‘Harry Potter’ tornou-se uma das sagas literárias e cinematográficas mais famosas e bem-sucedidas de todos os tempo e, em 2022, a segunda adaptação fílmica do universo mágico completa nada menos que vinte anos.
Lançada em 2002, a produção, que traz Chris Columbus de volta à cadeira de direção, traz Harry Potter (Daniel Radcliffe) de volta à casa de seus tios – até ele receber a inesperada visita de Dobby, um elfo doméstico, que veio avisá-lo para não retornar à Escola de Magia de Hogwarts, pois lá correrá um grande perigo. Harry não lhe dá ouvidos e decide retornar aos estudos, enfrentando um 2º ano recheado de novidades. Uma delas é a contratação do novo Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh), que é considerado um grande galã e não perde uma oportunidade de fazer marketing pessoal. Porém, o aviso de Dobby se confirma e logo toda Hogwarts está envolvida em um mistério que resulta no aparecimento de alunos petrificados.
Trazendo nomes como Rupert Grint e Emma Watson reprisando seus papéis como Ronald Weasley e Hermione Granger, respectivamente, o filme se tornou um sucesso crítico e comercial, arrecadando quase US$890 milhões mundialmente e conquistando três indicações ao Oscar.
Para celebrar seu aniversário, o CinePOP preparou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:
- Tom Felton tinha esquecido de sua fala quando Draco vê Harry disfarçado de Goyle. Logo, ele improvisou a fala “eu não sabia que você podia ler”, que foi mantida no corte final.
- Foi Jason Isaacs quem deu a ideia de Lúcio Malfoy ter cabelos longos e loiros, bem como carregar uma bengala onde escondia sua varinha. Ele ficou apegado à bengala e, uma vez, tentou levá-la consigo do set de filmagens antes de ser pego.
- Shirley Henderson, que deu vida a Murta-Que-Geme no filme, se tornou a atriz mais velha a interpretar uma estudante de Hogwarts (tendo 37 anos à época das gravações).
- Inicialmente, Radcliffe havia recebido a oferta de 125 mil libras para o segundo filme. A união dos atores do Reino Unido, porém, se envolveu como caso e negociou novos termos, que aumentara o salário do ator para 2 milhões de libras.
- Este foi o último filme da saga ‘Harry Potter’ a trazer Richard Harris como o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore. Harris faleceu em virtude da Doença de Hodgink poucas semanas antes do lançamento norte-americano de ‘A Câmara Secreta’. Michael Gambon foi escalado para viver o personagem nos filmes seguintes.
- Por volta dos quinze minutos, é possível ver um colar de opalas sendo exibido na loja Borgin & Burkes, na Travessa do Tranco. O mesmo colar teria um papel importante na trama de ‘Harry Potter e o Enigma Príncipe’, lançado em 2009.
- O carro dos Weasley é um Ford Anglia azul-turquesa. O modelo do carro e a cor são os mesmos do automóvel que J.K. Rowling, autora dos livros, e sua melhor amiga utilizavam para passear por Londres quando eram mais novas.
- Grint, assim como Rony, sofre de um severo caso de aracnofobia e, até hoje, não assistiu à sequência em que Rony e Harry estão no covil de Aragogue.
- Nada menos que 14 Ford Anglias foram destruídos para criar a cena em que Harry e Rony colidem com o Salgueiro Lutador.
- A fênix animatrônica utilizada para dar vida a Fawkes era tão real que Harris acreditou que o pássaro era de verdade – apesar das fênices serem criaturas mitológicas.