sábado, abril 27, 2024

Curiosidades | ‘9 – A Salvação’, subestimada animação produzida por Tim Burton, faz 13 anos!

Em 2009, o diretor Shane Acker e os produtores Jim LemleyTim BurtonTimur Bekmambetov davam vida a uma das animações mais subestimadas dos anos 2000: ‘9 – A Salvação’.

A trama traz Elijah Wood como a voz de um boneco de pano conhecido como 9, que ganha vida e se vê em um mundo pós-apocalíptico em que humanos não mais existem. Os únicos sinais de vida são bonecos como ele, que são caçados por máquinas. 9, então, convence seus companheiros de que a única maneira de sobreviver é parar de se esconder e partir para a ofensiva, pois a civilização depende de seu sucesso.

Trazendo nomes como John C. ReillyJennifer ConnellyChristopher Plummer, Crispin Glover, Martin Landau e Fred Tatasciore ao elenco, o filme acabou não fazendo um sucesso gigantesco de bilheteria (arrecadando US$48,4 milhões) e teve recepção mista por parte da crítica – o que reitera o fato de ser subestimada, ainda mais considerando a sutil profundidade de seus temas principais.

Em 2022, ‘9 – A Salvação’ completa 13 anos desde seu lançamento nos cinemas e, para comemorar seu aniversário, preparamos uma breve lista trazendo algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:

  • O longa marcou a estreia diretorial oficial de Acker.
  • Acker originalmente idealizou o filme como um curta-metragem de dez minutos, que inclusive conquistou uma indicação ao Oscar. Apesar de não vencer, Acker recebeu a oferta de expandi-lo em um longa-metragem.
  • Uma escolha certeira do departamento de marketing foi dar ao filme a data de lançamento para 09 de setembro de 2009 (09/09/09).

  • O relógio da Catedral de Notre Dame que aparece na obra está travado na hora 9h09min.
  • Os primeiros dez minutos quase não têm diálogo – da mesma maneira que o curta-metragem original.
  • O design de 3 e de 4 é baseado em um par de luvas de jardinagem – o dedão pode ser visto na parte de trás, enquanto o punho está amarrado no topo.

  • Uma das principais inspirações para a atmosfera sombria do longa-metragem foi a cidade de Vienna, na Áustria, no período pós-II Guerra.
  • Visto que Burton ficou responsável pela produção, algumas de suas marcas registradas apareceram em ‘9 – A Salvação’, como o tema dos forasteiros/alienados triunfando sobre a adversidade e os esquemas imagéticos (como visto na cena do funeral, que pegou referências emprestadas de ‘Batman: O Retorno’). Além disso, a trilha sonora trouxe a colaboração de Danny Elfman, um dos parceiros de longa-data de Burton.

  • O filme começa com uma montagem de um personagem sendo costurado. Curiosamente, há uma abertura similar em ‘Coraline e o Mundo Secreto’, animação que também foi lançada em 2009 e foi supervisionada pela Focus Features.
  • Os nove bonecos nunca estão em um lugar em particular juntos no filme inteiro – até a cena do funeral, no final do terceiro. Mesmo assim, cinco deles são fantasmas.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS