‘Stardust – O Mistério da Estrela’ continua, até os dias de hoje, como uma das produções mais adoradas do cenário fantástico. Baseado no romance homônimo do lendário Neil Gaiman, a narrativa levada aos cinemas por Matthew Vaughn encantou espectadores ao redor do mundo ao nos levar ao mágico mundo de Stormhold.

Estrelado por nomes como Claire DanesCharlie CoxMichelle Pfeiffer, a história centrada em Tristan, um jovem atrapalhado que cruza caminho com uma estrela cadente chamada Yvaine, ganhou inúmeros elogios por parte da crítica especializada e levou uma quantidade sólida de prêmio para casa – incluindo um Hugo Award e um GLAAD Award.

Para celebrar seu 14º aniversário, o CinePOP separou uma lista com várias curiosidades de bastidores, que você pode conferir abaixo:



  • Todas as roupas dos Príncipes são construídas em um padrão que soletra seus números na linhagem em numerais romanos, compostos por números menores seguindo o padrão arábico. Além disso, Septimus (Mark Strong) usa uma veste com o número sete em cada botão.
  • Vaughn teve dificuldade gigantesca em rodar as cenas na estalagem onde Lamia (Pfeiffer) intercepta Yvaine (Danes), Tristan (Cox) e Primus (Jason Flemyng). Foram poucos os dias em que mais de um membro do elenco estava disponível para as filmagens. Ele usou vários substitutos em enquadramentos próximos para dar a impressão de que todos estavam presentes.

  • Pfeiffer foi a primeira e única escolha de Vaughn para o papel de Lamia, a Rainha Bruxa. Ele era fã da atriz desde que a viu atuando em ‘Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram’.
  • A faca de vidro usada por Lamia, semelhante a uma cimitarra, foi originalmente criada por Vaughn para o mutante Magneto (Ian McKellen) em ‘X-Men: O Confronto Final’. Entretanto, o objeto nunca foi utilizado.
  • Cox sofreu um ferimento leve quando filmava a sequência climática da batalha contra as bruxas, quando um enorme vaso caiu sobre ele e o deixou inconsciente.

Aproveite para assistir:

  • Quando Vaughn apresentou a ideia do longa-metragem aos executivos da Paramount Pictures, o estúdio queria um nome mais famoso, como Orlando Bloom ou Ben Barnes, para interpretar Tristan. Não foi até Vaughn elencar Robert De Niro, Pfeiffer e Danes que a Paramount concordou em dar o papel a Cox.
  • As três bruxas são nomeadas em homenagem a criaturas demoníacas da mitologia grega. Lamia e Mormo são demônios que se alimentam de crianças (esta última sendo a ex-amante de Zeus, o pai dos deuses); Empusa, por sua vez, era uma criatura mandada pela deusa Hécate para devorar viajantes.
  • Anne HathawayScarlett JohanssonSarah Michelle GellarJessica Alba receberam ofertas para interpretar Yvaine. Todas declinaram e o papel foi dado a Danes, que ganhou vários elogios pela performance.

  • No final, quando Una (Kate Magowan) conta a Tristan que é o último herdeiro vivo do torno de Stormhold, os espíritos dos irmãos mortos flutuam para cima e somem. Entretanto, um deles, transformando-se em um ponto vermelho, flutua para baixo – presumivelmente Septimus, visto que era o mais vil e impetuoso dos irmãos.
  • Os efeitos especiais de ‘Stardust’ são absolutamente incríveis – mas boa parte das sequências não precisou de qualquer tratamento, visto que foram rodadas em cidades medievais autênticas, incluindo as Terras Altas e a Ilha de Skye, na Escócia, bem como áreas na Islândia e a histórica Elm Hill, na Inglaterra.
Comentários

Não deixe de assistir: