Jennifer Lopez é um dos poucos nomes do entretenimento que encontrou sucesso considerável tanto na música quanto no cinema – e um de seus papéis mais condecorados e conhecidos é o de Selena Quintanilla-Pérez, a rainha da música tejana, na elogiada cinebiografia ‘Selena’.
Lançado em 1997, a produção foi escrita e dirigida por Gregory Nava e acompanha a infância e a carreira de Selena, uma das principais musicistas do final do século passado, que trouxe as incursões latinas de sua terra natal ao mainstream estadunidense e se tornou uma das figuras mais importantes de todos os tempos – além das mais bem-sucedidas, com vendas que ultrapassam as 80 milhões de unidades. Entretanto, ela encontrou seu fim com apenas 23 anos, ao ser assassinada pela impiedosa Yolanda Saldívar.
Com a produção, Lopez roubou a atenção da crítica e do público, conquistando uma indicação ao Globo de Ouro com uma performance que é considerada uma das melhores de sua carreira. Além de arrecadar US$35,5 milhões mundialmente, o filme foi selecionado pelo governo dos Estados Unidos para preservação, por seu valor “cultural, estético e histórico”.
Neste ano, o longa completou 25 anos desde sua estreia e, para comemorar seu aniversário, separamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:
- Jackie Guerra queria tanto o papel de Suzette Quintanilla, irmã de Selena, que mentiu em sua audição, dizendo que tocava bateria profissionalmente – quando, na verdade, nunca tinha tocado o instrumento. Quando a verdade foi revelada, a própria Suzette deu aulas privadas a Guerra.
- Para se preparar para o papel, Lopez morou por um bom tempo com a família de Selena.
- À época, Lopez se tornou a mulher latina mais bem paga da história de Hollywood pelo projeto, com um cachê de US$1 milhão.
- O estúdio em que a música “I Could Fall in Love” foi rodada no filme é, na verdade, o Estúdio A na Q-Productions, onde a própria Selena gravou seu álbum em língua inglesa.
- Mais de 20 mil garotas fizeram testes para os papéis de Selena em idades diferentes.
- Constance Marie, que interpretou a mãe de Selena na cinebiografia, originalmente fez audição para o papel da protagonista titular.
- Na vida real, Selena, que tinha nascido no Texas, tinha um fraco mas óbvio sotaque sulista (algo que aparecia com mais clareza na pronúncia de algumas palavras). Lopez, que é de Nova York, conseguiu adotar o sotaque de Selena das formas sutis da mesma maneira que o ouvíamos em entrevistas.
- Salma Hayek foi considerada para o papel principal, mas recusou a oferta, porque queria interpretar Frida Khalo no aclamado ‘Frida’, de 2002 (que lhe garantiu uma indicação ao Oscar), e não queria interpretar duas heroínas mexicanas diferentes. Lopez diria em uma entrevista ao Moveline que a constatação de Hayek era “uma mentira completa”.
- Quase o elenco inteiro (Lopez, Marie, Edward James Olmos, Jacob Vargas e Lupe Ontiveros) estrelaram juntos o filme anterior de Nava, ‘My Family’ (1995).
- Rob Reiner foi considerado para dirigir o projeto, mas, então, foi deixado de lado depois do fracasso crítico e comercial de ‘O Anjo da Guarda’, de 1994.