A franquia X-Men, da extinta Fox, é uma das mais rentáveis do século e rendeu diversos longas-metragens – sendo um dos mais recentes o drama de ação Logan.

Estrelado por nomes como Hugh JackmanPatrick StewartDafne Keen, o filme é inspirado nos quadrinhos Old Man Logan, de Mark MillarSteve McNiven, e é ambientado em um futuro alternativo e distópico em que nenhum mutante nasceu em 25 anos. Logan (Jackman), trabalhando como chofer para cuidar de um nonagenário Charlez Xavier (Stewart), está debilitado e esgotado emocionalmente. Entretanto, ele sai da aposentadoria para cuidar da jovem Laura Kinney/X-23 (Keen) e levá-la em segurança para um lugar seguro conhecido como Éden.

Além do aclame crítico, que rendeu a entrada do longa-metragem em diversas listas de fim de ano e uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro AdaptadoLogan arrecadou quase US$620 milhões nas bilheterias mundiais e foi condecorado como uma das melhores produção de super-heróis de todos os tempos.

Para comemorar seu recente aniversário de cinco anos, o CinePOP preparou uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:



Aproveite para assistir:



  • Quando Charles Xavier sofre das convulsões telepáticas, Jackman não atuou como se estivesse sendo empurrado para longe. Na verdade, ele ficou preso por uma corda, que era puxada por dois homens, para fornecer um retrato mais realista de ficar encarcerado.
  • Jackman ficou em desidratação induzida por 48 horas antes das cenas de Wolverine sem camisa, perdendo peso de água. Ele comentou que o método é perigoso e que ninguém deveria tentar aquilo em casa. Jackman havia utilizado a mesma técnica cinco anos antes para criar a aparência cadavérica de Jean Valjean em ‘Os Miseráveis’.
  • Jackman revelou que este foi o filme mais difícil do Wolverine para o qual treinou.

  • Quando fez a audição para o papel de Laura, Keen perguntou ao diretor James Mangold se podia improvisar suas falas. Depois que Jackman começou seu diálogo, Keen o interrompeu ao gritar com ele em espanhol, algo que foi incluído no corte final do longa.
  • Mangold comentou que o filme é ambientado em 2029 para evitar quaisquer conflitos com a cronologia estabelecida em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido’, de 2014. Entretanto, a ideia era criar uma produção-solo, que não estivesse atada a narrativas predecessoras e que não desse margens para sequências.

  • Por volta dos 16 minutos, a espada samurai apresentada a Logan em ‘Wolverine: Imortal’, de 2013, pode ser vista no moinho de fundição onde Logan e Charles se escondem.
  • Jackman comentou que, apesar de não duvidar que Logan seja rebootado no futuro com um novo ator, ele tem esperança de que X-23 seja a nova Wolverine da franquia.
  • Mangold ficou tão impressionado com o comprometimento da dublê de Keen, Rissa Kilar, que decidiu dar a ela um papel na obra. Ela foi escalada no papel da mutante Garota-Pinha.


  • Ao ser exibido em 4071 salas de cinema nos Estados Unidos, Logan se tornou o filme para maiores de maior abertura na história do cinema. Ele segurou o recorde até o lançamento de ‘IT: A Coisa’, que abriu em 4103 salas.
  • Segundo Mangold, o filme foi influenciado por diversas produções, incluindo: ‘Rota Suicida’, de 1977; ‘Lua de Papel’, de 1973; ‘Pequena Miss Sunshine’, de 2006; ‘O Lutador’, de 2008; ‘Os Cowboys’, de 1972; ‘Os Imperdoáveis’, de 1992; e ‘Os Brutos Também Amam’, de 1953.
Não deixe de assistir: