sexta-feira, junho 21, 2024

Curiosidades | ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’ completa 20 anos!

Três anos depois da icônica saga mágica ‘Harry Potter’, de J.K. Rowling, chegar às telonas através da Warner Bros. e de Chris Columbus, o universo do bruxinho mais famoso de todos os tempos já se consagrava como um dos mais adorados pelo público. E, em 2004, o vibrante escopo fabulesco passava por uma grandiosa transformação com o lançamento de ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’.

Dirigido por Alfonso Cuarón, mesmo nome por trás de aclamadas produções como ‘Filhos da Esperança’‘Gravidade’‘Roma’, o longa-metragem trouxe Daniel RadcliffeRupert GrintEmma Watson retornando como Harry, Rony e Hermione, respectivamente, reunindo o trio para a aventura mais sombria de suas vidas até então. Na trama, os nossos heróis retornam para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts apenas para se depararem com um perigo mortal: o retorno do assassino Sirius Black (Gary Oldman), que fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas, e está à procura de Harry. Para proteger a escola, Alvo Dumbledore (Michael Gambon) recruta os temíveis Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.

O filme teve uma recepção extremamente sólida por parte da crítica internacional, que até hoje considera a iteração como a melhor entrada do universo mágico, e fez um sucesso estrondo de público, arrecadando mais de US$797 milhões mundialmente e se tornando a 2ª maior bilheteria do ano. Além disso, conquistou duas indicações ao Oscar, incluindo Melhor Trilha SonoraMelhores Efeitos Visuais.

Para celebrar o recente 18º aniversário desse clássico instantâneo, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:

  • Para criar laços com o trio protagonista, Cuarón pediu para que cada um deles escrevesse uma redação sobre seus respectivos personagens. Watson escreveu um texto de dezesseis páginas sobre Hermione; Radcliffe escreveu apenas uma sobre Harry; e Grint, assim como Ron, nunca entregou a redação.
  • Cuarón nunca tinha lido os romances originais, ou assistido aos dois primeiros filmes, quando recebeu a oferta de comandar o terceiro capítulo. Foi o diretor Guillermo del Toro que o convenceu, dizendo: “não seja estúpido; leia os livros imediatamente”.

  • Uma cláusula no contrato de Cuarón o impedir de xingar na frente das crianças no set de filmagens.
  • Ciente de seu gosto pela música, Oldman presenteou Radcliffe com um baixo como presente quando eles se conheceram.
  • Rowling revelou que teve “arrepios” quando assistiu a vários momentos do filme, visto que eles inadvertidamente faziam referência aos eventos nos dois últimos livros. Ela comentou: “as pessoas estão reassistindo ao filme e pensando que essas coisas foram colocadas deliberadamente como pistas”.

  • Durante as filmagens, todos os bolsos das vestimentas de Tom Felton foram costurados para impedi-lo de entrar com comida no set de filmagens.
  • Remo Lupin (David Thewlis) é uma raridade entre os professores, visto que chama os estudantes por seus primeiros nomes, e não pelos últimos. Os outros dois professores conhecidos por também fazer isso são Dumbledore e Rúbeo Hagrid (Robbie Coltrane).
  • Para fazer com que o Nôitibus Andante parecesse ziguezaguear freneticamente pelo trânsito em uma velocidade absurda, as cenas foram rodadas com o ônibus conduzido a uma velocidade normal, enquanto os outros carros rodavam lentamente. As cenas foram rodadas pela câmera em um ritmo mais vagaroso que o normal. Quando colocada em velocidade normal, o ônibus parecia muito rápido.

  • Thewlis foi a primeira escolha de Cuarón para o papel de Lupin. Ele aceitou o papel depois de receber conselho do Ian Hart, intérprete do Professor Quirrell em ‘A Pedra Filosofal’, que disse que Lupin era “a melhor parte dos livros”.
  • Harry Melling havia perdido tanto peso que o papel de Duda Dursley foi quase reescalado. Eventualmente, foi decidido que Melling continuaria a interpretar Duda e que ele usaria um traje maior para mantê-lo fiel ao personagem.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS