão bem elaborada. Com uma evolução lenta, ‘Por Trás dos Seus Olhos’ vai esquentando o espectador a fogo brando, de modo que a gente vai sentindo, bem aos pouquinhos, que as ações dos personagens vão com certeza trazer problemas para eles, e, mesmo assim, continuamos assistindo.

Criado para a Netflix por Steve Lightfoot, que também assina o roteiro, ‘Por Trás dos Seus Olhos’ tem um enredo que vai desenvolvendo personagens misteriosamente, mas sempre com a história centrada na protagonista, Louise, uma mãe solteira que também vive um conflito interno bastante moderno entre focar na rotina e manter sua vida estável ou se jogar na aventura e conhecer novas pessoas. Por outro lado, temos um médico psiquiatra bastante controlador e machista, estilo Christian Grey, que, com o vozeirão de Batman de Tom Bateman, eleva a profundidade do personagem (o que, às vezes, também pode provocar riso).



A direção de Erik Richter Strand é bastante intimista, fazendo o espectador se envolver com a trama através do posicionamento da câmera (por exemplo, para julgar um personagem, a filmagem é de cima) e do contraste da paleta de cores (o mundo de Louise é mais colorido, enquanto o de David é monocromático, com predominância do branco estéril). Com a condução da ótima Simona Brown no protagonismo, que consegue transmitir as dúvidas e angústias de sua personagem, ‘Por Trás dos Seus Olhos’ é uma ótima minissérie de suspense, dessas que não dá para parar de assistir até o final porque você simplesmente quer saber o que aconteceu. E, acredite, você vai querer chegar no final dessa série, e não vai se arrepender.

Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE