sexta-feira, abril 26, 2024

Darren Aronofsky – 53 Anos | Ranqueamos todos os filmes do polêmico diretor!

Darren Aronofsky é um dos diretores mais polêmicos da atualidade e, desde sua estreia oficial no cenário do entretenimento em 1998, nunca se preocupou em trazer temas pesados ao mainstream – endereçando a problemática das drogas, da ambição excessiva e reatribuindo significado contemporâneo a uma das mitologias mais antigas do mundo (a católica).

Ao longo de sua carreira, Aronofsky comandou apenas sete longas-metragens, um mais controverso que o outro, que lhe renderam destaque, alguns prêmios – e complexa atenção de diversos grupos da sociedade. Apenas para citar um exemplo, sua última produção, ‘mãe!’, resolveu recontar a história da Bíblia através de metáforas originais e uma crueza chocante que levou realizadores e cristãos e tachá-lo como “superestimado” e “pedante” (algo que este que vos escreve discorda veementemente).

No dia de hoje, 12 de fevereiro, o cineasta completa 53 anos e continua a nos intrigar com as tramas que leva às telonas. E, para celebrá-lo, montamos uma lista ranqueando suas obras, desde ‘Pi’ até o título supracitado no parágrafo anterior.

Confira abaixo e conte para nós se você concorda ou não:

7. FONTE DA VIDA (2006)

‘Fonte da Vida’ não é um filme ruim, por assim dizer, mas falha em diversos aspectos em cumprir com tudo o que pretendia. O longa mistura diversos elementos narrativos e funde drama romântico com realismo mágico épico, trazendo Hugh JackmanRachel Weisz como protagonistas. A trama envolve incursões sobre imortalidade, perda do amor verdadeiro e a luta contra um destino preescrito que, a princípio, não pode ser mudado. Apesar da recepção mista, a obra conquistou uma legião cult com o passar dos anos e foi redescoberto pelos espectadores, caindo no gosto popular anos depois de seu lançamento oficial.

6. NOÉ (2014)

‘Noé’ sofre de mal similar a ‘Fonte da Vida’ e, se pensávamos que Aronofsky havia deixado seus dias de polêmica para trás, provou o contrário e até mesmo foi banido da China com esta produção. Chegando aos cinemas em 2014, os especialistas rasgaram elogios para as performances do elenco e para a direção, mas gerou controvérsia por não se basear essencialmente no Livro de Noé, da Bíblia católica, e procurar inflexões ambientalistas, políticas e um uso extensivo de fontes não relacionadas à trama. De qualquer forma, ‘Noé’ é uma aventura bastante envolvente e chocante da melhor maneira possível – e merece ser apreciada dentro dos limites que impôs a si própria.

5. PI (1998)

Não deixe de assistir:

A estreia de Aronofsky no cinema veio em 1998 com o thriller psicológico neo-noir ‘Pi’ – e configura-se como um dos maiores débuts de todos os tempos. Conquistando diversos prêmios à época de seu lançamento, o enredo é centrado em um matemático obcecado por encontrar a completa perfeição no mundo, delineando o contraste entre a imperfeição emocional do ser humano e a excessiva razão da ciência. Também explorando temas religiosos e místicos, o filme foi elogiado pela sagacidade do roteiro e pelo espetáculo visual e reflexivo que o realizador construiu – ainda que com um orçamento baixíssimo.

4. MÃE! (2017)

Na história cinematográfica, diversos títulos se tornaram extremamente populares justamente por “cutucarem a onça com vara curta” e mergulharem em temas polêmicos – e é claro que Aronofsky faria parte deste seleto grupo ao dirigir ‘mãe!’. Estrelado por nomes como Jennifer LawrenceJavier Bardem Michelle Pfeiffer, a produção reconta a história da Bíblia como nunca antes, desde Gênesis até Apocalipse, traduzindo a atemporalidade dos escritos em um envolvente thriller simbólico. O longa é, certamente, o mais subestimado da carreira do realizador e mereceu o quarto lugar de nossa lista, mesmo envolto em conflitos.

3. O LUTADOR (2008)

‘O Lutador’ é uma das melhores entradas da carreira de Aronofsky – e um dos longas que menos se aproximam ao estilo que ele nos apresentara no passado, motivo pelo qual foi aceito com imediato aclame. O drama psicológico é estrelado por Mickey RourkeMarisa TomeiEvan Rachel Wood e acompanha um lutador profissional que, apesar de enfrentar problemas de saúde e lidar com a perda de sua fama, tem um desejo intrínseco de recuperar o sucesso que outrora tinha. Não é surpresa que Rourke, vivendo o protagonista, conquistou indicações ao BAFTA, ao Globo de Ouro e ao Oscar.

2. RÉQUIEM PARA UM SONHO (2000)

‘Réquiem para um Sonho’ é um dos filmes mais impactantes de Aronofsky – e do cinema atual. É claro que, com o passar dos anos, o título pode ter perdido força nos holofotes em meio a lançamentos constantes de um mainstream bombardeado por fórmulas, mas nada pode apagar a profunda análise sobre a qual o diretor discorreu com uma explícita paixão pela psicologia e pela ruína humana. O ponto alto do longa-metragem não é apenas o comando desse épico dramático ou a espetacular trilha sonora, mas a rendição impecável de um elenco de ponta guiado por Jared LetoJennifer ConnellyMarlon WayansEllen Burstyn.

1. CISNE NEGRO (2010)

Não conseguimos pensar em outro filme de Aronofsky que possa ficar em primeiro lugar no nosso ranking‘Cisne Negro’ parou o mundo quando chegou aos cinemas de todo o mundo e trouxe o que vários consideram como a melhor atuação de Natalie Portman (que inclusive lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz). O thriller psicológico é uma ode e uma homenagem à psicologia e à ambição humana, girando em torno de uma problemática jovem que é escalada como a principal bailarina de O Lago dos Cisnes – mas não percebe que terá de lidar com seus medos internos e com uma síndrome de perseguição que prenuncia sua ruína.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS