O aclamado drama de ficção científica dirigido por Denis Villeneuve, intitulado ‘A Chegada‘, se tornou uma das produções mais aclamadas de 2016 e conquistou o coração da crítica e do público.

Na trama, quando misteriosas naves espaciais aterrissam em todo o mundo, uma equipe de elite – liderada pela linguista Louise Banks – é reunida para investigar. Enquanto a humanidade hesita à beira de uma guerra mundial, Banks e sua equipe correm contra o tempo em busca de respostas. E para encontrá-las, ela terá de se arriscar pondo em perigo a própria vida e, muito possivelmente, a do resto da humanidade.

Contando com Amy AdamsJeremy RennerForest Whitaker no elenco protagonista, o longa levou para casa o Oscar de Melhor Edição de Som, além de conquistar indicações a Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

Para comemorar seu aniversário de cinco anos, comemorado hoje, 11 de novembro, o CinePOP preparou uma lista com algumas curiosidades de bastidores – que você confere abaixo:



  • Villeneuve e o roteirista Eric Heisserer criaram uma linguagem alienígena totalmente funcional e visual. A dupla, ao lado do restante dos membros da produção, conseguiu criar uma “bíblia logograma”, que incluia mais de uma centena de logogramas operáveis.
  • A linguagem extraterrestre circular em tinta foi criada pela artista canadense Martine Bertrand.

Aproveite para assistir:

  • Ted Chiang, que criou a história que baseou o longa-metragem, aprovou a adaptação, dizendo: “acho que esse é um daqueles raros casos em que é tanto um bom filme quanto uma boa releitura. E, quando consideramos a reputação das adaptações de obras sci-fi, isso é quase um milagre”.
  • O nome original do filme seria Story of Your Life, o mesmo do conto. Entretanto, testes revelaram que o público não gostou do título, motivo pelo foi mudado para A Chegada.
  • Adam foi a primeira e única escolha de Villeneuve para o papel de Louise. Ela aceitou fazer parte do projeto 24 horas depois de ter recebido o roteiro.

  • O compositor Jóhann Jóhannsson comeentou que começou a gravar a trilha sonora antes mesmo do início das filmagens – e que ele e o diretor gostavam de trabalhar na música conforme o longa ganhava vida.
  • Na história original, nove “espelhos” chegam aos Estados Unidos, um total de 112 no mundo inteiro. O filme reduziu o número e alterou as dimensões das espaçonaves para um efeito mais profundo.
  • Apesar de conquistar indicações de Melhor Atriz no Globo de Ouro, no BAFTA, no SAG Awards, no Critics’ Choice Awards e até mesmo no Saturn Awards, Adams não faturou uma nomeação ao Oscar. Especialistas e cinéfilos consideraram esta uma das maiores esnobações da premiação à época.



  • A Chegadafoi incluído na lista dos 1001 Filmes para ver antes de Morrer, editado por Steven Schneider.
  • Os alienígenas do filme são cefalópodes. A ideia foi baseada em previsões de um ramo da ciência de que a Terra será dominado por cefalópodes no futuro.
COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: