De acordo com a Variety, David M. Jones, supervisor de efeitos visuais mais conhecido por seu trabalho em ‘Star Wars: Uma Nova Esperança‘, faleceu aos 74 anos.
A notícia foi confirmada pela ex-mulher e amiga de longa data de Jones, Janice Gerson.
Jones faleceu em sua casa em Winnetka, Califórnia, em 08 de abril, devido a complicações relacionadas ao câncer.
Além de ter trabalhado filme original da saga crida por George Lucas, Jones também é creditado por ‘Alien 3‘ (1992), ‘Tropas Estelares‘ (1997) e ‘A Caçada ao Outubro Vermelho‘ (1997).
O artista visual Gene Kozicki (‘Cowboy Bebop’), que foi aluno de Jones, também já havia comunicado a morte do amigo ao Fantha Tracks.
“É com o coração partido que compartilho a notícia de que David Jones, um dos caras originais da Industrial Light & Magic e um grande amigo, faleceu na semana passada de uma (felizmente) curta luta contra o câncer. Dave começou no negócio trabalhando no ‘Star Wars’ original, primeiro em meio período, depois em período integral. Ele era conhecido como um cara de detalhes e também pintava e fazia transformações em todos os seus trabalhos, que influenciaram vidas e carreiras.”
Nascido em Sacramento, Califórnia, se formou em Design Industrial pela Cal State Long Beach, ele começou a trabalhar como modelista logo após a formatura.
Isso incluiu a construção de modelos na unidade de efeitos ópticos e em miniatura de ‘Star Wars’, bem como na série ‘Space Academy‘ e Battlestar Galactica, todos em 1977.
Ele também atuou como consultor especial em ‘Contatos Imediatos do Terceiro Grau‘ (1977) e contribuiu para as versões cinematográfica e televisiva de ‘Buck Rogers no século XXV‘ (1979).