O lendário cineasta David Fincher tem inúmeros títulos irretocáveis em sua filmografia – e Garota Exemplar é um dos longas-metragens que mais refletem seu estilo único.

Na trama, Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

Elogiado pela crítica e garantindo uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Pike, o filme também fez um estrondo de bilheteria e arrecadou nada menos que US$369 milhões mundialmente.

Para celebrar seu recente aniversário, o CinePOP separou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:



  • Affleck adiou seu trabalho em ‘A Lei da Noite’ para participar no longa-metragem com Fincher. Ele até mesmo disse: “ele é o único diretor que conheci que pode fazer o trabalho de todos os outros melhor do que eles mesmos”.
  • Fincher explicou que uma das razões por ter elencado Pike como Amy é que a atriz tinha uma aparência de idade indecifrável e poderia interpretar uma mulher mais velha ou mais nova. O fato de Rosamund ter contado a Fincher que era filha única também se mostrou como um aspecto bastante chamativo para a personagem de Amy.

Aproveite para assistir:

  • Reese Witherspoon havia conseguido os direitos da adaptação do romance de Gillian Flynn em junho de 2012 e decidiu entrar como produtora através de sua própria companha, a Pacific Standard, visto que conseguiria interpretar Amy. Entretanto, depois de sua reunião inicial com Fincher, Witherspoon decidiu abandonar o posto, percebendo que não era a pessoa certa para viver a protagonista.
  • A ideia para a trilha sonora foi dada de Fincher à icônica dupla Trent ReznorAtticus Ross e foi baseada em uma visita que o diretor fez a um spa, onde a música, que deveria relaxá-lo, era assustadora e o deixava desconfortável.
  • O restaurante The Bar se tornou um verdadeiro ponto turístico, exatamente onde as sequências foram rodadas na cidade de Cape Girardeau, em Missouri, Estados Unidos.

  • Para interpretar Amy, Pike pegou inspirações das performances de Nicole Kidman em ‘Um Sonho sem Limites’ e de Sharon Stone em ‘Instinto Selvagem’. Ela também estudou a personalidade Carolyn Bessette-Kennedy, esposa de John F. Kennedy Jr., para a linguagem corporal e para a personalidade indiferente.
  • A indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Pike marcou a quarta vez consecutiva que Fincher dirigia uma performance nomeada para as categorias de atuação, precedida por: Brad PittTaraji P. Henson em ‘O Curioso Caso de Benjamin Button’Jesse Eisenberg em ‘A Rede Social’; e Rooney Mara em ‘Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres’.



  • Além de Witherspoon, Charlize TheronNatalie PortmanEmily BluntRooney MaraOlivia WildeAbbie CornishJulianne Hough foram consideradas para o papel de Amy Dunne. Enquanto isso, Brad PittJon Hamm foram cogitados para viver Nick Dunne.
  • Para compreender o personagem, Affleck pesquisou e estudou diversos homens que foram acusados de terem matado suas esposas. Ele prestou atenção particularmente a Scott Peterson.
  • O retorno de Amy a Nick, totalmente ensanguentada e caindo em seus braços, enquanto está rodeada de repórteres, é uma proposital e elaborada zombaria aos finais felizes.
Comentários

Não deixe de assistir: