domingo, abril 28, 2024

Curiosidades | ‘Lilo & Stitch’, adorada animação da Disney, completa 20 anos em 2022!

O panteão Disney é recheado de filmes incríveis e que conquistam o público ano após ano – e um deles é a clássica animação ‘Lilo & Stitch’.

Lançada em 2002, a dramédia de ficção científica consagra-se como um dos poucos sucessos sólidos da Casa Mouse na era pós-Renascença e gira em torno de Lilo (Daveigh Chase), uma pequena garota havaiana de seis anos que adora cuidar de animais e que vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.

O título teve alta recepção favorável por parte da crítica especializada e, além disso, fez um barulho considerável nas bilheterias, arrecadando mais de US$273 milhões mundialmente e conquistou uma indicação ao Oscar de Melhor Animação.

Por incrível que pareça, ‘Lilo & Stitch’ completa 20 anos desde sua estreia oficial e, para celebrar o longa-metragem, preparamos uma breve lista separando dez curiosidades de bastidores para você conferir.

Veja:

  • Carrere e Jason Scott Lee, este também parte do elenco, ajudaram os roteiristas com os diálogos do filme e os sotaques, visto que ambos nasceram no Havaí.
  • Uma das partes mais difíceis sobre a caracterização de Stitch foi o fato de ser muito complicado compreender a emoção que ele sentia, principalmente por ele não ter pupilas nos olhos. Dessa forma, os animadores solucionaram o problema ao tornar as emoções parte de sua linguagem corporal.

  • O nome “Lilo” significa “A Generosa” e tem origem havaiana. “Nani”, por sua vez, significa “Linda” na mesma língua.
  • Quase todos os cenários do filme são locações reconhecíveis no Havaí. É possível inclusive reconhecer o panorama com mais força no começo do filme, quando Lilo e Stitch estão andando de bicicleta pela ilha.
  • Ao longo de ‘A Princesa e o Sapo’, este é um dos únicos dois filmes da Disney lançados nos anos 2000 a receber aclame por parte da crítica e ter retorno financeiro.

  • Assim como o monstro em live-action que aparece brevemente, as fotografias de Elvis Presley utilizadas no filme são de verdade, e não desenhadas.
  • Originalmente, Stitch seria um gângster intergaláctico, enquanto Jumba seria um membro enfadado de sua gangue que é deixado para trás durante um roubo. Entretanto, os produtores viram que Stitch era mais simpático, mudando-o de um criminoso brutal a um experimento genético, fazendo com que Jumba fosse o cientista a tê-lo criado.

  • Para capturar os movimentos corretos da hula, típica dança havaiana, a Disney levou uma equipe de cinegrafistas para uma renomada halau (uma escola de hula). Toda a dança introdutória é modelada em sequências capturadas na escola.
  • Além de dublar Stitch, Sanders também serviu como um dos diretores e um dos roteiristas do longa-metragem. Sanders criou o personagem em 1985, para uma ideia de livro infantil que nunca viu a luz do dia.
  • Os elementos extraterrestres do longa-metragem, como as espaçonaves, foram construídas em semelhança à vida marinha.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS