sexta-feira, março 29, 2024

De Harry Potter a Neo | Os 10 Personagens do cinema impactantes na cultura Pop

Há muitas criações no universo dos cinemas e dos livros que acabam desfilando por gerações se tornando impactantes dentro de todo um universo popular. Viram quadros, camisas, canecas, possuem citações ou lembranças encaixadas no dia a dia de diversas classes sociais e de todo o mundo, atravessando gerações. Às vezes você nem sabe quem são mas já ouviram falar!

Buscando trazer um pouquinho sobre essa relação entre impactantes personagens que viraram de alguma forma popular em todo lugar desse enorme planeta, reunimos nesse especial 10 Personagens do cinema impactantes na cultura Pop:

 

Rocky Balboa

Quando, em meados da década de 70, Sylvester Stallone criou o roteiro de Rocky – Um Lutador (o primeiro de todos os filmes), nunca poderia ter imaginado em sua cabeça que esse personagem viraria uma espécie de símbolo contra a luta à desistência, sinônimo de coragem, algo ultrapassaria gerações e gerações e até hoje segue vivo na memória de todos os cinéfilos do planeta. Hoje em dia já são 8 filmes lançados tendo como personagem, protagonista ou não, o garanhão italiano, que foi ficando mais velho aos nossos olhos em todas essas sequências. Até vídeo game ele virou, dos consoles no Master System e Nintendo Game Boy Advanced. Um ícone Pop com muitas referências até hoje.

 

Holly Golightly (Bonequinha de Luxo)

Em 1958, o famoso escritor Truman Capote (que já teve parte da vida retratada no ótimo longa-metragem estrelado por Philip Seymour Hoffman, Capote) escreveu um livro de 179 páginas chamado Breakfast at Tiffany’s. Mal sabia ele que três anos mais tarde sua obra viraria uma adaptação para o cinema, dirigido por genial Blake Edwards, e tornaria uma de suas personagens uma referência pop atemporal. Podemos ver referência à essa personagem em camisetas, bolsas, na moda como um todo, em muitos lugares. Um filme que caiu no gosto de milhares de cinéfilos e cinéfilas por todo o mundo. O papel que era para ser de Marilyn Monroe, acabou ficando com Audrey Hepburn, uma atriz talentosa com ótimos trabalhos em Hollywood, como: A Princesa e o Plebeu, Minha Bela Dama (My Fair Lady) mas que ficou marcada mesmo por esse emblemático papel.

 

Não deixe de assistir:

Neo

Perto da chegada do ano 2000, escrito e dirigido pelas cineastas Lana Wachowski e Lilly Wachowski, chegou aos cinemas Matrix, uma saga de um jovem rumo aos mistérios desconhecidos muito à frente de seu tempo onde busca aprender sobre a realidade com os campos e lacunas misteriosas de um sistema complexo e cheio de variáveis. O personagem principal, Neo, interpretado por Keanu Reeves é um dos nomes mais conhecidos de pelo menos três gerações pra cá e agora com a chegada de mais um filme promete refrescar a mente de todos que acompanharam na época a trilogia inicial. Um dos ícones Pop mais ligados à tecnologia da lista.

 

Ellen Ripley

Essa personagem apareceu pela primeira vez nas telonas do cinema em 1979, sendo a protagonista do filme de ficção científica Alien – O Oitavo passageiro, dirigido por Ridley Scott. Na época, poucas mulheres eram heroínas, protagonistas, e com certeza esse projeto foi um marco na indústria norte-americana abrindo espaços para outras grandes personagens femininas que veríamos em outros filmes ao longo de todo esse tempo. O filme (e todas suas sequências) fez muito sucesso em todo o mundo e o papel marcou para sempre a carreira da atriz norte-americana Sigourney Weaver. A personagem, inclusive, pode ser vista em livros, romances, vídeo games e se tornou um ícone pop que perdura até hoje.

 

James Bond

Com o lançamento do livro Cassino Royale em 1953, o escritor britânico Ian Fleming apresentava para o mundo um personagem que cairia no gosto popular rapidamente sempre envolvido em situações impossíveis que misturam seu charme ao universo sempre fascinante da espionagem internacional. A adaptação para o cinema, tendo James Bond como protagonista, não demorou para acontecer. Tendo diversos intérpretes para esse intrigante personagem, como: Roger Moore, Sean Connery, Pierce Brosnan e atualmente Daniel Craig, a saga James Bond tem milhares de fãs espalhados pelo mundo tornando o personagem uma figura influente na cultura pop. O novo filme, 007 – Sem Tempo para Morrer, deve ser lançado ainda esse ano nos cinemas.

 

Amélie Poulain

Buscando a leveza em meio aos quase absurdos pensamentos nas ligações das emoções e seus encaixes na realidade, Jean-Pierre Jeunet cria poesia através de Amèlie Poulain uma doce personagem que busca fazer o bem para todos mas quase sempre esquece de si mesma. Com bastante sutileza, a personagem vai conquistando o público a cada cena, se tornando inclusive sinônimo de romantismo, logo se tornando bastante popular. Hoje em dia, podemos encontrar referências que vão desde quadros decorativos, até roupas, e caixinhas de música. A personagem, interpretada por Audrey Tautou no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, impacta desde de seu surgimento até hoje.

 

Katniss Everdeen

Fenômeno no universo do cinema, fenômeno no universo da literatura. Personagem principal da saga Jogos Vorazes, escrita pela autora norte-americana Suzanne Collins, teve interpretação nos cinemas da atriz e vencedora do Oscar Jennifer Lawrence. Katniss é forte, valente e vai desenvolvendo suas habilidades e seu espírito de liderança ao longo de todo seu percurso se tornando uma espécie de heroína dos novos tempos. Personagem que vai ficar na lembrança de muitos durante muito tempo.

 

Harry Potter

Criado pela escritora britânica J. K. Rowling, a saga Harry Potter foi um estrondoso sucesso de venda no universo dos livros, assim, como quase sempre com tudo que faz sucessos nos livros, ganhou oportunidade na tela grande e consolidou Harry Potter e seus amigos como personagens que nunca mais sairiam do imaginário dos cinéfilos e cinéfilas de todo o mundo já logo no lançamento do primeiro filme em 2001: Harry Potter e a Pedra Filosofal. De lá pra cá, todos já sabem né? Um enorme sucesso de público e crítica que atravessa gerações desde sua criação. Virou até videogame, como muitos dos nossos homenageados e homenageadas dessa matéria.

 

Capitão Kirk

Nascido em 2233 (isso mesmo!) no estado de Iowa, James T. Kirk, capitão da nostálgica Enterprise, foi o protagonista do seriado da década de 60, Star Trek (Jornada nas Estrelas), criada por Gene Roddenberry. Seu intérprete na época (e lembrado até hoje) foi o ator William Shatner. Um seriado, e depois até mesmo filmes derivados, que se tornaram referência para os amantes da ficção científica. Kirk logo se tornou uma figura Pop, com diversos colecionáveis (bonecos, canecas, camisas..) espalhados pelo mundo.

 

Don Corleone

Famoso personagem criado pelo escritor ítalo-americano Mario Puzo, que deu origem a uma das trilogias mais famosas da história do cinema, O Poderoso Chefão, Don Corleone tem diversas frases citadas até hoje por toda uma legião de cinéfilos espalhados nos quatro cantos da Terra. Uma emblemática figura da máfia siciliana instaurada nos Estados Unidos, o personagem já apareceu em jogos, camisetas e até nomes de pizzas e hambúrgueres, atravessando gerações. Nos cinemas foi interpretado pelo ator Marlon Brando.

 

 

 

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS