Há dez anos, o lendário realizador Steven Spielberg comandou a tão aguardada adaptação em longa-metragem de As Aventuras de Tintim, baseado nos aclamados quadrinhos homônimos do autor belga Hergé.

Aglutinando três histórias da saga em uma única narrativa – O Caranguejo das Tenazes de OuroO Segredo do LicorneO Tesouro de Rackham -, a animação girou em torno do personagem titular, um jovem repórter que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Quando descobre que o objeto contém uma pista escondida para um tesouro valioso, Tintim parte em uma aventura perigosa que atravessa o mundo – e que o coloca par a par com forças malignas que querem destruí-lo.

Com roteiro assinado por Steven MoffatEdgar WrightJoe Cornish, o filme trouxe nomes como Jamie BellAndy SerkisDaniel CraigSimon Pegg e vários outros ao elenco de dublagem. Elogiado pela crítica pelo teor aventuresco da produção, As Aventuras de Tintim conquistou o Globo de Ouro de Melhor Animação, bem como dezenas de outras indicações – além de ter faturado US$374 milhões nas bilheterias mundiais.

Para celebrar seu iminente aniversário, o CinePOP preparou uma lista com várias curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:



  • Apesar de elogiado pela crítica e consagrando-se como um dos favoritos às principais premiações, o longa ficou de fora da categoria de Melhor Animação do Oscar, faturando uma nomeação apenas em Melhor Trilha Sonora. O motivo foi a técnica utilizada para construir o filme (M.O.C.A.P., que utiliza captura de movimentos de atores reais como base para o tratamento na pós-produção), não aceita pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas.
  • O pintor que aparece no começo da obra nutre de certa semelhança com o criador da saga em quadrinhos, Hergé. Mais para frente, ele faz um retrato de Tintim da mesma maneira que o autor fazia.

Aproveite para assistir:

  • Spielberg é conhecido por uma série de filmes icônicos, como ‘Tubarão’‘Jurassic Park’‘Indiana Jones’‘E.T. – O Extraterrestre’. Com ‘Tintim’, o realizador faria sua primeira incursão no gênero animado.
  • A princípio, Spielberg faria uma adaptação em live-action dos quadrinhos e havia chamado Peter Jackson (‘O Senhor dos Anéis’) para ver se sua companhia trabalharia no filme. Entretanto, Jackson negou a proposta e convenceu Spielberg de que um live-action não faria jus aos quadrinhos – e que a captura de movimentos seria uma técnica melhor.
  • Este foi o primeiro filme fora dos estúdios Pixar a conquistar o Globo de Ouro de Melhor Animação, desde que a categoria foi instituída. Além disso, desbancou ‘Carros 2’ ao levar a estatueta para casa.

  • Quando o avião está caindo do céu, Haddock (Serkis) e Milu bebem bolhas de álcool flutuante enquanto estão em gravidade zero. Essa é uma referência a uma cena similar nos quadrinhos ‘Explorando a Lua’.
  • Nos créditos de abertura, há uma cena onde um sinal invertido em uma estação de trem mostra vários destinos. Esses lugares são cenários em que Tintim se aventura nos quadrinhos (por exemplo, Syldavia, Tibete, Djakarta, entre outros).
  • Moffat, que auxiliou na escrita do roteiro, disse que foi seduzido por Spielberg para trabalhar como roteirista. Spielberg prometeu que o protegeria das interferências do estúdio na criação da história.
Left to right: Thompson (Simon Pegg), Tintin (Jamie Bell), Thomson (Nick Frost), Snowy, and Captain Haddock (Andy Serkis) in THE ADVENTURES OF TINTIN, from Paramount Pictures and Columbia Pictures in association with Hemisphere Media Capital.
  • O filme foi lançado no 30º aniversário de ‘Os Caçadores da Arca Perdida’, outro clássico dirigido por Spielberg.
  • Durante as gravações, James CameronRobert ZemeckisGuillermo del ToroStephen DaldryDavid Fincher prestaram visita ao set.
COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: