quinta-feira, abril 18, 2024

Curiosidades | ‘Victor ou Victoria?’, clássico estrelado por Julie Andrews, completa 40 anos!

Julie Andrews é um dos maiores ícones da história do cinema e da televisão e já imortalizou personagens icônicos da cultura pop, como Mary Poppins no aclamado musical homônimo e a Rainha Clarisse Renaldi na mini-franquia ‘O Diário da Princesa’. Entretanto, não é apenas por esses papéis que ela é conhecida.

Em 1982, Andrews estrelou uma das comédias musicais que definiram o final do século passado, ‘Victor ou Victoria?’. Dirigido por Blake Edwards, a trama se passa em meados da década de 1930 em Paris, França, e acompanha Victoria Grant (Andrews) é uma cantora lírica desempregada que conhece Carroll Todd (Robert Preston), um cantor homossexual que tinha sido recentemente demitido. Juntos eles articulam um plano, no qual ela se faz passar por um homem, Conde Victor Grezhinski, que é um transformista. Mas surge um problema quando ela se apaixona por King Marchand (James Garner), um gângster, sendo que caso ela se declare assume ser uma farsa.

Conquistando sete indicações ao Oscar, incluindo Melhor Atriz, e levando uma estatueta para casa por Melhor Trilha Sonora Original, o longa também trouxe nomes como Lesley Ann WarrenAlex KarrasJohn Rhys-Davies às telonas e fez um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$165 milhões mundialmente.

Para celebrar seu iminente 40º aniversário, o CinePOP preparou essa singela lista, elencando algumas curiosidades de bastidores que você confere abaixo:

  • Preston fez o número musical final em apenas uma tomada, o que explica o fato de ele estar claramente sem fôlego, fisicamente estressado e suando profusamente durante a segunda metade da performance.
  • O filme estava em planejamento desde 1978, com Andrews co-estrelando ao lado de Peter Sellers. Entretanto, Sellers morreu em 1980, motivo pelo qual Preston ser escalado para interpretar Caroll “Toddy” Todd.

  • A apresentação de Andrews em “Le Jazz Hot”, ao lado da verossimilhança de sua performance em geral, foi possível por seu alcance vocal de quatro oitavas, o que a permitia cantar notas mais baixas de um tenor e também as notas altas de uma soprano, com transições suaves.
  • O jovem rapaz que diz que Victor é “divino” nos ensaios é ninguém menos que o filho de Edwards e o enteado de Andrews, Geoffrey Edwards.
  • O figurino usado por Andrews no número “The Shady Dame From Seville” é o mesmo utilizado por Preston no final do filme.

  • As baratas estavam em uma espécie de coma congelado. Elas eram colocadas quando necessárias na cena e aquecidas com um secador de cabelos. A equipe apenas esperava que elas fossem na direção certa – e ninguém sabia para onde elas iam depois que as filmagens das cenas terminavam.
  • ‘Victor ou Victoria?’ foi incluído na lista dos 100 Filmes Americanos mais Engraçados do American Film Institute, em 2000.
  • Pouco tempo depois, o filme se tornou a base de um grandioso e bem-sucedido musical da Broadway, também dirigido por Edwards e estrelado por Andrews.

  • O Detetive Charles Bovin, interpretado por Herb Tanney, serviu de inspiração para o Inspetor Chefe Jacques Clouseau, da franquia cômica ‘A Pantera Cor de Rosa’, comandada por Edwards anos mais tarde.
  • Warren recebeu a oferta de interpretar Norma Cassidy na versão teatral do longa, mas teve de recusar o projeto em virtude de outros compromissos.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS